Recebi esse texto de uma amiga – Adriana Teixeira Frangella , como achei instigante, resolvi dividir com os leitores do Blog. Ai vai…
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista nervoso pela interrupção tentou fazer com que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, algo que considerou iria distrair o filho! Com auxilio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, o entregador ao filho dizendo:
– Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem Direitinho! Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
– Pai, pai, fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
No princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
– Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
– Pai eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei e vi que havia consertado o mundo.
Autor desconhecido
O processo de Coaching ajuda as pessoas a se desenvolverem e se desenvolvendo provocam desenvolvimento ao seu redor, então acredito que Coaches e Coachees em uma reação em cadeia ajudam a melhorar o mundo!
Escrevam comentando o que acharam desse texto e aproveitem para se inscrever no Blog e receber nossas novidades.
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
www.asdp.com.br
Pensamos agir sobre os problemas em seus efeitos, e não em suas causas. A origem de todos os impasses que ocorrem no mundo é devido a falta de diálogo entre os homens, que é acentuada pelo modo de vida (prático, rápido, e corrido) que estão (estamos) tendo.
Uma boa reflexão o texto..Grato por compartilhá-lo, Yara!
Isso mesmo Ricardo. Grata por mais esse comentário. Continue contribuindo conosco!
Bem de acordo com o que li há tempos em um livro sobre consultoria geral: “O problema geralmente está nas pessoas”.
É verdade, Marcio. E consertando as pessoas consertamos o mundo. Que bom seria se isso fosse fácil! Mas vale a pena trabalhar para nessa direção! Bjs e obrigada pelo seu comentário… Espero que outos venham… Bjs
De uma coisa é certa, o que devemos concertar são nós mesmos, nosso ser, sermos mais amigos e cativar o amor entre a humanidade, diologar mais, sentir o calor humano.
Gostei muito desse texto.
Rosemere
Rosemere, Que bom que você gostou!
Se cada um melhorar a si mesmo, já vai estar fazendo um grande bem ao mundo, pois quando eu mudo para melhor isso tem um efeito em quem está ao meu redor. Se todos fizermos isso imagina o que não seria possível! Abrs e obrigada por participar.
O problema não está no ”mundo” e sim em quem vive nele.
Olá Debora,
É verdade, e melhorando a nós mesmos acabamos melhorando o mundo, como concluiu o filho do cientista.
Continue conosco, contribuindo com seus comentários!
Abrs,
Amei o texto é muito interessante para ler
Olá Camille, gosto muito desse texto, rende boas reflexões. Que bom que gostou!
Abrs,