Olá, vou escrever sobre feedback, uma ferramenta muito poderosa que nos guia em nossa caminhada profissional.
É através desta ferramenta que orientamos funcionários, colegas e lideres para melhorar seu desempenho em suas atividades e em seus projetos.
Posso comparar o feedback com uma bússola que orienta o viajante em sua jornada.
O feedback que você recebe pode ajudá-lo a determinar se você está ou não “na direção”, ou se você precisa ajustar algo para melhorar seu desempenho.
No processo de coaching, utilizamos esta ferramenta a todo momento e ela tem um papel fundamental.
Como um exemplo: podemos iniciar o processo com o Feedback 360 (neste processo de feedback, buscamos a percepção dos subordinados, pares, lideres e clientes/parceiros do cliente) para que o cliente possa ter uma idéia do impacto que ela causa nos outros e para que ele possa constatar a percepção que tem de si com a percepção que os outros tem dele.
Por um outro lado, quando você retém feedback é como se estivesse pedindo à alguém que caminhasse por territórios desconhecidos, sem o auxílio de uma bússola para guiar a jornada. Algumas vezes as pessoas acham que falar a verdade, ou melhor, dar feedback, para o colega, poderá magoá-lo, muito pelo contrário, você estará ajudando esta pessoa a ser um melhor profissional e realmente estará dando um presente a ela.
Existem algumas formas de feedback e aqui falarei um pouco sobre elas. É importante falar também que a comunicação é a base para o fornecimento de feedback.
Temos o feedback positivo onde reforçamos aquilo que a pessoa deve continuar fazendo e que está trazendo bons resultados.
A meta do feedback positivo é reforçar resultados e comportamentos específicos para manter e aumentar o desempenho.
Existe também o feedback construtivo onde buscamos mostrar para a pessoa aquilo que ela deve parar de fazer, pois de alguma forma está impactando negativamente na sua performance. Desta forma ela deve buscar formas diferentes de executar suas tarefas.
A meta do feedback construtivo é redirecionar resultados e comportamentos específicos para modificar e melhorar o desempenho.
O feedback é mais eficaz quando fornecido de forma balanceada.
Não há “fórmula certa” para fornecimento de feedback balanceado. Seja o seu feedback positivo ou construtivo, deve ser fornecido dentro do contexto de relacionamentos baseados em confiança e comunicação aberta e honesta. Entregue todo feedback de forma clara e em tempo hábil, com base no desempenho que você observa.
Seguem algumas diretrizes de recebimento e fornecimento de Feedback:
Diretrizes para Recebimento de Feedback:
Diretrizes para Fornecimento de Feedback
Também para nós coaches, é sempre importante o feedback do cliente em relação ao processo que estamos trabalhando em conjunto, uma vez que buscamos melhorias e excelência naquilo que fazemos com paixão.
Até a próxima e fique à vontade para deixar seu feedback!
Adorei o post. Receber um feedback e saber olhar pra dentro eh sinal de maturidade profissional. Se a gente quer evoluir precisamos encarar nossas fraquezas e aperfeiçoa-las.
Rick, isso mesmo! O nosso crescimento profissional e também pessoal, vem destas reflexões nascidas muitas vezes de feedbacks que recebemos. Na prática, nem sempre muito fácil de se ouvir e absorver um feedback quando ele é construtivo, mas muito importante e fundamental para nosso desenvolvimento.
Obrigada pela contribuição e continue conosco. Até mais.
É por isso que dizem que Feedback é um ato de amor…
Boas dicas , Tici. Bjos
Concordo Li, um ato de amor e cuidado com o outro. Obrigada pelo comentário e até breve. Tenha um excelente dia! Bjs
Gostei, Tici. Texto simples, objetivo e direto. O tema é de suma importância, mas sinto que ainda há gente que não sabe como trabalhar com o feedback. Essa é uma arte para verdadeiros líderes, independentemente da posição que ocupam numa empresa. Trabalhar com o feedback é balancear expectativas e otimizar performances, revisar e redirecionar rumos. Se todos os chefes soubessem como bem utilizá-lo, muitas demissões seriam evitadas.
