No post desta segunda-feira falei um pouco sobre a importância da Inteligência Emocional. Ela é um conjunto de capacidades que dizem respeito a como lidamos com nossas emoções e com a dos outros , e como estas afetam diretamente nosso bem-estar.
Assim como um músculo do nosso corpo, podemos exercitar e treinar essas habilidades. Portanto, se você deseja melhorar, seguem três ótimas perguntas que vão ajudá-lo a lidar melhor com as emoções e a ser mais feliz.
Raiva, tristeza, medo, impotência? Quando se sentir mal tente definir qual é o seu sentimento. Pode parecer óbvio, mas saber nomear nossas emoções pode ser um desafio, pois geralmente sentimos várias coisas ao mesmo tempo e vira uma bagunça. É importante entender que apesar de termos determinados sentimentos, podemos nos tornar observadores de nós mesmos. Ou seja, posso sentir raiva, mas posso olhar como uma terceira pessoa para mim e entender o por que de eu estar sentindo isso. Inteligência emocional começa com o reconhecimento de nossas emoções. Afinal, como trabalhar uma emoção se não a reconheço?
Assim que defino qual é a minha emoção , tenho que tomar uma decisão: o que faço com ela? Não é porque sinto raiva que tenho que sair chutando tudo que encontro pela frente. Posso entender o que a causou e tentar resolver a questão. Se estou chateado porque alguém falou algo ruim, posso escolher ir conversar com esta pessoa ao invés de comer um pote de sorvete na frente da TV. Lembre-se, apesar de sentirmos e sermos invadidos por sentimentos, somos agentes das nossas emoções. E o que fazemos com nossos sentimentos é de nossa responsabilibdade. Reconhecendo a emoção, posso escolher como agir em relação a ela, ao invés de permanecer refém desta e repetir comportamentos reativos.
Existe um engano em relação ao que significa escutar. As pessoas acham que escutar é ser passivo. Ou seja, é ouvir tudo o que o outro diz e fazer aquilo tudo que é dito. Porém, escutar efetivamente é muito mais do que isso. É fazer um esforço para entender a mensagem que o outro está tentando passar. Por trás de uma frase existem intenções, preocupações, sentimentos… E em geral é difícil identificar tudo isso e ainda colocar em palavras de forma clara e eficiente. Todos nós temos esta dificuldade e provavelmente você já disse muitas coisas que não expressavam a complexidade de seu interior. A comunicação vai muito além das palavras e muitos mal entendidos se dão porque não entendemos a mensagem que o outro quer passar. Portanto, faça sua parte e faça um esforço para entender o conteúdo por trás das palavras. Esta postura ajuda nos relacionamentos porque a comunicação se torna mais clara. Você irá sentir a diferença quando alguém fizer isto por você !!
Espero que as dicas tenham sido úteis!
Bom proveito e ótimo fim de semana!
Bruna Lauletta
Deixe um comentário