Segundo pesquisa feita pelo International Stress Management no Brasil (Isma-BR) http://ismabr.blogspot.com/2011_10_01_archive.html , com profissionais brasileiros:
76% Estão infelizes
59% Estão descontentes com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
31% Estão desmotivados
52% não estão satisfeitos com seus gestores
81% Se sentiram enganados pelas propostas do emprego após a contratação
Isso significa que, dentro de um ambiente de trabalho temos mais pessoas infelizes do que profissionais satisfeitos! Olhe para os lados, é isso que você vê? É assim que você se sente?
Podemos dizer que satisfação e insatisfação são fenômenos causados por motivos distintos, sendo a insatisfação determinada pela carência dos fatores extrínsecos ao trabalho e satisfação determinada pelos fatores intrínsecos ao trabalho:
Fatores Extrínsecos – eliminam insatisfação
Recompensas financeiras
Benefícios
Promoções
Apoio social
Fatores intrínsecos – provocam satisfação real
Significância – entender qual é o propósito do seu trabalho e o quanto ele contribui para os objetivos da empresa.
Autonomia – ser responsável por uma parte importante do trabalho, podendo agir com independência.
Variedade – ser exposto a atividades diversificadas.
Identidade – conhecer qual é sua posição dentro da empresa e qual sua relação com os demais.
Feedback – Buscar o aprimoramento por meio do retorno sobre o seu desempenho.
Há algum tempo, satisfação no trabalho era segurança, carteira assinada, trabalhar dentro de sua especialização. Hoje esse sentimento pode ser traduzido como crescimento profissional, qualidade de vida, ambiente propício para o desenvolvimento, reconhecimento, ter um gestor que seja exemplo, receber desafios, entre outras coisas. Manter-se satisfeito diante de um mundo complexo como o atual não é uma tarefa fácil, mas deve ser um objetivo tanto de empresas quanto de profissionais.
Segundo Locke (1976), satisfação no trabalho é o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do trabalho do individuo.
Então como conquistar a satisfação no trabalho? Um caminho pode ser observar e procurar desenvolver as características que as pessoas felizes no trabalho apresentam.
Segundo o psicólogo holandês Arnold B. Bakker (em matéria na revista Isto É – out/2011), as pessoas satisfeitas no trabalho são naturalmente engajadas. Ou seja, conseguem investir energia, otimismo e dedicação no que fazem. Fundamentalmente, conseguem moldar o ambiente de trabalho para atender melhor às suas necessidades e não o contrário. Além disso, as pessoas contentes com o seu trabalho possuem uma autoestima elevada, são confiantes, flexíveis e têm metas definidas, ou seja, sabem o que querem.
Procure trabalhar os fatores intrínsecos ao trabalho mudando sua postura:
Um processo de coaching pode ser um grande aliado na busca de satisfação no trabalho. Empregamos a maior parte do dia no trabalho, portanto é muito pouco ser feliz somente aos finais de semana. Conquistar a satisfação no trabalho deve ser uma meta importante na vida de cada um de nós.
Vejam o filme com a palestra do Daniel Pink sobre esse tema. Muito boa e complementar ao post.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bIhHrL73d4s&feature=share]
E então caros leitores, o que vocês pensam sobre esse tema? Escrevam para provocar um debate. Ser feliz no trabalho é uma causa nobre!
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Abraços,
Yara Leal de Carvalho
ASDP Consultores
www.asdp.com.br
76% Estão infelizes Estamos, novamente, passando por um período de F&A (CBD que comprou e fundiu Ponto Frio e Casas Bahia) e queda no faturamento das empresas de varejo como bancos, magazines, seguradoras. O Carrefour do Brasil apesar de ser o terceiro maior mercado para os franceses, apresentou fraudes de mais de US$1 Bilhão em 2011 e esta à venda. Rumores indicam a venda do Magazine Luiza ao Wal Mart que recentemente tentou uma compra/oferta hostil contra o Carrefour. Abílio Diniz ainda tenta comprar o Carrefour apesar do veto dos sócios franceses do Casino. 59% Estão descontentes com o equilíbrio… Read more »
Renato, ótima identificação das causas para as estatísticas apresentadas, realmente a nossa realidade dá motivos para nos sentirmos insatisfeitos.
Mas fica para cada um escolher como lidar com a realidade que se apresenta. Olhamos a realidade de acordo com as nossas crenças e cada um tem o seu mapa, que não necessáriamente é o território.
Gostei da sua contribuição, continue conosco…Abrs e obrigada.
Sim. Aqui entra o Coaching. Desenvolver e ensinar os profissionais a enxergarem as empresas e os mercados. Estou sendo contratado pela empresa Silva&Silva…eu sei ou conheço a empresa que me contratata ou estou caminhando com “os faróis baixos”? “Olhamos conforme nossas crenças…” Não seria mais adequado ao profissional aprender a enxergar como fazem os cientistas e pesquisadores que utilizam vários telescópios, microscópios, telas e computadores?
