“Knowing when not to work is as important as knowing when to”
Harvey MacKay
Olá Leitor, como vai?
Tenho notado em meus atendimentos que um ponto em comum entre os coachees é a busca do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A carga de trabalho está cada vez maior e as equipes cada vez mais enxutas, criando assim um desafio para tornar esta relação ideal.
Baseado nos planos de desenvolvimento criados nos atendimentos deste ano, compartilho com vocês algumas das iniciativas que talvez também possam ser úteis para suas vidas.
Meus coachees e eu, chegamos a conclusão que não precisa ser uma pessoa desocupada para se ter uma vida balanceada, na realidade, percebemos (e pesquisas também mostram) que quanto mais ocupada a pessoa é, mais ela se organiza para conseguir cumprir as tarefas da vida pessoal e de trabalho. Outro ponto que ficou claro, é que as pessoas muito ocupadas aprendem a estar presentes realmente nas situações, sem levar preocupações e prazos consigo, curtindo de fato o momento. Quando você tem apenas uma hora para brincar com as crianças, aproveite! Você não resolverá seus problemas na próxima hora. Tente estar presente no momento.
Outra tática que pode ajudar é trazer suas competências de trabalho para a vida pessoal, ou seja, se você é uma pessoa organizada no trabalho, organize programações na vida pessoal. Tente fazer de sua vida fora do trabalho algo que te anime e traga dinamismo. Procure algo que te envolva e te de prazer. Caso você viaje para suas férias familiares e não consiga se desligar de suas preocupações e prazos de trabalho, uma boa tática é escrever o que está em sua cabeça, escreva tudo em que está pensando, como um brainstorming, sem pensar nas frases corretas, mas para tirar de sua mente aqueles pensamentos que não o deixam relaxar. Esta tática também vale para momentos além de suas férias, no seu dia a dia.
Conseguir ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é um desafio, mas a cada dia precisamos buscar formas que nos proporcionem bem estar, pensando em sermos felizes. Pense em longo prazo, será que daqui 20 anos, neste ritmo que me imponho, seria feliz comigo e com aqueles que amo?
O final do ano se aproxima e com ele, geralmente fazemos uma auto reflexão de melhorias para o novo ciclo de nossas vidas. Que tal pensar neste assunto?
Aproveite que você está aqui no blog e cadastre-se, assim você receberá semanalmente novidades sobre desenvolvimento de carreira e de vida. Além disto, curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Blog-Questão-de-Coaching/211686038876209?ref=ts&fref=ts.
Um abraço e boa semana,
Ticiana C. Tucci