“Talent wins games, but teamwork and intelligence win championships” Michael Jordan – jogador de basquete
Um dos grandes desafios que líderes de equipe encontram em sua frente é montar o seu Time dos Sonhos! Não basta ter apenas as pessoas, estrelas soltas no céu. Você, como líder desta equipe, deve potencializar o trabalho de todos, unificar a meta e o destino para onde olha este time.
Em minha vida profissional já vi equipes formadas por pessoas brilhantes, mas sem um gestor que soubesse ver este brilho. O resultado foi uma lástima: um time com baixa autoestima, fragmentado, egoísta… onde cada um estava realmente preocupado com sua sobrevivência. Vocês sabem o que aconteceu? Ou melhor, o que não aconteceu? Os resultados da área não foram atingidos.
Hoje, estou aqui para escrever sobre algumas características de líderes que construíram uma equipe vencedora e souberam valorizar a potencialidade de cada uma de suas pessoas. Não é uma tarefa fácil, exige investimento de tempo e acreditar que sua equipe e você mesmo são capazes. Na realidade vou destacar alguns pontos que acredito ser a chave do sucesso para se ter esta tão sonhada equipe.
Vamos lá!
Em termos de competência, podemos dizer que este líder deve ter paciência, escutar ativamente e ser assertivo.
Este desafio é muito gratificante quando percebemos que conseguimos ter o nosso Time dos Sonhos e que com ele, não venceremos batalhas e sim guerras inteiras!
Ajude a construir uma equipe de sucesso, seja como líder ou como participante.
O que você acha que faz a diferença em seu time e pode compartilhar conosco?
Convido também você a se inscrever em nosso Blog para receber nossas futuras publicações e estar sempre conosco. Basta inserir seu e-mail no canto direito da tela. Logo ali.
Conheça nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes.
Gostei da frase do Michael Jordan… realmente talento não ganha jogo… essa analise nos esportes e no mundo corporativo funcioma bem… abraços e parabéns!!!
Olá Claudemir, também gostei muito da frase do Michael Jordan. Através dos esportes ilustramos muitas situações da vida corporativa, concordo com você. Obrigada por estar sempre conosco. Um abraço e até a próxima.
Tici,
Parabéns pelo texto esclarecedor. Montar uma equipe vencedora é um grande desafio! Dicas fundamentais! Bjs
Yara, liderar ou pertencer a uma determinada equipe é sempre muito desafiador… e quando buscamos que esta equipe seja vencedora, é uma experiência única na vida das pessoas que participam destes momentos. Vale a pena! É um enorme aprendizado. Beijos e obrigada. Até breve
Ticiana,
Parabéns, ótima exposição do assunto, outro grande desafio também além de um time com estrelas soltas é lapidar os asteroides da equipe.
Abs,
Olá Silvia, gostei de sua colocação em relação aos asteróides. Concordo com você. Obrigada por estar conosco. Até breve.
Apesar da minha ausência nos comentários intermediários, valeu ver o resultado final deste post, Tici. Muito úteis as dicas que você apresenta. Que nós possamos também ser um time vencedor, aliás, já somos, não é mesmo???? Bjos
oi Li, você fez falta estes dias mas por uma excelente causa! Obrigada pelo feedback do post. Certamente buscamos a excelência e a vitória naquilo que fazemos! Viva a Equipe Questão de Coaching! Beijos para vc
Pessoal, também ando meio ausente dos comentários mas presente de coração com vocês!
Tici, falou em esporte meus olhos brilham!! Parabéns pelo artigo!! Phil Jackson foi o técnico que implantou essa filosofia de equipe vencedora para Michael Jordan quando ninguém tinha a coragem de dizer isso a ele. E ele teve a coragem de abrir mão do individual pelo coletivo! O livro que conta essa trajetória: Cestas Sagradas.
Bj
Oi Ale, tenho certeza que está sempre por perto. Conto com vc! Obrigada pela dica do livro e sua contribuição sobre Michael Jordan. Um beijo e até breve