É sempre difícil identificar as oportunidades que possam realmente causar impacto e promover mudanças
significativas na vida pessoal e profissional de uma pessoa. Muitas ideias, no entanto, são bastante óbvias… e poderiam ser transformadas em histórias de sucesso.
Segundo Peter Drucker, mestre da administração, as melhores oportunidades são “visíveis, mas não vistas”. Pessoas que conseguiram enxergar além da caixa e não tiveram receio de expor sua visão, aparecem na mídia como “ panfleteiro que virou referência no ensino da arte digital”, “empresário ganha dinheiro com lixo eletrônico”, “”, “história do fundador de rede de relacionamento Facebook vira filme”e muitas outras manchetes.
O grande desafio está em minimizar as dificuldades e dramas para enxergarmos o que a maioria não consegue ver . A ideia lançada acaba não recebendo apoio e o que se ouve muito comumente é : “não vai dar certo”… ou “ninguém mais faz isso”…ou “não é o momento certo”…
A verdade é que as ideias são apresentadas a pessoas que , por sua própria natureza , têm angústias, opiniões contrárias e receios . Para completar esse quadro, quem apresenta a ideia também sente-se inseguro sobre a sua posição diante do seu grupo social ou profissional. Soma-se a isso, o fato de que há sempre uma dúvida em relação a novos conceitos, projetos, planos ou intenções.
O que segura uma pessoa dentro da caixa não é a falta de oportunidades, mas a falta de coragem em expor sua visão. Aí está o grande desafio : minimizar dificuldades e dramas para enxergar o que a maioria não consegue ver. É preciso ter a mente aberta já que é muito fácil o lado crítico e negativo entrar em ação e abortar a oportunidade. A estrutura rígida da caixa, inibe a inovação e o diferente .
Neste começo de ano, desafio você a surpreender-se saindo da caixa para buscar novas soluções para novos problemas, ao invés de melhorar apenas o que já existe…
Abraços… e que venha 2012!!!
Liana
Caros coachings, conheci o “Questão de Coaching” no Grupo Coaching Brasil do LinkedIn. Imediatamente me inscrevi e o coloquei no meu blog como um dos meus recomendados. O blog de vocês é excelente dentro do tema proposto e merece ser divulgado. Tenho uma tag no meu blog onde faço isso. Dou destaque aos blogs que gosto e os recomendo aos meus poucos, mas dedicados leitores (média de 400/dia). Fiz isso com o “Questão de Coaching” e ainda transcrevi um post (“Tô Deprê!”) cujo artigo da psicóloga Carmen Costa achei irrepreensível. Enfim, entrei no fã clube de você. Se for possível… Leia mais »
Herbert,
Ficamos muito felizes com seu feedback e divulgação no seu Blog. A internet é maravilhosa por isso – conhecemos novas ideias e podemos divulgá-las com facilidade. Dei uma passada no seu Blog e fiquei bem impressionada com a diversidade de informação interessante. Parabéns! Também vamos incluir o seu Blog como preferido no Questão de Coaching. Continue conosco em 2012! Abrs
Liana,
Adorei o texto. Achei bem inspirador para o comeco do ano. =)
bjossss
Obrigada,Bruna! Um ótimo 2012 para você aí do outro lado do Oceano! bjos
Parabéns pelo artigo. A maioria de nos só encherga as dificuldades e passamos despercebidos pelas oportunidades.
Forte abraço.
Obrigada pelo seu comentário,Sérgio! Que você consiga descobrir novas oportunidades em 2012 . Abraço.