Mini Currículo
Felipe Westin é formado em Economia, com MBA em RH – USP (Universidade de São Paulo) e com Especialização em RH – Universidade de Illinois.
Mais de 20 anos como Diretor de Recursos Humanos em empresas multinacionais e Nacionais (Bristol Myers Squibb, Braskem, Monsanto, Alcoa, Dow Química e Mercedez Benz do Brasil). Possui mais de 35 anos de experiência em Recursos Humanos e Negócios no Brasil, América Latina e Estados Unidos.
Executivo com Experiência em projetos internacionais de recursos humanos, instrumentos de pesquisa, diagnósticos de situações problema, processos e estratégias de desenvolvimento do capital humano.
Como Consultor foi Diretor da área KES Coaching por 2 anos na Right Management
Atualmente é Diretor Executivo da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas onde aplica seus conhecimentos em estratégias, gestão de negócios, gestão de Recursos Humanos (gestão de talentos, carreira, desenvolvimento organizacional)
Membro de diversos grupos informais de Recursos Humanos, Presidente do Conselho da ABRH-SP e Autor do livro: Administração de Salários por Performance.
Questão de Coaching – Qual é a definição de Líder Engajador?
Felipe Westin – É o Líder que consegue ter um ótimo balanço entre gestão de pessoas e gestão de resultados, e consegue dar significado ao trabalho das pessoas. O Líder Engajador identifica necessidades e sonhos de pessoas e grupos. Sua ação transforma a “visão” da empresa em uma ideia a ser perseguida, desejada, querida por aqueles que nela atuam. O grande problema das empresas hoje é a pressão por resultados, que é muito grande. Então a maioria das lideranças fica focada nos números, no negócio, e pouco em gestão de pessoas, é muito pouco presente a liderança. Então o Líder Engajador é o cara que consegue fazer um balanço entre cuidar do negócio, obviamente sem resultado não há empresa, mas que cuida das pessoas, que está presente, que conhece seus liderados, que conhece as aspirações das pessoas, ele busca ajuda-las no desenvolvimento, e ele é “inspiracional”. Através da visão de levar as pessoas a pensar na empresa, no futuro, na construção do negócio, ele acaba sendo um líder inspirador, é um indivíduo que comunica de forma engajadora. Em resumo, é aquele cara que consegue fazer um bom balanço entre liderar pessoas e liderar o negócio, o resultado. E aí vem a palavra significado. O que percebo nesses anos todos em minha experiência como executivo e agora como consultor, é que tem muito líder que “coisifica” as pessoas, dá pouco significado as pessoas, a pessoa se sente um número, sente-se “coisificada” dentro da organização, então ela não se sente parte da organização. Engajar é um termo militar, “engajar-se às forças armadas”, o que é engajar? É unir pessoas para lutar contra um objetivo comum. E por que é importante hoje? Para você atingir os desafios de negócios, os resultados que as empresas precisam hoje, não basta que as pessoas estejam na empresa. Elas precisam estar engajadas, porque às vezes você tem que mudar a estratégia, você tem que fazer coisas muito rápidas que você só consegue fazer se as pessoas estiverem juntas, engajadas. Como o termo é militar, imagina em meio a uma guerra, o cara é comandante de uma tropa e está no meio de um tiroteio, aí o sargento ou tenente fala assim: “nós precisamos mudar para esse lado porque os caras estão atirando de lá”. E então começa a discussão: “não, espera aí, vamos conversar, vamos discutir…por que você acha que precisamos ir para esse lado? Não, eu não acho, não concordo, acho que temos que correr para a esquerda. Não, mas eu acho que temos que correr para a direita”. Imagina se você tem esse tempo no meio de um tiroteio? Transporta isso para a empresa! A empresa hoje precisa de agilidade, de rapidez na tomada de decisão, todos tem que estar na mesma conversa porque enquanto fica-se debatendo, o concorrente do outro lado está mandando ver! Então hoje você ter uma organização engajada é fundamental para se conseguir atingir resultados e competir. Mas para se ter uma organização engajada o fator principal é liderança, entre outros elementos que fazem parte disso.
Questão de Coaching – Quais são as competências ou o perfil do Líder Engajador?
Felipe Westin – Eu separei em duas categorias que eu considero criticas: competências e valores. Jack Welch já dizia isso e a GE é uma empresa muito focada em valores, competência é o ticket de entrada, você tem que ser competente para entrar aqui e os valores são importantes para ter alinhamento com a cultura da empresa.
