Quem nunca ouviu as frases: ERRAR É HUMANO ou É ERRANDO QUE SE APRENDE?
Cometer erros é parte da condição humana. Portanto a possibilidade de erro está incluída no jogo da vida, mas insistir nos mesmos erros, ai já demonstra falta de reflexão e capacidade de aprender com os acontecimentos. Tanto como errar é humano, aprender também é, o que importa é reconhecer o erro e desenvolver estratégias para aprender com ele e não repeti-lo. Infelizmente algumas pessoas não estabelecem conexão entre esses dois aspectos – errar e aprender. Sem essa percepção, correm-se dois riscos: o de repetir erros sem aproveitá-los para evoluir e o de parar de tentar por medo de errar.
Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço, criou sua teoria do desenvolvimento chamada Construtivismo, onde explica que a aprendizagem é produzida pela experiência e que, ao longo do processo de desenvolvimento, cada ser humano constrói seu conhecimento. Nessa prática, o erro é um componente importante. A própria ação do indivíduo e o modo como ele organiza as novas experiências são os ingredientes que formam o conhecimento de cada um.
Ao desenvolver uma carreira estamos expostos a múltiplas e inusitadas situações e isso implica em correr o risco de cometer erros: sejam eles, ignorar um prazo crucial, falhar no desenvolvimento de um projeto ou atrasar em uma reunião importante. Todos nós tropeçamos de vez em quando, mas, algumas vezes, esses erros podem ser cruciais e ter impacto negativo na carreira.
Existem erros e erros! Vou enumerar abaixo os tipos de erros de carreira descritos no livro “Sua Carreira – Evitando Erros que Atrapalham” de Ricardo de Almeida Prado Xavier:
ERROS COMPORTAMENTAIS
Relacionados com características de personalidade que levam a comportamentos inadequados ao ambiente organizacional.
Exemplos:
ERROS DE MARKETING PESSOAL
Relacionados com a imagem e os contatos sociais.
Exemplos:
ERROS ESTRATÉGICOS
“Derrapadas” ao formular estratégias de carreira.
Exemplos:
ERROS PROFISSIONAIS
Referentes a condutas contrárias ao que se espera de um profissional envolvido com seu trabalho e sua carreira.
Exemplos:
ERROS ÉTICOS
Condutas que a norma social condena como inaceitáveis, mas não são necessariamente ilegais.
Exemplos:
ERROS MORAIS GRAVES
Em geral estão relacionados ao crime propriamente dito.
Exemplos:
ERROS TÉCNICOS (esse tipo de erro, eu acrescentei aos enumerados por Ricardo Xavier).
Relacionados ao conhecimento técnico profissional.
Exemplos:
Em linhas gerais percebe-se que alguns erros podem ser fatais para uma carreira, esses devemos evitar a qualquer custo. Para os demais ai vão algumas dicas de como lidar com a situação:
Espero que as reflexões acima possam contribuir de alguma maneira, para você leitor. Escreva contando o que pensa sobre os erros na carreira.
Aproveite para se inscrever no Blog Questão de Coaching, fazendo isso você receberá um aviso sempre que tivermos novidades! Inscreva seu e-mail do lado direito inferior da tela.
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
Conheça nosso serviço de Coaching de Carreira
Oi Yara
Seus textos ajudam bastante no meu dia a dia…abraços
Ir Denise
Olá Ir Denise,
Fico muito feliz que os textos do Blog, possam ajudar no seu dia-a-dia. É isso que buscamos e desejamos. Grata pelo feedback! Continue sempre conosco. Abrs,
Olá Yara,
Adorei o site, quero muito receber novidades e dicas, ue com certeza saberei utilizar na minha vida profissional. A matéria acima me fez refletir muito e ja estou tomando as attudes necessárias para melhorar e mudar, o que for preciso!
Luziane, que ótimo que está gostando do Blog e aproveitando o conteúdo para fazer mudanças positivas em sua vida profissional. Esse é o nosso objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos leitores. Para receber novidades insira o seu e-mail do lado direito da tela. Abrs e sucesso em suas iniciativa de melhoria!