Eu desejo, você deseja, nós desejamos…Será que se mudarmos o verbo, conseguimos conjugar nas mesmas pessoas? Quer tentar? Eu realizo meus desejos, você realiza seus desejos, nós realizamos nossos desejos. Será?
Sonhos e desejos todos têm, mas uma grande maioria de nós acaba deixando-os para trás, por falta de disciplina ou porque o Gênio da Lâmpada só existe no mundo da fantasia e sem ele….fica difícil.
Uma de minhas coachees, sonhadora e prática, encontrou uma forma lúdica para fazer as coisas acontecerem em sua vida. Inspirou-se num blog que havia visitado e decidiu, de uma vez por todas, investir em uma lista de 101 coisas que gostaria de realizar. Das mais simples às mais sofisticadas, mas contendo itens que de alguma forma lhe trarão gratificação. Começou de forma aleatória, não se importando em categorizar ou definir prazos. Depois separou por temas e períodos para realização. Há desejos para realizar em relação à família, ao marido, atividades para benefício próprio, para deixar a casa mais aconchegante, compras a fazer (afinal, ela é uma mulher!), itens para investir pessoal e profissionalmente, para cuidar do seu bem-estar, saúde, lazer, enfim, uma relação bem abrangente. Tudo perfeitamente factível (não confunda com fácil), específico e mensurável.
E imediatamente começou a agir. Esta lista é recente, mas minha coachee já está satisfeita por ver seus desejos se realizarem. Simples assim.
Foi necessária uma tomada de decisão, compromisso consigo e uma pitada de disciplina para dar o pontapé inicial e se manter no jogo.
Uma atitude que a tirou da postergação foi substituir as frases “Um dia eu faço.” ou “Ah! Eu gostaria tanto de, mas…” por “ Uau! Ponto para mim. Mais uma realização” .
E você, se animou? Eu sim – prometi que assim que escrevesse este post faria o meu rol de desejos.
Aceite uma dica, se optar por fazer também: faça uma lista leve, equilibrada, com muitos itens fáceis de realizar, alguns mais exigentes e um ou outro muito desafiador. Faça de um jeito que lhe dê prazer, tenha sua cara e seja eficaz. Entenda por eficácia fazer uma lista viável, com itens claros e objetivos, com referências palpáveis que confirmem se foram ou não atingidos. Assim você cria uma estratégia que vai lhe motivando paulatina e consistentemente e a cada realização vai ganhando a sensação de que está acumulando créditos consigo mesmo. E lembre-se de comemorar cada conquista, pois isto forma um ciclo de reenergização em sua mente e coração. Você tem o meu incentivo.
Em tempo:
Obrigada pela companhia, nos encontramos em breve.
Márcia
Oi Má,
Muito boa a ideia da lista de desejos e importante lembrar que o gênio da lâmpada somos nós mesmos. Escrever a lista é o primeiro passo, depois é agir, como você explica tão bem! Bjs
Bem lembrado. Melhor ter o gênio da lâmpada dentro de nós do que depender de um externo, não é? Bjo.
Oi Tia! Muito boa esta iniciativa… Conforme bem elucidado por sua amiga, somos nosso próprio genio da lâmpada…. Tal atitude, ao meu ver, nada mais é do que um despertar do “gênio da lâmpada” que esta intrinsicamente ligado ao ser humano, entretanto, em razão das adversidades que nos aparecem com mais frequência em nossos dias, acabamos deixando “correr atrás” das pequenas coisas e consequentemente deixamos de buscar àqueles que necessitam de mais empenho e dedicação para se atingir um objetivo. Iniciei minha lista e já obtive meu primeiro exito, qual seja, concluí minha gestão que a tempos fico procrastinando… e… Read more »
Que bom receber comentários da família! Adorei saber que o meu post, e a ideia de minha coachee, já mobilizaram uma pessoa a agir. Maravilhoso. Parabéns pela sua atitude, Junior. E muito bacana comemorar seu sucesso. Um grande beijo a vocês.Márcia