“Imagine a Terra sem vida humana, habitada apenas por plantas e animais. Será que ainda haveria passado e futuro? Será que perguntas como “que horas são?” ou “que dia é hoje?” teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia? Acho que eles ficariam intrigados e responderiam: “Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe?”.”
Eckhart Tolle
Resolvi compartilhar essa frase que está no livro O Poder do Agora – Um guia para a iluminação espiritual, pois esse conceito me acompanha desde a época da faculdade, quando estudava a Gestalt Terapia. O conceito é muito claro, a questão é viver isso, trazer para a realidade. Nos dias atuais em que somos muito estimulados a utilizar as capacidades mentais – pensamentos, ideias, raciocínio lógico, é bem desafiador! Percebo que podemos perder aprendizados por viver com o foco no passado ou no futuro, então fazer tentativas de estar mais presente no aqui e agora, é importante. Acho que o segredo é praticar!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9L0eDOUW2ok&feature=fvwrel]
Gostaria de conhecer a experiência de vocês, leitores sobre esse tema. Escrevam contando!
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
Yara,
Nada como as analogias para se entender conceitos. Por incrivel que pareça, o nosso unico diferencial em relação a analogia, PENSAMOS, é que mais complica nessa viagem pela vida. Sempre estamos relacionando o passado com o presente e o futuro. Mas mesmo assim, devemos usar o passado apenas para fortalecer o presente e o futuro.
Abraços e otimo final de semana
Claudemri
Claudemir,
O desafio é não nos deixarmos dominar pela ansiedade em relação ao futuro ou pela culpa/magoa/ressentimento em relação ao passado. Nossa mente é mestre nisso!
Abrs e ótimo final de semana para você, também.
Realmente o desafio é praticar!!!!
O vídeo é muito bom e traduz a espera que todo ser humano tem, mesmo sem saber.
Boa reflexão!
Ricardo Verçoza
Ricardo, só praticando mesmo. Em nosso tipo de vida é bem desafiador. Que bom que você gostou. Abrs
Yara,
Só li esse post agora. Muito bom. E, sempre atual, pois dias melhores sempre virão. Podemos esperar. Mas, esperar do verbo “esperançar”, como disse o Cortella (que implica em ação, atitude, movimento) e não do verbo esperar (ficar sentado à beira do caminho)… um beijo