Com muita frequência alguns profissionais ignoram os motivos pelos quais não conseguem ascender nas suas carreiras e se frustram para encontrarem uma maneira de atingir as suas metas.
No mundo corporativo, nem sempre as normas são claras e muitas vezes as avaliações ficam numa esfera subentendida onde o aspecto não verbal dificulta o entendimento do feedback que lhes é passado transmitido.
Profissionais que não têm habilidades políticas sofrem com esse tipo de situação ao receberem um feedback vago . Além disso, certas normas não explícitas ficam difíceis de serem explicadas, uma vez que não tem relação com a competência técnica, experiência na área ou conhecimento da organização. São consideradas habilidades intangíveis, que dificultam o entendimento de quem está ávido por uma promoção
( ex: pensar estrategicamente, transitar pela organização, montar equipe forte, etc).
Ao contrário do que as pessoas pensam, as competências comportamentais têm peso tão relevante quanto as competências técnicas e isso , muitas vezes, não é percebido pelo profissional. Outro aspecto a ser observado é o desalinhamento dos valores pessoais com os valores da organização.
Uma alternativa para entender aspectos implícitos de um feedback é ter uma conversa franca com o superior ou algum outro profissional hierarquicamente superior e com quem se tenha uma relação positiva. É preciso expressar a sincera vontade de entender o que está acontecendo ou impedindo o seu progresso. A pergunta deve focar e clarear as habilidades e recursos necessários para se tornar candidato a níveis superiores de responsabilidade no futuro. Quer saber mais sobre feedback veja o post: https://qdc.yaraleal.com.br/2011/05/24/voce-ja-foi-presenteado-hoje/
Ouvir atentamente e decifrar o feedback ajudam a responder que medidas devem ser tomadas para que acreditem na sua capacidade de vencer nos níveis mais altos da organização.
Depois disso, é preciso mudar a sua percepção sobre si mesmo e correr atrás do desenvolvimento pessoal.
Amplas oportunidades podem surgir à partir daí e muito provavelmente a promoção almejada estará a caminho.
Que tal pensar nisso para 2013?
Abraço,
Liana
liana@questaodecoaching.com.br
Liana, a habilidade política hoje também é necessária para sabermos lidar com nossos próprios interesses e os interesses de outras pessoas. Política está em tudo que fazemos e que envolve mais pessoas. Entender isso pode facilitar relações, especialmente de aprendizagem.
Abraços!
Concordo com você. A habilidade política é uma competência importante, principalmente nas relações profissionais. Agradeço a contribuição do seu comentário.Abraços.