“Saber dialogar é mais do que saber falar. Dialogar pressupõe ouvir e analisar, antes de responder. Dialogar é saber ouvir sem julgar, sem tomar posição imediatamente. É saber respeitar, incluir, usar filtros mentais adequados. Dialogar é não tomar partido, definir o que está certo ou errado, não excluir aquilo que não faz parte da minha visão pessoal.”
Lamara Bassoli
Trecho tirado do livro Eu preciso dizer o que sinto de Eugenio Mussak.
Como temos dificuldade para fazer isso! É fácil observar as pessoas conversando e não prestando a atenção devida ao seu interlocutor, pois já estão direcionadas para sua contra-argumentação. Quantas vezes fazemos isso?
Um bom exercício, que venho praticando, é me conter e deixar passar alguns segundos antes de dar uma resposta ou emitir minha opinião. Acredito que isso é uma demonstração de respeito ao meu interlocutor, pois estou analisando sua fala com empenho e também me obriga a ouvir mais e com mais qualidade.
“A maioria das pessoas imagina que o importante no diálogo é a palavra. Engano: o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão. “
Nelson Rodrigues
Até a próxima e sucesso!
Aproveitem para curtir nosso pagina no facebook.
https://www.facebook.com/pages/Blog-Quest%C3%A3o-de-Coaching/211686038876209?ref=hl
Yara Leal de Carvalho
www.asdp.com.br
Bom exercício, Yara. Vou começar a praticar também – certamente trará bons resultados.
Oi Marcia,
Que bom que gostou e vai tentar praticar!
Vamos torcer para que o diálogo da nossa reunião do Grupo de Estudos – Geração Y do dia 03/10 seja nesse modelo!!!
Bjs e continue conosco!