Mais uma vez minha inspiração veio de um filme, Forrest Gump! É um dos meus favoritos e dessa vez pude vê-lo sob outra perspectiva. Sempre me emociono com algumas passagens desse filme e creio que algumas pessoas ao assisti-lo encontram muitos “defeitos” no pobre Forrest. Defeitos?! Eu só vi qualidades dessa vez! E podemos enumerar uma lista bem extensa delas, mas vou me ater a uma em especial que julgo a mais importante e que influencia todas as demais características desse simpático personagem.
Forrest foi o melhor “running back” (acho que é o nome da posição) do seu time de futebol americano na faculdade, ganhou a medalha de honra na guerra do Vietnã, foi o melhor jogador de ping-pong do exército, tornou-se milionário na indústria da pesca de camarão, correu o país inteiro de costa a costa, investiu na Apple e por fim tornou-se um cortador de grama voluntário! OK, é apenas um filme. Mas uma coisa não podemos negar: Forrest fez tudo com o coração.
Como está o seu coração? Como você tem tratado a si mesmo e aos outros? Parte dos objetivos do coaching é auxiliar a pessoa a encontrar suas potencialidades, seus valores, a sua força interna e ser congruente com você mesmo. Metaforicamente gostamos de dizer que é aquilo que parte do seu coração. Essa força, ou energia, que emana do fundo do seu coração (ou da essência, do seu espírito, independente de religião) é transmitida ao mundo e às pessoas. O que enviamos ao universo retorna para nós. Já pensou o que e como você está emitindo? Forrest Gump tem um QI abaixo da média, limítrofe, mas seu coração é puro e por mais que fosse hostilizado pelas pessoas e pelo mundo nunca devolveu na mesma moeda. E o que um cara com QI limítrofe ganhou de volta? Sucesso com felicidade.
A vida dele não foi um mar de rosas, e a vida de ninguém é. Todos têm as suas provações, não é mesmo? Quais são as suas, por quais desafios você já passou? E o mais importante, como você as enfrentou? Você colocou 100% de seu coração? Sua intenção foi positiva? Forrest encarava toda dificuldade com uma ingenuidade que o possibilitava lidar com o problema da maneira como ele se apresenta, sem criar um monstro de sete cabeças. E não era sua mente racional e seu intelecto que o levavam ao sucesso, mas seu coração.
Quero deixar essa reflexão para vocês, meus amigos. Avalie seu coração, sua intenção, sua ingenuidade… Seja um Forrest e tenha muitas histórias para contar!!
Um forte e caloroso abraço!
Alexandre Nakandakari
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0pI_IUibds8]
Alê, a maior lição deste filme é , como você mesmo disse : ser congruente , mantendo seus valores e valorizando suas potencialidades. Grande Forrest Gump!! Bjos
Pois é Li!! É a prova de que mesmo que o mundo esteja contra, nós temos a capacidade!!
Bjss!!
Alexandre,
O seu texto é pura PSICOLOGIA POSITIVA e por isso adorei cada letra, cada linha.
Um forte abraço e sucesso para você as meninas do blog. Parabéns!
Claudemir
Olá Claudemir!!
Muito obrigado pelo incentivo!! Através de vc eu me interessei mais pela Psicologia Positiva!!
Grande abraço!
Ale,
O Forest realmente emociona. Eta personagem que consegue aproveitar suas competencias e se sobressair….Seu texto demonstra muito bem a capacidade desse incrível personagem e nos mostra que podemos aprender com ele. Parabéns!
Oi Yarinha!!!
Você sempre me dando a maior força!! Forrest também não conseguiria sem as pessoas que deram o apoio necessário!! Obrigado!!
Super beijo!
Eis o que me intrigou neste filme. A palavra é sabedoria. Uma lógica do personagem
elaborada de forma intrigante. Idiota ou sábio?
Eu também achei! Para o senso comum e o modo usual das pessoas verem o mundo, ele é um perfeito idiota! Mas prefiro enxergar as coisas por outro prisma e ser POSITIVO como aprendi com o caro Claudemir!
Abraço!
Post feito com efémera primazia Ale, ótima comparações do filme, é um dos seus fortes, esse filme é um dos meus preferidos principalmente por que com vc ja me conhece ser positivo sempre ajuda a resolver problemas abre janelas que estão fechadas e se você se desesperar; acabou, game over, e Gump era assim no seu modo ingenuo e despretensioso e com simplicidade transformava as adversidades, focava suas potencialidades e fazia de seus problemas mais sérios, casualidades comuns. A maioria das pessoas pensa nas adversidades fazendo alardes perde tempo pensando só no problema e esquece da solução, anulando sua potencialidade,… Leia mais »
Grande Sidnei!!
Satisfação tê-lo aqui no blog! Pois é meu caro, vc é um dos caras mais positivos que conheço! Foco na solução e trabalho deveriam ser seus sobrenomes!!
Forte abraço!
Olá Marie!
Obrigado e seja bem-vinda!
Abraço!
Etcha tio véio… só tu pra me fazer pensar, de manha e no trabalho!
Ainda não vi o filme, mas o verei em breve, pois assim, poderei tentar aprender a ser um pouco mais positivo!
Esse filme é clássico rapaz, recomendo!!
Abraço!