Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha feita entre 4 e 5 de setembro de 2006 com 7.724 pessoas de 349 municípios aponta que 75,5% dos brasileiros entrevistados se consideravam felizes. ÓTIMO PERCENTUAL! Mas o que significa ser feliz?
Segundo Martin Seligman, mestre da Psicologia Positiva, depois de estudar a busca da felicidade por mais de 20 anos, ele considera ser improdutivo eleger a felicidade como o principal objetivo da vida. O máximo que ela pode fazer é tornar a vida um pouco mais agradável. Para ele o que deveriamos buscar é o Bem-Estar, que envolve na visão de Seligman outros aspectos como: engajamento – se envolver naquilo que faz; ter relacionamentos positivos; ter um próposito – dedicar-se a uma causa maior; realização – prazer de agir em favor de seus objetivos. Assim não dependemos apenas da felicidade – emoções positivas – para ter uma vida plena. Cada um vai cultivar a sua maneira própria de viver bem, trabalhando todos esses aspectos.
Eu incorporei um conceito que li em algum lugar que para mim faz sentido: todos nós temos desejos, ambições que podem ser definidos como o mundo que você quer conquistar. Ser bem sucedido, ser reconhecido, cursar uma faculdade e assim por diante. Também temos tudo aquilo que já alcançamos e abraçamos. Imagine que na sua vida você tem duas bexigas infláveis, em uma delas estão todos os seus desejos e ambições de realização e na outra tudo que você já alcançou, dominou, o seu mundo real. Felicidade nessa analogia seria calibrar a distância entre essas duas bexigas – se a distância entre as duas for excessiva, você ficará frustrado. Se a distância for muito pequena, você ficará entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que já domina e o que ainda quer alcançar e dominar.
Agora podemos ampliar um pouco a visão e pensar que uma vida feliz é sinônimo de uma vida significativa, e todos queremos viver vidas que tenham um significado. Esforçamo-nos constantemente para deixar nossa marca na humanidade, para contribuir com algo de valor a nosso mundo.
E ainda gostaria de abordar o conceito de viver o aqui e agora, como uma forma de ser feliz. Segundo Eckhart Tolle “O desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação, todas essas formas de medo são causadas por excesso de futuro e pouca presença no aqui e agora. A culpa, o arrependimento, o ressentimento, a injustiça, a tristeza, a amargura, todas são formas de excesso de passado e pouca presença no aqui e agora. O único lugar onde pode ocorrer a felicidade verdadeira é o Agora.
Vários conceitos e ideias, todos possíveis de vivenciar e aplicar com bons resultados e o processo de Coaching pode contribuir para apoiar essa busca.
Escrevam contando suas crenças sobre o que é felicidade e sobre o que pensam sobre os conceitos descritos acima.
Abraços,
Felicidade, pra mim,é puro bem estar. É estar em paz consigo mesmo. É uma alegria pacífica que sentimos qdo vemos algo que nos encanta…
Um sentimento sem tradução definida.
É assim que me sinto feliz!
Bethy,
Gostei da sua definição. Acho que realmente a felicidade é feita de momentos assim, de pleno estasiar. Talvez não seja um estado permanente e sim momentos…..
Bjs e obrigada pela contribuição. Esteja sempre com a gente!
Yara, muito legal o texto. Gostaria de acrescentar que pessoas mais felizes tem mais conteúdo espiritual/filosófico e menos apego aos bens materiais; também que a felicidade é um conceito altamente abstrato e também subjetivo. Não há uma receita de bolo que leve o indivíduo ao estado feliz. Ele pode sentir prazer (comprando um carro novo, p.ex.), isso sim, mas se sentir feliz é um sentimento bem mais profundo que demanda todo um contexto. A pessoa, cada um a seu modo, tem que se deixar dominar pela felicidade e não querer dominá-la (essa é uma crença minha). Não adianta querer atingi-la,… Leia mais »
Marcio,
Adorei seu comentário, obrigada.É legal poder trocar definições e perceber como alguns conceitos são complexos e particulares e isso só vai ampliando a nossa visão sobre determinado tema. Essa é a proposta do nosso Blog, discutir e esplanar sobre assuntos que digam respeito ao desenvolvimento humano. E nossos leitores somam muito nessa missão!
Continue conosco. Abrs
Esse assunto com certeza me fascina… eu conheci o Martin Seligman anos atras e ele eh o cara da Psicologia Positiva. Ele modificou sua versao de felicidade para bem estar no ultimo livro, ja que seu primeiro livro falava basicamente em felidicade todo o tempo.
Abracos,
Claudemir
Claudemir,
O conceito de bem estar é interessante, amplia as possibilidades….Agora o tema felicidade é bem complexo e particular, desafiador chegar em algo mais comum. Bjs e obrigada.
Yara, fizemos um trabalho na faculdade e entrevistamos três pessoas na rua, um padre, um senhor aposentado e um senhor guardador de carros. A pergunta base era: a partir de sua experiência, o que é felicidade? Para nossa surpresa, o padre foi o único que não falou de Deus! A felicidade na visão dele é a coerência entre aquilo que a pessoa é e o que ela faz.
Bjs
Ale,
Estou lembrada dessa pesquisa. Isso só confirma que o conceito de felicidade é bem particular e todos fazem sentido ….Obrigada por acrescentar ao tema. Muito legal!
Felicidade talvez, para muitos, seja uma sensação abstrata. Sem conhecimento de si a busca para ser feliz torna-se um caminhar em círculos.
Seu texto está ótimo Yara!! Traz reflexões teóricas e práticas…
Abraços!!
Que bom que gostou, escrever sobre a felicidade não é fácil pois é um conceito bem particular e abstrato, como você disse. Continue conosco e obrigada por mais esse contribuição. Abrs,
Olá Yara, Já que você convidou o pessoal a colaborar com impressões sobre O QUE É FELICIDADE, aproveito para reproduzir aqui algumas considerações mais profundas que encontrei. «Quem sou Eu? Qual é a minha missão? Estamos vivendo num tempo em que essas perguntas precisam ser pensadas com criatividade para que possamos atuar através da nossa própria vontade de forma consciente. Na atualidade, o acesso a muitas informações e ideias possibilita ampliar conhecimentos, cabendo o exercício da vontade através do próprio pensamento, não apenas um pensamento racional, mas um pensamento intuitivo, recheado de criatividade. Nesse caso, o exercício da vontade é… Leia mais »
Querido Primo,
Ótimas e profundas reflexões. Já tenho lido coisas sobre a Antroposófia e agora estou lendo o Livro Tomar a Vida nas Próprias Mãos da autora que você recomendou – Gudrun Burkhard.
Continue contribuindo com a sua visão sobre os temas que abordamos. Obrigada!