A cultura de uma organização é o conjunto de práticas, procedimentos, crenças e comportamentos que a caracterizam, sendo como a personalidade ou a identidade que opera dentro dos seus corredores. Ela diz respeito ao conjunto de significados compartilhados pelos membros e que a distingue das demais. Refere-se à maneira institucionalizada de agir e pensar que impera no seu interior.
É inevitável que cada empresa tenha uma cultura que a identifique e que cause impacto interno e também na comunidade com a qual se relacione. O modo de trabalhar de uma organização será determinado pela forma de pensamento dos seus idealizadores.
A cultura das empresas está sempre em movimento e influenciada pelo contexto em que atua. É importante que a direção das empresas não deixe que esse movimento de mudança ocorra ao sabor do vento e que desenvolva ações para que a cultura se mantenha aderente às estratégias do negócio. Para que isso ocorra é necessário um trabalho intencional de identificação dos pontos que devem ser reforçados e dos que devem ser combatidos. A organização que não investe recursos para definir quem realmente é, corre o risco de ter sua cultura definida ao acaso. “A preocupação em forjar uma cultura corporativa clara é fundamental para sobreviver em mercados mais maduros.” – fonte matéria – A Era do Executivo Infiel – da revista Exame do 05/2013.
Todacultura organizacional é formada por três tipos de componentes:
Artefatos: são os componentes mais superficiais e visíveis de uma cultura. São as coisas concretas que quem visita uma empresa vê, ouve e percebe. Incluem os produtos e serviços, os padrões de comportamento, organização espacial, políticas de RH.
Valores compartilhados: é o segundo nível diz respeito aos valores relevantes que se tornam importantes para os funcionários e explicam porque as pessoas fazem o que fazem.
Pressuposições básicas: é o nível mais sutil, íntimo, profundo e muitas vezes oculto da cultura organizacional. Aqui estão as crenças, percepções e sentimentos em que as pessoas acreditam.
Para que uma empresa consiga acompanhar e direcionar o curso de sua cultura ela inevitavelmente terá que trabalhar com esses três tipos de componentes.
O indivíduo que entra em uma organização passa pelo processo de adaptação àquela cultura e aos poucos vai entendendo “como as coisas funcionam”. Pode ser acolhedor para um novo funcionário ter padrões de comportamento e regras a seguir.
Com o aquecimento do mercado e alta competitividade por talentos, a cultura empresarial pode ser um fator de atração ou repulsa para que os trabalhadores almejem fazer parte do quadro de funcionários. Atualmente as pessoas buscam trabalhar em um ambiente que esteja alinhado aos seus valores e seu modo de ser. Com a facilidade para obter informações sobre a empresa, antes mesmo de participar do processo seletivo, o profissional tem condições de exercer seu poder de escolha em relação à empresa. Não é mais só a empresa que escolhe o candidato.
Caso um funcionário esteja com dificuldades de adaptação à cultura da empresa, o processo de coaching pode ajudá-lo a analisar se essa adaptação é possível e como agilizá-la. Não é bom para a empresa e nem para o profissional a falta de compatibilidade entre valores individuais e a cultura da empresa.
Mudanças na cultura da organização certamente começam de cima para baixo e devem ser executadas pelo Presidente e pela Diretoria. Os demais ocupantes de cargos de gestão devem fazer parte do processo, pois cabe a eles o papel fundamental de comunicar e incentivar as mudanças propostas aos funcionários da linha de frente.
É natural que cada empresa tenha a sua própria cultura e que algumas pessoas se sintam atraídas por ela e outras não. Se a empresa tiver os aspectos relacionados à cultura sendo observados, acompanhados e de certa forma divulgados, ela vai atrair os profissionais certos que apresentarão maior facilidade de adesão à cultura e certamente trabalharão mais felizes. Isso é bom para a empresa e para os funcionários e traz mais resultados!
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Referência Bibliográfica:
Livro: Cultura Organizacional
Autor: Reinaldo Dias
Editora: Alinea
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Abraços,
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Yara, entender a cultura da empresa é fundamental para quem está empregado e também uma dica interessante para aqueles que pretendem buscar novos desafios em outras organizações. Abraço.
Isso mesmo Liana. Entendendo a cultura as chances de haver uma adaptação é muito maior e os resultados são bons tanto para o profissioanl com para a empresa. Bjs,