A frase que intitula esse post é de Lulu Santos na música Como uma Onda no Mar.
Vou começar esse post com uma frase do Filosofo Pré Socrático Heraclito – “A única coisa permanente no universo é a mudança”. Nada mais verdadeiro do que isso e, apesar da veracidade, muitos de nós tem dificuldade para lidar com as mudanças…. Por quê? Acredito que é porque precisamos de padrões, rotinas, hábitos e visão de continuidade, pois geram segurança e tranquilidade. Além disso, temos medo de perder o que já temos, o que já conseguimos, o que já alcançamos, por algo incerto que poderá ser melhor ou não. Mas a intenção de transformar essas coisas em estruturas permanentes é absolutamente ineficaz, pois não existe qualquer garantia com relação ao que irá ocorrer amanhã, tudo muda, independente da nossa vontade.
Dito isso e sabendo que não adianta lutar contra – as mudanças vão continuar a nos desafiar – é saudável aprender a lidar melhor com essa instabilidade em todas as áreas de nossa vida.
Dentro das empresas existem muitos funcionários que reagem às mudanças. Todos já ouvimos frases como: “Nós já tentamos isso no passado, não vai dar certo”, “Se tudo está indo bem, para que mudar?”. Esse tipo de postura pode colocar o emprego de qualquer um em risco. Que executivo gosta de lidar com um funcionário que “rema contra a maré”?
É complicado abrir mão de um histórico de aprendizado acumulado para começar novos ciclos, a ansiedade vai fazer parte do processo. Mudar hábitos que trazem segurança pode gerar insegurança em relação ao futuro. Como os hábitos são aquilo que estamos fazendo quando não estamos pensando, para mudar precisamos sair do “piloto automático”. Alguns hábitos trabalham a nosso favor, promovendo estabilidade em nossa vida, mas outros nos prendem a comportamentos automatizados e ineficazes. Para mudar sua vida, será necessário criar novos hábitos e deixar outros para traz.
É claro que mudar apenas por mudar é insano, para mudar temos que ter uma visão do que queremos atingir e de como essa mudança vai ajudar. A vida vai dando sinais de que precisamos fazer mudanças em comportamentos, hábitos ou situações. Para mudar é preciso acreditar que agir diferente pode gerar resultados melhores.
É interessante saber que qualquer mudança passa por algumas fases e que conhecendo essas fases você pode se preparar para elas e encará-las com destemor e coragem.
Com base no Modelo Transteórico desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos, James O. Prochaska e Carlo DiClemente, as fases da mudança são:
Estágio de Pré-Contemplação – a mudança ainda não é considerada seriamente pela pessoa, nada foi alterado e não existe forte intenção de adotar mudanças. O indivíduo ainda não reconhece um problema e nega a necessidade de mudança, procurando preservar o sucesso e o conforto do passado ignorando sinais de que este tempo acabou.
Estágio de Contemplação – O individuo começa a considerar a possibilidade de mudar no futuro, mas ainda não estabeleceu prazo. O indivíduo reconhece que precisa mudar e enxerga que pode ter benefícios com uma alteração, mas ainda visualiza muitas barreiras que impedem a ação.
Estágio da Decisão ou Preparação – O indivíduo pretende alterar seu comportamento num futuro próximo, algumas tentativas são colocadas em pratica e um plano de ação pode começar a se delinear.
Estágio da Ação – O indivíduo realmente está pronto para a mudança. Há uma sensação natural de unidade e alívio. A esta altura, as pessoas decidiram por um plano e estão assumindo a responsabilidade por fazer a mudança acontecer. Começam a olhar para o futuro e a se concentrar no que precisa ser feito para que a nova situação evolua.
Estágio de Manutenção – O indivíduo já modificou seu comportamento e o manteve por algum tempo. O foco é prevenir recaídas e consolidar os ganhos obtidos com a mudança.
Para passar bem por todas essas fases e implantar mudanças que tragam resultados positivos e minimizem as perdas, aí vão algumas dicas:
O processo de coaching é uma excelente ferramenta para apoiar as pessoas antes, durante e depois de situações que envolvam mudanças. Esse processo vai justamente ajudar a organizar a mudança, identificando onde estamos e onde queremos chegar, com que recursos já contamos e quais necessitamos desenvolver, definir um plano de ação para implantação e manutenção da mudança.
Procure viver de maneira a aproveitar as oportunidades que a vida vai te proporcionando e sempre que estiver frente a frente com a necessidade de mudar, experimente agir como a água, seja maleável, contorne os obstáculos e siga em frente.
Divida conosco suas opiniões enviando um comentário! Aproveite para se registrar inserindo seu e-mail, aqui no lado direito da tela, para que você sempre seja avisado das novidades do Blog!
Abraços,
Pois é, sabedoria milenar e muitas vezes não queremos mudar… abraços,
Claudemir
Olá Claudenir,
É verdade! Diminuir a resistência e nos deixar levar pelos caminhos da vida, facilita…. Obrigada por estar sempre conosco. Abrs
Excelente texto!!
Renata, Fico feliz que você tenha gostado e que esteja acompanhado o Blog. Continue conosco. Abrs,
Excelente post, Yara ! Dizem que aprendemos pelo amor ou pela dor. Da mesma forma, vejo a mudança ocorrer pelo forte desejo de alcançar um novo patamar ou pela forte necessidade de reduzir / elimiinar a dor. Sozinho, não me constituo numa amostra válida, mas as pessoas que vejo empreenderem mudanças o fazem mais pela segunda razão (a dor). Isto me lembra uma pequena estória, que compartilho a seguir… Certa vez, um rapaz que era atendido em uma borracharia lá mesmo viu um cachorro sentado no chão, uivando continuamente. Curioso pelo comportamento do cão, ele perguntou ao dono o porquê… Leia mais »
França, grata pelo seu comentário! Eu prefiro aprender pelo amor, mas sem sombra de dúvida a dor também é uma excelnte professora. A história do cachorro é muito ilustrativa. Mais uma vez obrigada e continue conosco. Bjs
Yara, muito bom o seu texto.. caiu como uma luva pra mim! Obrigado!
Vinícius,
Que bom, ficou muito feliz quando o que escrevemos pode provocar reflexão! Grata por compartilhar conosco! abrs,
Vale também o poema de Luís de Camões, “Mudam-se os tempos”:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Laercio, ótimo veio bem a calhar! Lindo poema e totalmente condizente com o texto. Grata pela contribuição e continue sempre conosco. Abrs