COMPETÊNCIAS
Liderar Estrategicamente
Dar Direcionamento
Promover Alinhamento
Estimular o Desempenho
Energizar Pessoas
Desenvolver Pessoas
Ter Habilidade Política
Criar senso de Visão e Propósito
Ter Habilidade Administrativa
VALORES
Confiança no Ser Humano
Comunicação Direta
Oportunidades Iguais
Parceiro do Cliente
Ética e Integridade
Respeito Amplo
Inclusão
Transparência
Humildade
Detalhando um pouco:
Liderar Estrategicamente: traduzir a estratégia da empresa em ações para serem realizadas;
Dar Direcionamento: falar para as pessoas para onde a equipe vai;
Promover Alinhamento: alinhar a equipe, trazer todo mundo remando para o mesmo lado, mesmo objetivo;
Estimular o Desempenho: animador de desempenho, encontrar em cada pessoa a sua qualidade e potencial para transformar em desempenho, ser um estimulador.
Energizar Pessoas: é brincadeira, mas tem líder que não gosta de pessoas, o Líder Engajador é um comunicador por natureza, que gera energia no time, ele elimina o guru de plantão, aquele tipo que sempre diz que não vai dar certo, o líder sabe gerar um bom ambiente na equipe;
Desenvolver Pessoas: Para o Líder Engajador é fundamental ser coach – desenvolver pessoas, saber os gaps que cada um tem e como trabalhar esses gaps;
Ter Habilidade Política: habilidade política é diferente de fazer politicagem. Ter habilidade política é saber quais guerras valem a pena enfrentar, o importante é ganhar a guerra, a batalha eu posso de repente perder porque o que vale é ganhar na frente. Uma coisa que todo time, todos liderados valorizam, é quando percebem que a liderança tem essa habilidade. Consegue conquistar terreno, consegue dar importância para a área, faz a área ser valorizada dentro da empresa, tem prestígio. Uma coisa que o liderado gosta dentro da empresa é olhar para seu líder e dizer: “pô, ele é um cara competente, dá prestígio para a área, sabe se relacionar com a cúpula”. Essa habilidade política, o Líder Engajador precisa ter. Se você trabalha para um líder, para uma área apagada, que não tem valor, o que acontece para o liderado? Isso acaba contagiando a equipe! Agora em Abril faço 40 anos de recursos humanos, desses 40 anos foram mais de 35 anos na vida executiva, dentro de empresa. E toda vez que eu assumia a diretoria de RH, minha maior preocupação era trazer a diretoria de RH em um patamar de igualdade com todas as outras diretorias. Eu sempre consegui fazer isso e sempre trouxe RH para o mesmo patamar que o marketing, finanças. Por que isso? Porque isso era motivo de prestígio para meus liderados, eles viam que a área de RH tem voz, tem peso, participa. Eu acho importante você sentir que faz parte de algo importante dentro da organização. O líder engajador tem que fazer com que a área dele tenha peso, tenha importância dentro da organização e isso é uma habilidade política.
Criar Senso de Visão e Propósito: o líder engajador é um cara visionário, que sempre está olhando o futuro. E não interessa de que área é. Não importa se está em finanças, marketing, manufatura, almoxarifado, seja lá onde for… O líder tem que ter a capacidade de transformar aquilo que ele lidera na coisa mais importante dentro da empresa. E isso transmite para os liderados. “ Nós trabalhamos numa área importante, na área da cozinha do cafezinho”. Mas não interessa , aquilo se transformou pela visão do seu líder, pelo propósito que ele criou, se transformou em algo extremamente importante. E isso é altamente engajador, porque todo mundo quer trabalhar em algo importante para a empresa, para o negócio.
Ter Habilidade Administrativa: parece algo bobo, né?! Mas tem que saber parar, fazer um bom relatório, a hora de fazer uma boa avaliação de desempenho. Tem que cumprir aquelas coisas que toda empresa tem: estabelecer metas, formalidades etc. Não dá para ficar pensando “ Esse negócio é coisa de RH, que coisa chata esse treco!”. Não tem que pensar assim, ele tem que ter essas habilidades, cumprir essas normas da empresa. Enfim, isso se traduz em organização, se traduz em priorização correta, em planejamento, é uma competência que considero importante para o Líder Engajador.
De outro lado, uma coisa que me preocupa um pouco mais hoje que as próprias competências, porque de uma certa maneira, para um cara chegar a uma posição de liderança ele já deve ter demonstrado essas competências ou algumas delas pelo menos, eu vejo os valores como uma coisa mais importante para um bom Líder Engajador. O primeiro valor que eu vejo, e tenho batido muito nessa tecla nos processos de Coaching que eu faço:
Confiança no Ser Humano: onde não há confiança não há possibilidade nenhuma de se trabalhar conjuntamente, ou de se organizar. Confiança no ser humano é acreditar nos seus liderados, ter confiança e acreditar que essas pessoas podem melhorar seu desempenho, que elas possam ir além do que elas às vezes acreditam. Confiança no ser humano é um valor importante.
