Qual é a função da critica? Para que ela existe? Qual é o seu objetivo?
Duas das definições para critica no dicionário Michaelis são: Apreciação minuciosa ou Apreciação desfavorável.
Do ponto de vista de quem critica, a crítica pode ter vários objetivos diferentes: ajudar o criticado a melhorar, lesar o criticado ou simplesmente apontar um possível erro.
Já do ponto de vista de quem é criticado, independente dos motivos de quem critica, sempre é possível fazer bom uso da informação contida na critica.
Segundo estudo conduzido pelo Instituto Canadense Pych Tests com 3 mil pessoas no primeiro trimestre de 2011, 66% dos participantes admitem remoer a critica sem necessariamente mudar o comportamento ou conversar com quem deu o feedback. 29% acham que as criticas são feitas com o objetivo de lesar e não de ajudar. 34% perdem a motivação para trabalhar quando são avaliados desfavoravelmente e 41% já entraram em grandes discussões após serem censurados (Estudo divulgado na Revista Isto É – Set/2011).
O que esses dados nos mostram?
Que na verdade, ninguém gosta de receber críticas, independente de onde esteja: no trabalho, em casa, num bate papo com os amigos ou em qualquer outra situação. Ser criticado não é agradável e muitas vezes provoca uma reação defensiva ou de ataque.
Portanto, nessa questão existem dois lados: o de quem critica e o de quem é criticado e os dois papéis exigem cuidados para serem bem executados:
Cuidados para quem vai criticar e é bem intencionado, ou seja, quer ajudar:
Cuidados para quem vai receber uma crítica, ou seja, todos nós que estamos sempre sujeitos a não agradar a todos em todos os momentos:
É claro que pode haver situações em que o que você precisa fazer é realmente refutar e discutir as críticas recebidas, mas muitas vezes as críticas trazem em si oportunidades valiosas de aprendizado. Saber diferenciar uma situação da outra pode fazer toda a diferença. Para isso o grau de confiança que você tem em quem está fazendo a critica é um ótimo balizador.
Pense nisso e traga suas reflexões para o nosso Blog, por meio de um comentário! Vamos adorar!
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Abraços,
Yara Leal de Carvalho
www@asdp.com.br
Acredito que um dos pontos mais importantes para encarar a crítica de maneira positiva é lembrar que – se está recebendo uma crítica ou feedback – é porque você representa algo para alguém. Então o exercício da aceitação e humildade são primordiais para a evolução pessoal e profissional na recepção de críticas. Na minha opinião, a melhor reação é agradecer e refletir. Seja qual for o motivo da crítica, ela sempre nos ajuda a crescer!
É verdade Jessica, sempre podemos aprender algo com as critica. E a humildade ajuda bastante. Grata pela contribuição e continue sempre conosco. Abrs,
Olá Sidnei,
Muito bom seu comentário! Realmente o amadurecimento e o auto-controle são fundamentais na hora de receber bem uma crítica. Acredito que um bom primeiro passo é não reagir, ouvir e depois processar a informação. Continue a comtribuir conosco, esperamos você nos próximos posts.
Abrs
O sentido da crítica hoje está banalizado… tanto que muitos falam em “crítica construtiva” e “crítica destrutiva” para conceituar a que contribui e a que não contribui com a aprendizagem. Como já foi citado em um comentário, o estágio de maturidade influencia bastante quem critica e quem recebe a crítica. O importante é permitir-nos ao exercício de ouvir e falar, e mais ainda, de aprender.
Abraços Yara!
Ricardo, é verdade pela correria do dia-a-dia muitas vezes não aprofundamos o suficiente para chegar as causas e acabamos dando os sintomas como causas. E será que essa agitação toda, vale a pena? Estou tentando encontrar maior equilibrio, mas é bastante desafiador. Abrs e grata por mais essa contribuição!
Acredito muito na crítica, só que acho que devemos ter muito cuidado quando criticar alguém, principalmente quando for negativa, pois podemos afastar uma boa amizade, então devemos conhecer o ítimo da pessoa para critica-la. Acredito que a crítima faz parte paro nosso crescimento de ser melhor.
beijos
Rosemere
Rosemere, concordo totalmente! A empatia e o cuidado ajundam, no sentido de fazer criticas que não atinjam a identidade do outro, ou seja quem ele é, e sim um comportamento especifico que pode ser aperfeiçoado. Abrs e grata pela contribuição. Continue conosco.
Gostei bastante do artigo. tenho como característica fazer observações do mundo profissional que vivo, a intenção é ajudar. Na maioria das vezes acredito não ser comprendido, o que é ruim.
O contrário nao é verdadeiro, pois ao ouvir uma crítica serve como combustível para minha melhoria contínua.
Fernando, receber criticas não é fácil, na verdade, na verdade ninguém gosta muito. Então o importante é o cuidado com que se dá e recebe as criticas. Na hora de fazer uma critica uma das coisas mais importantes é sempre focar em um comportamento observável e evitar criticar a identidade da pessoa. Isso já ajuda bastante! Abrs e continue conosco,
Yara, gostei muito do seu artigo. Como na vida, nunca vamos conseguir alegrar a todos com nossas atitudes e pensamentos, estaremos sempre sujeitos às críticas. Na minha opinião, e é assim que procuro fazer na vida, tento sempre aprender com elas, filtrar e ver o que aquela crítica pode trazer de crescimento.
Parabéns pela publicação.
Olá Helena,
Fico fleiz que tenha gostado do tema e também aprecio a forma como você lidar com as críticas, no seu dia-a-dia. Grata pelo comentário e espero que continue conosco. Abrs,