Como em qualquer relação produtiva, o Processo de Coaching é regido por certos padrões éticos que devem ser observados tanto pelo Coach como pelo Cliente ( Coachee) .
Coaching não significa comprometer-se apenas com os resultados, mas também com a pessoa envolvida no processo. Por este motivo, essa parceria exige respeito, dedicação, integridade, cooperação e acima de tudo, comprometimento de ambas as partes.
Existem 3 razões principais para as pessoas resistirem ao Coaching. São elas:
1-Autoconfiança
A maioria das pessoas já se considera extremamente bem sucedidas e por esse motivo pensa que o Coaching não tem qualquer uso ou necessidade.
Há um equívoco em achar que Coaching é para pessoas que não são tão fortes.
Na realidade, o Coaching apresenta como benefício, uma parceria que ajuda a atingir sonhos e metas, através da expansão da capacidade de ação e do poder exponencial das melhorias individuais.
2-Autoproteção
Algumas pessoas sentem a necessidade de proteger a sua imagem de força e liderança, sem nunca mostrar fraqueza, admitir deficiências ou pedir ajuda. A menos que algo saia errado, seja perceptível ou não esteja produzindo à altura das expectativas, elas vão querer evitar ajuda, porque existe relutância em sair da zona de conforto.
É preciso entender que o Coaching não conserta algo, ele procura tornar algo melhor, compartilhando os benefícios de um processo contínuo de crescimento pró-ativo e de desenvolvimento.
3-Tempo
Há uma falta de tempo percebida em todos os setores da nossa sociedade. Nós todos sentimos isso…
Quando abordados sobre a possibilidade de fazer Coaching, as pessoas dizem que simplesmente não têm tempo.
O Coaching trabalha fundamentalmente em torno de um cronograma adequado à necessidade e agenda individual, com objetivos básicos a cumprir. Isso traduz em confiança de que o tempo não será desperdiçado e que o tema será direcionado às metas e desafios desenhados por ele. Há melhor investimento do que desenvolver suas próprias habilidades, inclusive saber criar espaços de tempo com qualidade ?
Coaching é acima de tudo um processo para quem busca o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso as 3 razões acima não devem ser motivo para as pessoas resistirem à pratica do Coaching. Afinal, como diz o ditado popular: “ faz mais quem quer do que quem pode…”.
Abraços,
Liana Westin