No ano passado resolvi fazer uma grande mudança em minha vida: decidi ir morar na Inglaterra para continuar meus estudos. Larguei tudo o que já conhecia para ingressar numa jornada ao desconhecido, a fim de realizar meus sonhos. Sai totalmente da minha zona de conforto. De repente, coisas simples, como falar ao telefone, se tornaram grandes desafios. Mas pude sentir e concordar com a imagem, que é fora da Zona de Conforto em que a mágica acontece.
Zona de conforto é aquele lugar conhecido. Engloba o território, atitudes, pensamentos e sentimentos aos quais estamos habituados. É aquele padrão de pensamentos e comportamentos que não precisamos pensar a respeito; é automático. Assim como falar ao telefone. Quando este toca, nós simplesmente falamos. Nós não suamos frio e nos perguntamos: “será que vou entender a conversa?”
Porém, quando buscamos atingir metas e realizar sonhos, precisamos ter novas atitudes. Não existe um caminho certo, ja escrito que podemos seguir. Temos que descobrir, criar um novo caminho unico e pessoal. É como explorar um território desconhecido.
Mas, como sair da zona de conforto?
Para isto, você não precisa ir tão longe, mudar de país, nem fazer uma mudança tão radical. É uma questão de atitude. É se permitir pensar de uma maneira diferente, experimentar e errar. O mais interessante é que você pode começar agora mesmo.
O Coaching é um convite para sair da sua zona de conforto, tendo o coach como um parceiro. Vai além de atingir metas. É um processo de descobrimento e aprendizagem, que gera transformação.
Ser curioso com as possibilidades, tolerante com seus erros e bem humorado com suas falhas, são atitudes que facilitam este movimento. E quando você se arrisca neste novo território, aos poucos você amplia sua Zona de Conforto, e aquilo que era um grande desafio se torna algo natural. Foi o que aconteceu comigo. Ainda não estou totalmente confiante em falar em ingles no telefone, mas hoje já consigo atender a uma ligação sem suar frio.
Portanto, comece hoje mesmo. E explore este território onde a mágica acontece.
Se desejarem compartilharem suas experiencias no blog, e aproveitem para curtir nossa página no facebook.
Um grande abraço
Bruna Lauletta
Parabéns, Bruna! Me senti ligeiramente confortável ao ler seu texto.
Beijão.
Oi Viviani,
Obrigada!! Muito bom ter sua participaçao!!
Grande abraço
Eu acredito que todo aprendizado que tivemos e que ainda teremos é é um movimento para sair da zona de conforto. É um friozinho na barriga, é uma incerteza se estamos fazendo certo… mas acima de tudo, é dar um passo à frente em relação ao seu estágio atual.
Muito bacana sua experiência, Bruna!
Abraços!
Ricardo, falou bem – aprender é tudo. É o motivo maior de nossa existêcnia, evoluir por meio do aprendizado. E se a critica é um mecanismo para isso, que venham as críticas! Abrs,
Oi Ricardo,
Concordo com você e a Yara. Qualquer aprendizado é um movimento para fora da nossa zona de conforto. E acho que é um movimento essencial para nossa evolução.
Obrigada pela participação!!
Grande abraço