Há pouco tempo passei por mais uma experiência de aprendizagem que me fez refletir muito, entender vários dos meus comportamentos e me possibilitou ter a opção de mudar ou não. Acho que uma das grandes lições que tirei deste treinamento foi o trabalho em equipe e o papel do líder. Vamos nos concentrar mais no líder. O que é líder?!
Segundo o dicionário Aurélio, líder é: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de ideias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. Já o dicionário Houaiss define líder como: Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráter religioso, filosófico, artístico, científico, etc.; algo ou alguém que guia, conduz.
Usar o verbo ser, a meu ver, dá uma conotação de algo “eterno”. Um cliente me disse certa vez: “ele é melhor que eu”. Eu lhe fiz a pergunta: “ele é ou apenas está, neste momento, mais preparado que você?” Acredito que muitas coisas podem ser analisadas sob esta perspectiva: tudo muda, tudo é um estado. Deste modo, por que em uma equipe de alta performance os liderados não podem assumir o papel de líder em determinados momentos?
Isso é estar líder! Como na metáfora do voo dos gansos, eles alternam a liderança, dividem o peso de receber toda resistência do ar e incentivam-se a todo o momento. Em determinadas situações o liderado pode ser a pessoa melhor preparada para assumir a liderança, isso gera empowerment (empoderamento) e responsabilidade. E uma equipe que possui coesão, sinergia e vínculo entre seus membros possui maturidade suficiente para que, a cada situação, alguém se reconheça como líder e assuma esse papel temporariamente atuando em prol da equipe e de seu próprio desenvolvimento.
Se não assumimos a responsabilidade, deixamos de crescer como pessoa e profissional, sempre se escondendo atrás das pessoas que naturalmente se prontificam, além de prejudicar a equipe. Essa situação não aparece apenas no âmbito empresarial/profissional, acontece em todas as áreas da vida! E a vida pede voluntários, como aprendi na palestra da Suzy Fleury (veja entrevista: http://wp.me/p1jS1w-q7).
Outro ponto a ser abordado é: qualquer pessoa pode ser líder? SIM! Todos somos líderes. Há um líder natural dentro de cada um, que não precisa obedecer ao que o mercado acha ser um bom líder. Apenas use seu talento, coloque a energia certa, colabore para criar algo novo e verá o resultado. No treinamento que participei era muito interessante perceber que cada pessoa do grupo se destacava em determinadas situações onde sua expertise era importante, então, todos podemos ser líderes. Não em todos os contextos, mas onde houver algo a ser feito!
Como é essa situação em sua vida, escreva compartilhando sua opinião!
Conheça nosso Programa de desenvolvimento de Líderes.
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
www.questaodecoaching.com.br
Olha só que coincidência. Com o tempo passando, hoje resolvi relembrar algumas experiências minhas sobre ser líder. E eis que recebo o seu texto! Maravilhoso! Parábens pela escolha!
Oi Lu!!
Que bom recebê-la em nosso blog! Acredito que várias vezes já passou por situações parecidas, não?! Tanto como líder quanto liderada!
Abraços
Muito bom Alexandre ! Siga o Lider, quem quer que ele esteja !
Obrigado Nicola!
Na verdade eu acho que seria contribua com o líder e seja o líder também!
Abraços!
Perfeito, Alexandre! Parabéns!!! Muito honrada e ter um lider como vc no grupo. Beijos.
Oi Leila!!
Obrigado!! A recíproca é verdadeira, minha querida! Foi uma honra e uma alegria imensa partilhar esses 3 dias de intenso treinamento! E seja muito bem vinda ao nosso blog! Estamos sempre buscando a colaboração generativa por aqui!!
Bjs