Você costuma deixar tudo para depois? A protelação e procrastinação fazem parte do seu vocabulário? Deixar para depois é um hábito comum entre as pessoas. E com a crescente demanda do dia-a-dia, esse hábito está cada vez mais presente.
Existem muitos motivos para a protelação. Pode ser um hábito, falta de organização, medo de realizar uma tarefa, entre outros. A questão é que quanto mais adiamos aquilo que queremos ou devemos fazer, ficamos cada vez com menos controle sobre nossas vidas. Além da sensação de culpa, estresse, baixa autoestima e até vergonha.
Se você deseja mudar este panorama, experimente colocar em prática as dicas a seguir. E curta a liberdade e o bem estar de ser eficiente e ter controle sobre o que você faz.
Dicas práticas para ser eficiente
- Planeje seu trabalho e estabeleça pequenas metas.
- Dê prioridade e defina o que é urgente e importante.
- Separe um determinado tempo para trabalhar na sua tarefa sem interrupções. Defina para você mesmo 1 hora e coloque um despertador. Mesmo se você não tiver terminado sua tarefa, você fez o que se propôs, além de ter avançado na realização desta.
- Dê uma recompensa a si por ter executado o trabalho. Pode ser dar uma volta, tomar um café, relaxar um pouco…
- Organize seu local de trabalho.
- Regra dos 3 minutos: se o que você precisa fazer for levar até 3 minutos, faça na hora.
- Leia e estude sobre o assunto. O livro – Não deixe para depois o que pode fazer agora – é uma ótima sugestão. Algumas dicas deste post foram tiradas deste livro.
- Aprenda com quem sabe: Converse com um amigo que é muito eficiente e descubra o que ele faz passo a passo. Tente imitá-lo como puder. Ou, imite a você mesmo numa outra situação. Todos nós somos eficientes em algo. Pode ser em levar os filhos na escola ou cuidar da coleção de figurinha. Observe o que você faz e como. Escreva para se lembrar e depois tente colocar essas atitudes na tarefa que você costuma adiar.
Lembre-se das seguintes considerações
- Saiba que muitas vezes o tempo que gastamos pensando na tarefa que temos que realizar, é maior do que a tarefa em si.
- Pergunte-se todo dia de manhã: Como posso ser eficiente hoje?
- Ao invés de focar o trabalho que você terá, pense em como vai se sentir bem quando terminar a tarefa. Coloque o foco no bem estar.
O ato de não protelar e ser eficiente é uma questão de desejo e prática. É assim como quem quer ficar forte: a pessoa vai à academia, repete os exercícios e quando percebe, já está carregando o dobro de peso em comparação ao inicio. Ou seja, é experimentando novas atitudes e repetindo que o comportamento se torna automático.
Portanto, se você deseja ser eficiente, comece já e pratique!!
E lembre-se de “não deixar para depois o que você pode fazer agora”.
Bom trabalho e até a próxima!!
Abraços
Bruna Lauletta
http://www.silverlining.com.br/
Bruna,
Excelente artigo e o coaching, como você bem sabe, ajuda as pessoas sairem desse estágio para um bem melhor. Eu costumo dier que o mundo não se move sem ação.
Pensamentos são ótimos, mas sem ação, nada existe..
forte abraço e sucesso para você e esse time do Coaching…
Claudemir
Olá Claudemir!
Realmente o coaching é uma ferramenta excelente para casos como este!
Abraços