O Coach tem essa missão? Acredito que sim.
Concordo Renato, quanto mais possibilidades analisarmos mais assertividade teremos e como você disse o processo de Coaching ajuda e muito esse caminho! Continue contribuindo com o Blog. Abrs,
Resumindo: O sujeito foi enganado na contratação, contudo está feliz. Paradoxal.
Olá Filósofo,
Os 81% que se sentiram enganados pelas propostas do emprego após a contratação, não se se semtem satisfietos e sim enganados. Essa é uma situação dificil, pois aceitar um trabalho e depois se deparar com uma realidade diferente da prometida, antes da contratação, torna dificil a sensação de satisfação.
Mas de qualquer forma, conquistar a satisfação no trabalho deve ser uma meta importante na vida de cada um de nós.
Abrs e grata pela contribuição.
Como vão nossas empresas? Como vai o mercado de trabalho? O setor de mineração do empresário brasileiro Eike Batista e seus sócios sul africanos esta sofrendo retração nos negócios; prejuízos em breve serão anunciados. Não existe capital no mundo para financiar uma nova revolução industrial como também a China não vai manter eternamente a economia mundial em expansão. Voltando ao varejo, Cea após encerrar suas operações na Argentina, aposta todas as fichas no Brasil e na Espanha (case idêntico ao Carrefour). Caloi e Levorin, à beira de novas falências, pressionam Dilma para continuar subindo o imposto dos importados deixando tudo… Read more »
Boa sua visão ampla do mundo e dos negócios. Eu gosto de trazer as questões mais próximas da atuação individual, podemos mudar o mundo a partir da ação de cada um de nós. A ideia de ter mentores é muito bacana e podemos buscar isso, caso a condição não tenha permitido, desde de bem pequenos podemos fazer isso agora, sempre encontraremos alguém próximo, que se disponha a isso. E também tem aquela frase que diz que – Quando o discípulo está pronto o mestre aparece! Como escrevi anteriormente, gosto de trazer as questões mais próximas da atuação individual, penso que… Read more »
Sim, concordo. São as pequenas ações e as pequenas gentilezas que mudam o ambiente. Palavras vão com o vento. Ficam os princípios. Acho que o descontentamento dos profissionais com chefes, empresas e com o cotidiano, vem da situação do país e mundial que funde negócios, fecha fábricas, demite milhões e corta pessoal como se fatia salame. Os profissionais estão à espera dos mestres. Pode ser um problema de valor, de conveniência, de informação e até de formação. Graduados, pensamos que sabemos. Sabemos o que, se mal e porcamente negociamos a entrada nas empresas e 81% arrepende-se e julga ter sido… Read more »
A profissão de Coach vem crescendo muito, justamente para atender essa demanda. O processo de coaching tem como objetivo auxiliar o cliente a revelar e libertar o potencial para que cada um possa aproveitar seu talento de forma a alcançar seus objetivos e metas. Abrs
Bom…muito bom…o tema é sobre a satisfação no trabalho e o processo de coaching contribui para o amadurecimento e o desenvolvimento do profissional. Lembro de uma discussão em um dos grupos do Linkedin sobe problemas pessoais e o ambiente de trabalho. Vários colegas defenderam a posição que é dever da empresa empenhar-se na solução de problemas pessoais. Eu, sempre ácido e mal humorado, batia na mesma pedra: xô,problemas pessoais dentro das empresas…não é dever da empresa “adotar” xororô de colaborador. Isso contribui para melhorar a satisfação para com a empresa e o trabalho? Levar adiante (aos colaboradores, ao chefe, ao… Read more »
É isso ai, Renato. Direcione sua energia para suas metas e vá em frente! Abrs.
Pode parecer esquisito…mas, todo profissional sabe onde esta? sabe onde ir? Se a resposta for sim…por que o mercado para consultores, coachs e tutores não para de crescer? Quem trabalha na área comercial tem a meta diária de vendas como objetivo…mas, isso são as metas do profissional? Profissional…vá em frente. Fale com seu coach e vá buscar seus objetivos. Falando em objetivos…estamos sonhando com eles? Começa junho…como estamos? O Brasil cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2012. Quem respondeu por esse crescimento é o varejo e o agro negócio. Nosso parque industrial vem apresentando queda seguida nos últimos 8 anos.… Read more »
Falando em indústria que não cresce…a concordatária GM acaba de fundir a PGA Citroen (Peugeot + Citroen). Ninguém arrisca palpite sobre o que significa isso. O presidente da GM disse que o objetivo é absorver mais tecnologia para fabricar carros com motor de 4 cilindros. Financeiramente, as duas empresas estão…na vala. No Brasil, a PGA não sai dos 5% de market share somando as duas marcas francesas; a GM não precisa disso para alavancar as vendas dos novos modelos lançados aqui e nos EUA. Então…o que acontecerá com as funções replicadas dos profissionais das duas empresas fundidas? O profissional vai… Read more »