Caros leitores e amigos, falamos bastante aqui no blog sobre metas, realizações, transformações, mudanças, melhora na qualidade de vida profissional e pessoal. Mas de que adianta mudarmos tanto as nossas vidas para melhor e não contribuir com os outros? E não estou me restringindo ao nosso círculo familiar e de amigos, mas sim àqueles que não conhecemos. Nossa família e amigos são afetados positivamente assim que consolidamos a mudança, eles já são beneficiados no processo.
Peço permissão a vocês para escrever sobre minha experiência. Aproximadamente cinco anos atrás eu tive a vontade de fazer trabalho voluntário e pensei qual tipo de trabalho eu gostaria de fazer. Cheguei a quatro opções: ajudar crianças, pessoas em hospitais, idosos e animais. Todo mundo já foi criança um dia, ficou ou ficará doente, se o fluxo da vida permitir seremos idosos, e quem não gosta de um bichinho? Na época não priorizei os meios de concretizar essa vontade
Em 2011 durante um treinamento fiz um projeto de vida e nele coloquei como meta na saúde social que faria visitas mensais em alguma instituição para crianças, hospitais, de idosos ou animais. Pela sincronia do Universo encontrei o Grupo Sol, uma ONG que auxilia diversas entidades assistenciais. Comecei a participar do Dia de Sol, um dia em que algumas entidades abrem as portas para o Grupo Sol e seus amigos visitarem as pessoas que são assistidas. O Dia de Sol acontece no primeiro sábado de cada mês, exceto em feriados e no mês de janeiro. As entidades visitadas são abrigos de crianças, hospitais que atendem pacientes portadores de paralisia cerebral e abrigo de idosos, será mera coincidência? Comecei participando apenas da parte da manhã do Dia, depois resolvi conhecer as entidades visitadas na parte da tarde, e então aproveitei o dia inteiro!
Em setembro de 2012 senti um chamado mais forte para minha saúde social e perguntei como podia ajudar mais no Grupo Sol. Passei por um processo de adaptação mútuo entre eu e os demais integrantes do Grupo, e hoje tenho orgulho de dizer que faço parte da Família Sol! Aprendo a cada dia com essas pessoas maravilhosas e tenho oportunidade de colocar em prática aquele desejo inicial que há anos estava latente em mim.
O que começou apenas com um desejo, “quero ajudar”, se concretizou. Outras coisas serviram de motivadores: um vídeo atribuído a Walt Disney tem uma frase “de nada adianta ser luz se não posso iluminar o caminho dos outros”; Arnold Schwarzenegger em outro vídeo diz para retribuirmos sempre por alcançar os objetivos; Chico Xavier diz que não há salvação fora da caridade; e meu caríssimo mestre budista sempre me diz que não pratico o Dharma para mim mesmo, mas para os outros. Cada vez mais confio que quando dedicamos nossas obras para os outros, alimentamos um ciclo de abundância para todos, inclusive a nós. E foi exatamente este o chamado que senti em 2012: minha vida estava em abundância, queria retribuir e agradecer, o benefício não podia se restringir apenas a mim.
Nas ações do Grupo, eu sei que faço a diferença onde ninguém mais vê – frase da presidente de um dos abrigos. Em toda visita saio renovado por cada olhar, cada abraço, cada risada que trocamos com o outro. E eu sei que possivelmente quem mais ganha com tudo isso sou eu mesmo.
Quero deixar aqui o convite do próximo Dia de Sol para todos vocês! Se não puder esse mês, te encontro em algum próximo! E quero fazer a pergunta a você, meu caro amigo e amiga: O que você tem a retribuir?
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
Ale, lindo esse trabalho! Parabéns a você e ao Grupo Sol. Abrs,
Obrigado Yara!!!
Bjss
Olá Alexandre, como faço pra participar?
Um abraço,
Olá Sabrina!
Se você puder participar do Dia de Sol está super convidada e será muito bem vinda!! Lá você pode conversar diretamente com algum coordenador do Grupo Sol, tirar suas dúvidas, receber as informações necessárias e literalmente “sentir” a energia do grupo.
Teremos Dia de Sol esse sábado e as informações seguem no site: . Clique em visitas, você verá o horário e mapa do ponto de encontro!
Grande abraço!
Eu apoio!!! adoro ajudar as pessoas! comecei a ajudar um lar de crianças carentes e ajudo há 5 anos. Porém quero mais, quero colaborar mais ativamente e quero conhecer outras entidades. Com certeza farei uma visita.! Parabéns pela sua iniciativa, que faz um bem enorme a nós e a comunidade ao nosso redor… Abs
Olá Paula!
Obrigado e parabéns para você também! Vamos seguir em frente e fortalecer essa corrente do bem!! Quando quiser conhecer o Grupo Sol é só avisar!
Abraço!
“… afinal, que possui o homem? Nada daquilo que é do uso do corpo, tudo que é do uso da alma: inteligência, conhecimentos e as qualidades morais. Portanto, dele depende ser mais rico em sua saída do que em sua chegada.” E você, meu amigo, é uma pessoa repleta da verdadeira riqueza. Um abraço e parabéns por saber ouvir o seu coração.
Lígia.
Olá Lígia!
Uau! Gratidão pelas suas palavras! Muito obrigado por nos acompanhar e por me proporcionar essa injeção de ânimo para seguir em frente ouvindo o coração!
Grande abraço!