O que você vê quando se olha no espelho? Mais qualidades ou mais defeitos? Está feliz com o que enxerga? Ou essa visão lhe entristece?
Segundo estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma BR) 59 % dos brasileiros têm pouca confiança em si. Parece que a falta de amor próprio é um problema histórico do brasileiro.
Segundo Sedikides & Gregg 2003, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.
Você já parou para pensar que o julgamento mais importante da sua vida é aquele que você faz sobre si mesmo? A autoestima se refere justamente a esse julgamento.
Existem diversos graus de autoestima e isso pode mudar com o tempo. Passamos por fases em que não estamos na nossa melhor “forma psicológica”, com a autoestima meio em baixa, como por fases boas em que nossa autoestima se eleva.
Algumas situações podem explicar a baixa da autoestima:
Cultivar nossa autoestima faz toda a diferença nos resultados que obtemos na vida! Contudo, a confiança em si mesmo não vai garantir o sucesso, mas ajuda a lidar melhor com as dificuldades, a analisar os problemas e a aprender com os erros. Tudo isso sem grande abalo emocional e sem culpar os demais. Ter uma boa autoestima contribui para a sensação de felicidade e de realização pessoal. Quem tem confiança em si mesmo sabe pedir ajuda, tirar lições dos erros e deixar as magoas para trás.
A ampliação do autoconhecimento é uma das formas mais eficientes para melhorar a estima por si mesmo. Quanto mais temos noção dos nossos pontos fortes e fracos, mais temos do que nos orgulhar e podemos agir para melhorar aquilo que nos atrapalha.
Ai vão algumas sugestões para ajudá-lo a ampliar sua autoestima:
O processo de Coaching pode ser uma excelente ferramenta para apoiar a ampliação do autoconhecimento e a consequente elevação da autoestima. Por meio da utilização de vários instrumentos o Coachee/Cliente tem a possibilidade de entrar em contato com vasta informação sobre si mesmo e de trabalhar com essas informações para formar uma imagem mais realista de si mesmo.
O conceito mais importante é que: autoestima se constrói, então “mãos a obra” – trabalhe em seu próprio beneficio!
Escreva um comentário sobre o que pensa em relação à autoestima, quem sabe você tem algo para acrescentar a esse post…
Abraços,
Costumo dizer que tenho fé no ser humano e cada dia mais as pessoas estão percebendo que fazem parte de um todo. A auto compaixão, o auto perdão, auto gratidão e auto aceitação também fazem parte dessa reflexão. Primeiro gostar de quem eu sou, aceitar o que sou e não querer ser quem eu não sou. Exercicio diário, não é fácil, mas só ter esta consciência já é meio caminho andado. Bjs. Maria de Lourdes
Olá Maria de Lourdes,
Adorei a sua visão sobre o tema. Acredito que todos os aspectos citados por você, realmente contribuem para a elevação da autoestima. Gostar de si mesmo e se valorizar, é como você disse, um exercício diário. Obrigada pela contribuição e continue sempre conosco. Abrs
Olá Yara,
Eu gosto muito desse tema e eu é que agradeço a oportunidade de compartilhar com vocês,
Abrs
Malu