O processo de Coaching começou a ficar conhecido e ganhar força dentro das empresas por volta do ano 2000. Isto coincide com o nível cada vez mais alto de competição, o estresse ocasionado pela busca cada vez mais agressiva por resultados, a insegurança pela instabilidade socioeconômica e política mundial, a falta de garantia de emprego. Paralelamente fica clara a tendência mundial de se considerar as pessoas como o real diferencial dentro das empresas, dignas de cuidados especiais como: desenvolvimento, treinamento e capacitação. Frente a essas novas perspectivas mundiais é que o Coaching Executivo passou a ser a ferramenta certa para o sucesso.
O Coach é um profissional que apoia as pessoas a atingir metas profissionais e pessoais. Nas empresas, funciona como um profissional diferenciado que atua no desenvolvimento de diretores, executivos e jovens colaboradores com potencial, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho.
O Coaching Executivo pode ser utilizado nas empresas com os seguintes objetivos:
Nos EUA 40% dos executivos já passaram por um processo de coaching executivo e segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers, encomendada pela International Coaching Federetion (ICF), entidade que reúne mais de 14.000 profissionais da área em todo o mundo, mostra que 70% dos entrevistados que passaram por um processo de coaching tiveram melhora no desempenho.
O Coaching Executivo se destina às empresas que querem oferecer aos seus executivos (diretores, gerentes, gestores e líderes) um programa especial de expansão. Apoia o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Objetiva o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.
Abaixo descrevo benefícios do processo de coaching Executivo:
A melhoria na performance gerada pelo processo de Coaching Executivo eleva o nível de resultados para o indivíduo e para a empresa, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e melhoria de qualidade de vida. A mudança de um executivo acaba realizando uma reação em cadeia, provocando uma serie de alterações nos relacionamentos e atividades, que trazem resultados positivos para a empresa, contribuindo para criar uma cultura de coaching dentro da organização.
O processo de Coaching Executivo é um momento privilegiado de interação e reflexão, no qual o executivo conta com a percepção e a escuta refinadas de um Coach, para repensar seus próprios caminhos profissionais, descobrindo e escolhendo as melhores formas de se desenvolver e promover desenvolvimento à sua volta e trazer resultados para a empresa.
Estudos mostram que o retorno sobre o investimento em processos de coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de Coaching Executivo classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o investimento.
Vale apena investir!
Compartilhe sua opinião sobre o processo de coaching dentro das empresas e divida conosco algum exemplo…..
Aproveite para se inscrever no Blog e receber nossas novidades, inserindo seu e-mail no canto direito da tela.
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
Conheça nosso serviço de Coaching Executivo
Muito bom Yara… o mundo corporativo realmente tem se beneficiado do Coaching, o que prova um pouco minha teoria que as lideranças estão precisando de ajuda… abraços
Tem toda a razão Claudemir. O mundo tem exigido muito dos lideres e eles realmente se beneficiam do processo de Coaching. É muito bonito ver os resultados que cada coachee vai conquistando durante o processo. Abrs, e obrigada por estar sempre presente!
Oi Yara ! Otimas dicas. O processo de coaching e cada vez mais necessario para que o executivo possa ter uma visão de “fora” das situações, muitas vezes difíceis, em que se encontra. A única barreira que encontrei em experiências dentro de empresas e que em alguns casos o coachee nao consegue estabelecer uma relação de total “confiança” em profissionais contratados pela própria organização, pois os mesmos atendem tb a seus pares e chefes. Vc já vivenciou isso ? Sera que e uma questão cultural do brasileiro ? Parabéns a todos pelo Blog, cada vez mais interessante ! Abs, Marcos… Leia mais »
Concordo com você, Litterio isso acontece sim e acho que tem um fator cultural envolvido. Até pouco tempo atrás o estilo de liderança predominante era o autocrático então é natural que exista certo receito de contaminação, mas isso difere de empresa para empresa. Algumas organizações já estão em um processo de evolução no estilo de liderança mais avançado. Penso que o RH pode tomar alguns cuidados como escolher coachs diferentes para cada nível hierárquico, por exemplo. Mas estando frente a esse problema, o coach terá que vencer esse primeiro obstáculo, para avançar com o processo, pois o vinculo de confiança… Leia mais »
Muito legal!! isso significa que o profissional coaching, É hoje ou esta se tornando valorizado, teremos com isso um numero maior de profissionais. O cuidado deve ser não cair na banalização.
Abs,
Andre, é verdade sim. O número de profissionais que atuam como Coaches está aumentando, sendo que ás vezes nem a formação tem. Portanto para escolher um coach devemos tomar cuidado. Que bom que gostou do texto e esperamos que contibue conosco e partipando com opiniões. Abrs,
Yara o assunto é bem abrangente…A escolha deste profissional ele já é uma realidade interna nas organizações? ou seja, as organizações estão contratando para dar maior qualificação e crescimento aos seus?
A intensidade que nós profissionais buscamos reavaliar nossos conceitos e atuações, o coach pode nós remeter a um foco direcionado sem perdermos tanta energia, reavaliar e progredir é sempre uma busca sem fim.
Este cenário novo no Brasil, pode ser melhor explorado pelas organizações, quanto ganhariam em produtividade e ganho de renovação.
Valeu pelo tema, gostei muito.
Abs,
Andre,
Isso já é uma realidade dentro das empresas. Nos do Blog atuamos como coaches apoiando o desenvolvimento de executivos, dentro das empresas.
Esse trabalho é muito efetivo e gratificante, pois com praticidade e foco em metas o profissional consegue se dedicar ao seu crescimento profissional.
Abrs e continue conosco!
Olá Francisca,
Realmente se tornar Líder de equipe exige uma série de mudanças e adaptações e passar pelo processo de coaching pode ajudar nesse ajuste.
Leia o post Consegui! Sou Líder e agora? – nesse artigo escrevo sobre essa primeira passagem para um cargo de gestão de equipe. Que bom que está acompanhando nosso Blog e continue contribuindo com suas opiniões. Abrs,
olá, Yara! amei seu artigo! vou começar meu segundo curso de coaching, agora vou fazer o executivo, tenho muito interesse no mundo corporativo, mas não tenho experiencia na aérea. Gostaria de saber com você se seria possível eu entrar nesse ramo…mesmo não teno tanto conhecimento quanto você
estudo psicanalise e vou começar um curdo de pnl tbm. vou fazer até o ,master coach .
Olá Steice, Pelo que você escreve é uma pessoa dedica e estudiosa, isso já é meio caminho andado, para ter sucesso em qualquer escolha profissional. Para atuar como Coach Executivo, ter vivencia no ambiente organizacional ajuda, pois dá ao Coach conhecimento da estrutura e meandros políticos em que os coachee terá que realizar suas metas. Contudo acredito que isso não seja fundamental e você pode adquirir um pouco de afinidade com essa realidade por meio de leituras. Um bom caminho seria começar a realizar processos de Coaching de Carreira, assim você se aproxima do mundo empresarial atendendo pessoas físicas, para… Leia mais »