Comunicação Direta: é não ter agenda escondida. Olho no olho, é o líder que fala as coisas boas e fala as coisas não tão boas, mas que precisam ser faladas. A segurança do liderado de que não exista nada oculto, ou que ele vai receber feedback através de terceiro. Não, ele sabe que o líder é olho no olho e é aquilo de uma forma direta.
Oportunidades Iguais: o Líder Engajador tem que valorizar oportunidades iguais e não tratamentos iguais. Todo mundo tem a mesma oportunidade, quem se destacar, quem tiver uma performance melhor ou quem tiver um potencial melhor, vai ter tratamento desigual. Mas todo mundo vai ter oportunidades iguais. Isso é um valor importante para engajar as pessoas. O líder engajador tem que passar a segurança para as pessoas que as oportunidades são iguais para todos. Vai depender de cada um. Demonstrar com exemplos e com explicações: “por que aquela pessoa foi promovida?”. Por causa disso, disso e disso. O líder tem que garantir que há justiça organizacional no grupo que ele lidera. As oportunidades são iguais para todo mundo, mas as pessoas têm competências diferentes, formações diferentes, e tem potenciais diferentes. O que vamos fazer? E as pessoas são sim diferentes.
Parceiro do Cliente: é um valor que o Líder Engajador tem que passar para as pessoas. A razão da existência de uma empresa é o cliente, que no final é ele quem paga a conta. O sentido de servir ao cliente é altamente engajador, fazer com que as pessoas pensem: nossa principal motivação é servir ao cliente. Servindo ao cliente, trazemos de volta o resultado. Seja a empresa vendendo mais, ganhando mais. O sentido de servir ao cliente e sendo parceiro do cliente é um valor que considero importante para ser transmitido a todas as pessoas da organização.
Ética e Integridade: é um valor universal, mas extremamente importante. Não vale qualquer coisa, nós vamos fazer negócio dentro da ética, de princípios, de forma íntegra. O produto bom é aquele que vai para o cliente e o cliente volta. Temos que passar isso, e só é feito quando você age com integridade e ética. Hoje o termo de compliance se tornou importante, em empresas americanas ou não. E por que se tornou importante? Ela é fruto de vários casos de empresas que foram pegas fazendo coisa errada. Então ética e integridade são valores que o Líder Engajador tem que passar.
Respeito Amplo: respeito à cidadania, as pessoas que trabalham na organização, ao meio ambiente, pela autoridade formal existente, as leis. É respeito na forma mais ampla que possamos imaginar. Não é só respeito pelo meio ambiente, é respeito ao cidadão. O que temos de processos de assédio moral! É terrível! Por quê? Por falta de respeito ao indivíduo. Os caras querem fazer resultado e pegam o chicote! E isso não é válido. Na minha opinião o Líder Engajador é aquele cara que sabe respeitar os indivíduos, as necessidades de cada um, os seus valores, enfim. Acho que o esse líder tem que ter respeito, dessa maneira bastante ampla.
Inclusão: eu sempre trabalhei muito com diversidade e sempre vi a diversidade como elemento importante de negócios. Nós temos que ter inclusão na empresa e nisso entra: homens, mulheres, negros, orientais, jovens, de escolas de primeira linha e de escolas não tão boas. A minha visão é uma visão de negócio, não tanto social. Quando você tem um grupo heterogêneo, diverso, onde há inclusão de vários segmentos, de raça, sul, norte, estrangeiro, se colocarmos um assunto para debater aqui, certamente teremos visões diferentes! Porque temos formações diferentes, maneiras de ver… É a opinião de todos nós. É a consolidação que vai influenciar a nossa forma de ver uma coisa. Qual é a melhor opinião? É a opinião de todos nós, é a consolidação das nossas várias visões diversas, é que possivelmente vai apresentar a melhor solução para determinado assunto. A diversidade de pensamento é que traz as diversas formas de ser. A inclusão é uma questão de negócio, além de social, ela é importante para o negócio, pois traz pontos de vista diferentes. Eu fiz uma palestra uma vez na Câmara Americana, há alguns anos atrás, falando da diversidade do ponto de vista dos negócios, no final da apresentação veio um participante de uma multinacional do segmento de cosméticos falar comigo. Essa pessoa disse que durante a palestra, “caiu uma ficha”, pois eles estavam desenvolvendo uma linha de maquiagem para afrodescendentes e não tinha um Afro na equipe de Marketing. Para essa pessoa ficou clara a necessidade de incluir pessoas afrodescendentes na equipe que estava desenvolvendo os produtos. Fundamentalmente, inclusão tem um sentido importante de business, pois garante uma diversidade de formas de ver as questões e, portanto maior riqueza no desenvolvimento dos projetos. O Líder Engajador é uma pessoa que tem essa visão. Ele sabe que ao ter grupos heterogêneos, enriquecerá a discussão.