Beijos.
Pati, concordo. Existe um grande desafio de colocar a prática do feedback no dia-a-dia das pessoas nas empresas. Realmente é uma arte para grande líderes. Por exemplo, uma simples palavra pode engrandecer ou “devastar” um colaborador!
Obrigada por estar conosco e dar sua contribuição. Um beijo e até a próxima.
Ticiana,
Fantástica a comparação do feeback com a bússola. Eu gosto muito de analogias, pois o visual deixa o conceito simples e inesquecível. Também gostei da forma de falar em feedback POSITIVO e CONSTRUTIVO. Fantástico. O Gallup nunca usa o tempo desenvolver potencialidades, e o Gallup também usa muito da Psicologia Positiva. Enfim, parabéns por um texto leve, simples, gostoso de ler e principalmente com conteúdo. Forte abraço e sucesso.
Claudemir
Claudemir, obrigada pelo seu feedback e contribuições.
Sempre bom ter você em nosso Blog, compartilhando suas experiências.
Seja Bem vindo e até a próxima.
Parabéns Tici!
Eu tenho uma opinião bem pessoal de que brasileiro não sabe lidar muito bem com críticas, ainda que sejam positivas ou construtivas. Até mesmo aquelas críticas que te derrubam servem para nosso crescimento. Falta maturidade…sabe aquele papo de que é um problema de cunho “cultural” e que nunca vamos mudar isso?! Mesmo assim ainda creio em Renato Russo, o Brasil é o país do futuro, e tenho fé de que se cada um fizer sua parte podemos mudar o mundo!!
Bjs
Isso mesmo Ale, acredite. E você como coache, que dissemina esta técnica, realmente pode fazer a diferença e ajudar este sonho a se tornar uma realidade. Um beijo e tenha um ótimo dia.
Concordo muito com o que disse e chego à conclusão de que a educação que recebemos em casa, desde a infância, contribui ou não para nosso amadurecimento profissional afim de aceitarmos críticas. Crianças cujos pais sempre os pouparam de críticas, ou que sempre deram razão a eles, serão adultos com dificuldade em aceitá-las…
Oi Tici,
Parabéns. Ficou claro, objetivo e gostoso de ler. O que seria da gente se não fossem os toques que recebemos a cada momento?
Obrigado pelo presente. bjs, jb
João, obrigada pela participação e por me presentear também. Até a próxima e tenha um ótimo dia.
Oi Tici, minha coach preferida!
Concordo com quem acredita que feedback seja um ato de amor. Na minha percepção, resultados maravilhosos surgem quando o feedback faz sentido para o outro… a palavra “sentido” vem de “Sentir”, tocar a mente, a razão através do coração. É issó que permite venham as mudanças.
Texto simples e esclarecedor, resultado da sua experiência e sensibilidade.
Parabéns! Já postei no meu face!! =)
bjooo,
Lau
Lau, você é uma grande líder! Obrigada por sua presença e participação. Esteja sempre por perto. Boa semana para vc. Beijos
Parabéns Ticiana!
Já empregarei esta definição de “feedback” aos colaboradores no meu próximo Treinamento. Acho de muita importância que eles saibam a definição, para que possam absorver o que vamos devolver a eles.
Longe de ser um julgamento, o feedback é um tijolinho para a construção de um ser humano e profissional em grande estilo. Desenvolvimento Humano e Profissionalismo é uma liga que só tem um destino: SUCESSO!
Valeu! Um grande abraço
Rita, olá!
Obrigada pelo seu comentário e que bom que você utilizará esta definição em seu próximo treinamento.
Realmente é um presente que nos ajuda a crescermos e amadurecermos pessoalmente e profissionalmente. Feliz daquele que aceita este presente de coração aberto!
Ótima semana para você e sucesso.
Continue conosco!
Um abraço