Você alguma vez já se perguntou o que leva uma pessoa a ter muito sucesso? É sorte e/ou capacidade? Será que existe um caminho que podemos seguir que irá aumentar nossa chance de sucesso?
O que leva uma pessoa a ter sucesso é um dos assuntos mais estudados por um Coach. Na minha experiência, o que tenho aprendido é que o sucesso é o resultado de muitos fatores. Não podemos garantir que teremos sucesso com uma determinada ação, pois existem fatores externos que não dependem de nós. Mas, existem muitos comportamentos e crenças que aumentam muito a nossa chance de sucesso. E geralmente é isto que faz toda a diferença.
Esta semana vi um vídeo muito bom da entrevista com um milionário chamado Marc Allen. Achei realmente inspirador e acho que ele conseguiu resumir, de forma bela, princípios do sucesso e muitas perguntas que costumamos fazer num processo de coaching.
Infelizmente, não achei o vídeo com legenda em português, e é uma entrevista bem longa. Mas vou fazer um resuminho de algumas ideias que gostei muito. Se alguém estiver com o inglês afiado e quiser assistir a entrevista, realmente sugiro que assistam.
Marc Allen fez faculdade de musica e durante seu inicio de carreira não conseguia parar em nenhum emprego e estava quebrado. Aos trinta anos ele se deu conta que já não era uma criança e resolveu tomar um rumo em sua vida. Ele se lembrou de um jogo que dizia: imagine que tudo o que você sonha pudesse se tornar realidade… Como você estaria vivendo daqui a 5 anos? Ele se permitiu experimentar e na sua resposta apareceu que ele queria ter uma editora. Ele ficou surpreso com sua resposta, pois nunca tinha tido esta clareza. Mas resolveu ir atrás de seu sonho. Num trecho da entrevista ele diz: “Negociei com meus medos e duvidas e falei que ia fazer um experimento por um ano. Vou fazer tudo o que posso para ir atrás do meu sonho e vou ver no que dá.”
Conclusão: hoje ele é o dono de uma editora, escritor, músico e milionário. E, o mais interessante, é que ele conseguiu tudo isso de uma forma tranquila e sendo preguiçoso, como ele mesmo diz.
Abaixo segue a transcrição de alguns trechos que considero inspiradores.
“ Sorte é a preparação encontrando a oportunidade…. Você se prepara e as oportunidades estarão lá.
Como a gente se prepara? Sonhe com o que você quer fazer. E faça um plano. De que forma a gente pode chegar lá? Nem se preocupe com o plano…. O plano pode mudar a qualquer hora. Nem precisa ser um bom plano. Não importa. Contanto que você tenha um plano. Você faz um plano e começa dar os passos que você pode dar. E, de repente, você vai ver mais oportunidades. Você vai começar a aproveitar estas oportunidades e as pessoas vão começar a dizer que foi sorte….
Você pode sair do seu curso de rota diversas vezes e ainda assim atingir seu destino….
É como um avião, que fica 95% do tempo fora da sua rota, e o piloto fica corrigindo…
Volte para o plano…
Qual era o plano? Qual era o sonho? O que eu posso fazer?”
Portanto, deixo algumas perguntas para vocês:
Qual é o seu sonho? Qual é o seu plano? O que você pode começar a fazer?
Uma ótima semana e obrigada Eduardo Leal por ter compartilhado esta entrevista.
Abraços
Bruna Lauletta
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0lEsGxdyfRA]
Muito boa a proposta de reflexao, Bruna! Ter um objetivo, um plano com acoes, metas e prazos, vontade de vencer, acreditar nas possibilidades, estar pronto e viver um dia de cada vez eh uma receita de serenidade, prosperidade e com muita probabildade de dar certo! Uma coisa eh fato, sempre teremos m grande aprendizado com este exercicio! Valeu a dica! Gde abs, Jessica
Oi Jessica,
Concordo com voce!! Acho que voce conseguiu resumir muito bem.
Obrigada pela contribuicao.
Abraços
Olá Bruna! Fico feliz que tenha aproveitado a dica de entrevista e dado um passo na direção de compartilhar com pessoas que não tem tempo ou conhecimento do idioma para absorver seu conteúdo. Ficou ótimo o resultado! Um grande abraço
Oi Eduardo, obrigada pelo feedback e por ter compartilhado um video tao legal. Vc eh sempre uma inspiraçao.
Abraços
Sempre temos os “manuais” do momento que dizem que vão te ajudar a alcançar o sucesso. Antes disso, devemos refletir sobre os aspectos que condicionaram aquela pessoa (escritora do livro) a conquistar o sucesso, e assim analisar o contexto. Marc Allen ao mesmo tempo em que demonstra preocupação com o futuro, o faz de forma despreocupa…pelo menos assim eu entendi.
Grande Abraço Bruna!!
Oi Ricardo,
Eh isso ai. Marc Allen tem bastante clareza do que quer. Um dos seus objetivos é alcançar suas metas de forma despreocupada. E, aparentemente, é o que ele consegue. Ele define o destino e faz planejamentos. E se permite fazer os ajustes necessarios neste caminho. Como ele diz neste trecho: “Você pode sair do seu curso de rota diversas vezes e ainda assim atingir seu destino….”
Obrigada pelo comentario e pela reflexao!!! É muito bom ter sua participaçao.
Abraços