Além do processo de coaching tradicional, desenvolvo alguns trabalhos de orientação de carreira para jovens, em início de suas atividades profissionais. Um trabalho muito rico, de descobertas e busca de caminhos pessoais e intransferíveis.
Muitas vezes, a demanda que recebo é para saber qual a melhor empresa para se trabalhar dentre tantos processos seletivos que os jovens estão participando. Outra bastante freqüente é: “preciso trabalhar a qualquer custo, você me ajuda?”
Estas demandas são de fora para dentro, do mercado e da própria sociedade para cada candidato, mas há possibilidade de ser ao contrário? De dentro para fora? Do candidato para a empresa e das escolhas genuínas de cada um? O processo seletivo é uma via de mão dupla, onde o candidato também escolhe aquela empresa com a qual tem mais afinidade, que apresenta valores mais alinhados com seus próprios valores, que se identifica com os produtos e serviços oferecidos e assim vai.
Este é um ponto muito importante que muitas vezes o jovem não se atenta e não se percebe durante o processo seletivo. É imprescindível se conhecer e saber o que de fato o satisfaz profissionalmente e o realiza, como você lida com determinadas situações nos aspectos positivos e negativos. Na maioria das vezes, não há experiência profissional suficiente para trilharmos este autoconhecimento e auto-percepção, mas há bagagem suficiente de vida para trabalharmos. Leia-se bagagem de vida como: as experiências acadêmicas e familiares, viagens para aprimoramento de um determinado idioma ou mesmo para conhecer e viver diferentes culturas que cada um traz e vivenciou para ser quem é até este momento da vida. Material muito rico, você não acha?
A partir deste caminho que trilhamos, baseados nas experiências acima mencionadas, encontramos valores, aquilo que mais e menos gostamos de realizar, formas que gostamos de conduzir alguns caminhos e , acima de tudo, nos conhecer e perceber como sentimos e agimos frente as situações que a vida nos proporciona.
Em uma empresa, não é diferente. Nós convivemos com outras pessoas, vivemos uma nova cultura, situações inusitadas e repentinas, buscamos nos adaptar e enfrentar desafios, atingir metas e cumprir prazos.
O importante é conhecer-se para buscar a oportunidade que mais está alinhada com o que te motiva e inspira. O caminho não é fácil, mas estou aqui para, em conjunto, trilharmos as possibilidades e apoiar você nas descobertas.
Sucesso e conte comigo!
Um abraço,
Muito bom Tici! Bjs
Obrigada Jô. Esteja sempre por aqui. Bem vinda!
Um beijo para você.