Outro dia estava conversando com um amigo e ele tinha uma queixa: minha vida familiar mudou muito, está bem melhor agora; parte afetiva está uma maravilha; lazer eu me permito ser uma criança livre nas horas que preciso distrair e divertir o espírito; mas a parte profissional não vai bem, e acaba puxando o lado financeiro também.
Essa conversa me fez lembrar um dos pontos principais do trabalho de coaching de vida, nosso tema mais votado na enquete – sobre as preferências dos leitores. Nossa vida não se resume apenas a trabalho e vida familiar, talvez sejam as áreas que mais demandam tempo e energia de nossa parte, mas não são as únicas e, talvez, dependendo de nossos valores, fase da vida ou outros critérios, nem são os mais importantes.
Imagine uma pizza (delícia!). Se a sua vida fosse um disco de pizza, em quantos pedaços poderíamos dividi-la? Apenas um corte no meio dividindo trabalho e vida pessoal/familiar? Deixe-me fazer algumas perguntas: como vai seu lado espiritual, independente de religião? Como você tem tratado a sua saúde? Seu ambiente físico, casa, automóvel, trabalho entre outros, lhe agrada? Você está satisfeito com seus relacionamentos (familiar, social, trabalho)? Tem reservado um tempo para o lazer ou só trabalha e nas horas livres fica prostrado no sofá? O quanto você tem investido (e isso não quer dizer em dinheiro necessariamente) em seu desenvolvimento pessoal, como ser humano? E a sua carreira profissional, me dê uma nota de 0 a 10? E as finanças, têm acumulado muitas prestações para pagar?
Talvez você nunca tenha feito essas perguntas para si mesmo, e não havia se dado conta de como nossas vidas são amplas! Graças a Deus não?! Nas perguntas acima contemplamos oito áreas da vida, e elas ainda podem ser subdivididas para uma análise mais detalhada. Mas isso é papo para uma sessão de Coaching, espero que tenha ajudado a criar uma reflexão em vocês, e que isso traga mais equilíbrio para a vida de todos nós!
Ah! E não se esqueçam de inserir seu e-mail no canto inferior direito da tela! Registrem-se e fiquem por dentro das novidades do blog!
Um forte abraço!
Alexandre Nakandakari
Se o propósito era instigar a uma reflexão,atingiu seu objetivo.
Este post, me fez parar um pouco e pensar e refletir sobre minhas atitudes em relação a minha vida e quais são os tópicos que dou mais importância e percebi que falta muita coisa que precisa de um olhar mais criterioso de minha parte.
Então me resta agradecer e continuar visitando e lendo os seus post.
Até a próxima.
Olá Andrea!!
Obrigado!! O nosso objetivo é partilhar o conhecimento que temos e estamos adquirindo, então, fico muito contente em ter seu feedback!!
Abraço!
Uma curiosa reflexão Alexandre!!
Quantos pedaços tem nossa vida? E como anda o sabor (andamento) de cada pedaço?
Vale a pena pensarmos!!!
Olá Ricardo!
Obrigado por acompanhar nossas postagens! Pois é, o sabor é outro assunto que pode ser abordado!!
Abraço!
Olá Alexandre,
Engraçado como lendo basicamente o primeiro contexto já me identifico.
Muitas vezes o fato de esperarmos as coisas acontecerem ficamos acomodados, mesmo sabendo de que precisamos sempre nos destacar, aprimorar.
Porque ainda muitas vezes se retraímos em dar um salto maior?
Gostei muito do post.
Abs
Silvia
Olá Silvia!
Obrigado pelo feedback positivo!! E não vamos deixar nenhum pedaço de pizza sobrando!!
Abraço!
Se a sua vida fosse um disco de pizza, em quantos pedaços poderíamos dividi-la? O Correta seria vários, mas ultimamente, o meu tem sido entre trabalho, estudo(visando o meu futuro profissional e a pratica de exercícios(visando melhorar minha forma física e estética). Deixe-me fazer algumas perguntas: como vai seu lado espiritual, independente de religião? Continua como ateu… mas anda meio desgastado, pelo excesso de problemas e preocupações Como você tem tratado a sua saúde? Deixando um pouco de lado, com exceção do que mencionei acima! O que é um grande erro, eu sei! Seu ambiente físico, casa, automóvel, trabalho entre… Leia mais »
Muito bom sr Vinas!! E agora, o que fará para mudar?!
Como sempre, uma satisfação saber que o sr está lendo nossos artigos!!
Forte abraço!
Ainda não decidi, mas eis que mudarei e rápido, tava pensando em ganhar na mega-sena, assim diminuiria alguns, acho que quase ganhei no último, só faltou jogar, rsrsrsrs
Falando sério agora, ainda não decidi, mas tenho pensado bastante!