Existia, próximo a uma pequena cidade, uma casinha bem simples, no alto da serra, onde morava um velho, sábio, contador de histórias, uma pessoa querida e respeitada por todos que viviam naquela região.
Certo dia, um grupo de garotos travessos e com energia transbordando, tiveram uma brilhante ideia:
“- Hoje, nós vamos desbancar aquele velho! Vamos mostrar que ele é capaz de errar. A gente pega um passarinho, bem pequenininho, coloca entre as mãos, vai até ele e pergunta o que é que a gente tem na mão. Como ele é sábio, facilmente vai responder. Aí é que a gente engana ele: vamos perguntar depois que ele acertar que é um pássaro, se o passarinho está vivo ou morto. Se ele responder que está vivo, a gente aperta a mão e esmaga o passarinho, mostrando para ele que está morto; se ele responder que está morto a gente abre a mão e o bichinho sai voando. De todo o jeito, ele vai sair perdendo.”
E assim fizeram. Pegaram o passarinho e dirigiram-se, euforicamente , até a casa do sábio. Aproximaram-se, todos contentes e foram logo perguntando, já acreditando na vitória:
“- Com as mãos voltadas para as costas, o que é que tenho entre as mãos? Ele olhou….pensou…., observou bastante e respondeu: “ – Um passarinho.”
“- Muito bem! Acertou. Agora , diga-me: esse passarinho está vivo ou morto?”
Olhando bem nos olhos de cada um dos garotos, com voz serena e cheia de autoridade, respondeu: Depende de você! A vida ou a morte desse passarinho está nas suas mãos.”
A utilização que fazemos de todas as oportunidades, aprendizados e experiências que temos, está em nossas mãos! Só depende de nós o destino de nossas vidas. Você já pensou nisso?
Envie um comentário contando o que pensa sobre isso.
Aproveite e se inscreva no Blog para estar sempre atualizados com relação às nossas publicações.
Abraços e ótimo final de semana,
Yara Leal de Carvalho
yara@questaodecoaching.com.br
Se tiver interesse em saber mais de nossos serviços, veja um pouco sobre nossas palestras e workshops clicando aqui
Às vezes pensamos que a escolha está nas mãos de outras pessoas e não na nossa. Refletir sobre o poder de escolha nos livra de ter atitudes mesquinhas (como a da história) e também facilita a saída do papel de vítimas para o papel de protagonistas.
Bom Início de semana Yara!!
Ricardo, eu adoro essa parabóla, ela diz muito e você captou completamente.
Grata pelo comentário e por sua contribuição. Ótima semana para você também.
Bela parábola,parabéns!Mas cuidado com a ortografia.
Obrigado Geraldo! Já fizemos a correção!
Grande abraço!
” Se os teus projetos forem para um ano, semeia um grão. Se forem para dez anos,planta uma arvore.Se forem para cem anos,educa um povo.” (PROVÉRBIO CHINÊS ) Parabéns pelo trabalho de vcs!
Olá Geraldo,
Adorei o provérbio chinês e acredito que nossos demais leitores, também vão gostar. Ficamos felizes com o seu feedback e contribuição. Esteja sempre conosco! Abrs