Todos nós temos problemas. Sejam eles grandes ou pequenos, se chamamos de problema é porque atrapalham nossas vidas. Infelizmente, não podemos escolher muitos fatos que acontecem conosco. Mas, felizmente podemos escolher a maneira como os enxergamos. E é a partir desta decisão, que podemos transformar problemas em oportunidades.
Uma boa metáfora é aquela clássica questão do copo com água até a metade. Para você, o copo está meio cheio ou meio vazio? A sua resposta não muda o fato da água estar na metade. Mas muda a forma como você se sente diante da situação. E isto faz toda a diferença.
Quando nos sentimos bem, naturalmente temos mais motivação e criatividade. Somos mais persistentes e flexíveis. Tais atitudes facilitam superar obstáculos. Pois, se nossa tentativa não der certo, tentaremos outro caminho até encontrarmos uma saída.
É importante entender que pensamentos, sentimentos e ações são fatores interligados. Por exemplo, quando você se sente mal, a tendência é ter pensamentos negativos que irão desmotivá-lo a agir. Então, enxergar uma situação de forma positiva tem um impacto direto nas suas ações. Isso irá gerar pensamentos e sentimentos mais favoráveis para a resolução de problemas.
De tal forma, quando falamos em transformar problemas em oportunidades, o primeiro passo é parar de enxergar o copo meio vazio. Ou seja, olhar a situação por uma outra perspectiva. É parar de se lamentar pela situação atual e começar a buscar saídas.
Uma alternativa bem prática é elaborando a si mesmo as seguintes perguntas:
Que proveito posso tirar desse problema?
Como posso transformar esta situação em oportunidade?
Quando nos fazemos tais perguntas, a tendência é conseguirmos respostas. Faça um esforço para obtê-las. Nem que demore dias. Vá tomar banho pensando nelas, tire alguma hora do dia para refletir. Pare de se lamentar pela situação e coloque o seu foco na solução.
Muitas vezes são nas crises e nas quedas que nossas vidas mudam para melhor. Este foi o caso de Marc Allen – aos trinta anos ele se deu conta que estava quebrado e resolveu mudar sua vida. Hoje ele é um milionário dono de uma editora de livros e músico. E uma de suas dicas para transformar problemas é fazer a si mesmo tais perguntas. Se quiser conhecer um pouco mais da história dele, clique aqui.
Portanto, mesmo quando tudo parecer ir de mal a pior, decida achar uma oportunidade através do problema. O copo vai continuar com água até a metade, mas a sua decisão de enxerga-lo meio vazio ou cheio, é que vai transformar sua vida em uma tragédia ou oportunidade.
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”
Cora Coralina
Um grande abraço e ótima semana!
Bruna Lauletta
Eu estava precisandO ler isso!!!
Oi Claudia, que bom que este texto veio em boa hora. Muitas vezes quando estamos vivendo o problema, nos esquecemos que temos o poder da decisão.
Boa sorte e obrigada pela participação!!!