Transparência é um valor muito importante, o líder que opera num grupo tem que passar uma sensação para todos de que existe transparência em tudo o que se faz. Ou seja, as coisas são abertas, existe comunicação direta – aqui ninguém vai ser surpreendido com nada. As pessoas terão feedbacks reais, verdadeiros e honestos. É muito comum dentro de empresas o chefe dizer que está tudo bem e no momento seguinte o funcionário é demitido. O cara se surpreende, pois a avaliação de desempenho estava boa, como pode ter sido mandado embora? Isso acontece por absoluta falta de transparência. Nós brasileiros temos um problema sério com isso, porque diferente de outras culturas, temos uma cultura da generosidade, ou seja, somos “bonzinhos”. Então o líder tem muita dificuldade para ser transparente e dar um feedback real para as pessoas, com receio de chatear ou magoar e perder seu vínculo positivo com o funcionário. O líder acaba optando por ser indireto, superficial e com isso não existe transparência. E o pior é que a empresa vai mal, pois o individuo ao não saber que necessita melhorar, não toma ações de desenvolvimento e assim a hipocrisia vai se perpetuando e trazendo impactos negativos para os resultados da empresa. Acabamos não sabendo diferenciar a pessoa da função e por isso as pessoas se magoam ao receber feedback , pois levam para o lado pessoal. Então é muito difícil ter transparência em uma sociedade cuja cultura é baseada na generosidade. Diferente de um alemão, ou americano, que fala diretamente o que tem para dizer e depois vão almoçar juntos. De certa forma, a hipocrisia é valorizada na cultura brasileira – o Gilberto Gil disse uma vez que: “A hipocrisia brasileira é um ato civilizatório”. Tem fundamento, pois para a convivência tem que ter certa dose de hipocrisia. O Líder Engajador tem que ter coragem para ser transparente.
Humildade é um valor importante, o líder tem que ter humildade de mostrar para as pessoas que ele não sabe tudo e de que a equipe, junto com ele , é que vai trazer as melhores soluções. Tem que ter humildade de mudar, de admitir que alguém da equipe teve uma ideia melhor, sem querer fazer o seu pensamento prevalecer, somente por ser o líder.
Esses são os valores que eu considero mais importantes para guiar o Líder Engajador.
Questão de Coaching – O líder engajador faz a diferença no desempenho de sua equipe e ajuda a garantir os resultados?
Felipe Westin – Tem que exercer os papéis essenciais do Líder Engajador que são: Líder Gestor com foco em Desempenho, Líder Coach com foco em Desenvolvimento e Líder Mentor com foco em Carreira. Além disso, tem que criar um ambiente de trabalho positivo, cuidar do desenvolvimento das pessoas e das suas carreiras, e ter uma remuneração que premie por desempenho e resultados.
Papel do líder gestor – é aquele cara que estabelece metas, faz o acompanhamento de desempenho da equipe, avalia os resultados individuais e da equipe, colabora para melhorar o desempenho dos funcionários.
Papel do Líder Coach – é aquele que senta com as pessoas para discutir planos de desenvolvimento, identificar gaps de competências, estratégias de melhoria e correções de rota.
Papel do líder mentor – estabelece dialogo de carreira com os liderados, discute perspectivas, dá atenção para as aspirações e realisticamente e com transparência dá pistas com relação a quanto essas aspirações são factíveis, sem deixar espaço para ilusões. O que não deve acontecer é o líder estimular expectativas irrealistas, simplesmente para estimular o desempenho do funcionário. Isso é um tipo de manipulação, estimula o ego do funcionário, para obter resultados de curto prazo, sabendo que a pessoa nunca vai chegar lá.
Continua na Sexta-feira, 03/02/2012
A reflexão serve para qquer tipo e tamanho de organização, muito bom !
Aguardo a segunda parte da entrevista!
Um abraço,
Excelente! Todos os profissionais em estado de liderança ou almejando-o devem ler, refletir e introjetar! Comprovadamente essencial!
Jess, muito obrigada pelo comentário. Concordo 100% com suas palavras. Amanhã iremos publicar a segunda parte da entrevista. Venha conferir! Um beijo e um abraço de toda Equipe do Blog.