Se você gosta de refletir sobre questões éticas, se pergunta sobre o que é certo ou errado, se preocupa em estabelecer critérios antes de tomar decisões, esse livro é para você!
Michael J. Sandel é o mais novo sucesso da Universidade de Harvard, suas aulas são concorridas e provocativas, além disso, faz sucesso na internet, onde vídeos de suas aulas são acessados por milhares de pessoas.
No livro ele relaciona assuntos do dia-a-dia com grandes problemas da filosofia. O autor tem o dom de transformar as ideias de Aristóteles, Immanuel Kant, John Stuart Mill, entre outros filósofos, numa linguagem acessível em termos que todos podemos entender.
Temas instigantes como: suicídio assistido, ações afirmativas, casamento entre pessoas do mesmo sexo, tortura, aborto, são analisados com base em diferentes filosofias, provocando uma reflexão sobre esses conflitos, de forma a propiciar uma revisão de nossas convicções.
Vale a pena ler, o livro nos leva a uma viajem explorativa pelo mundo da filosofia, mas que também não deixa de ser uma viagem pelo mundo real!
Titulo: Titulo: Justiça – O que é fazer a coisa certa
Autor: Michael J. Sandel
Editora: Civilização Brasileira
Ótima leitura, eu recomendo!
Aproveite para se inscrever no Blog e receber um aviso sobre as nossas novidades. Faça isso inserindo seu e-mail no canto direito da tela.
Abraços e boa leitura a todos.
Yara Leal de Carvalho
www.asdp.com.br
Por que a proposta do autor é fazer uma reflexão acerca da desigualdade, solidariedade e virtude cívica?
Olá Ricardo,
Li esse livro já fazem dois anos, mas acredito que a proposta de reflexão sobre os temas elencados por você, tenha o objetivo de pensar sobre a desigualdade, suas consequências cívicas e de maneiras para revertê-las. A desigualdade destrói a virtude cívica e questões como redistribuição de renda, reconstrução de infraestrutura, que permitam aos cidadãos maior autonomia, tornam-se relevantes.
Qual é sua resposta para sua própria pergunta? Adoraria saber?
Abrs,
Yara