“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo.”
Esta frase estava inscrita no portão de entrada do Oráculo de Delfos, na Grécia. O coaching possui uma base filosófica de questionamento e autoconhecimento que remonta aos grandes filósofos gregos, entre eles Sócrates. Ele incentivava os homens a se questionarem e refletirem sobre si próprios e sobre todas as coisas. Conhecer a si mesmo é o ponto de partida para poder entender o mundo.
Mas voltar os olhos para dentro de si não é uma tarefa fácil. Há quem prefira assumir a posição de passageiro na vida, sentar na janelinha e colocar o seu olhar nos outros à procura de defeitos. Uma posição bem cômoda para quem não sabe nada de si. Nesse sentido, maturidade ou experiência não tem a ver com a simples passagem do tempo contabilizado em anos, mas sim com um esforço real e intencionado do indivíduo em conquista-las a partir do que lhe acontece.
Baseado nesse conceito eu só posso falar daquilo que sei através da experiência. Estou na busca incessante do autoconhecimento e o coaching para mim foi um ponto fundamental. Trouxe ao consciente meus valores, necessidades, meu perfil emocional, minha missão de vida e visão de mundo. Coloco como ponto chave do processo o autoconhecimento. Sem saber minimamente quem sou e onde estou, fica bem mais difícil saber o que fazer, como fazer, e qual resultado quero obter.
As pessoas já possuem tudo o que necessitam para o sucesso e para contribuir com o Universo, basta deixar fluir essa sabedoria natural. Permita-se olhar para dentro, com coragem e sinceridade, pois há muita coisa a se trabalhar para melhorar. E também há muitas qualidades que devem ser expressas e utilizadas com mais frequência.
Você é um ser Divino e tem todo Universo dentro de si, reconheça-se dessa forma e como parte dessa imensidão. O trabalho de autoconhecimento é acalmar a agitação mental e desvendar os véus que cobrem o seu verdadeiro poder natural, permitindo assim que seu dom único seja expresso no mundo.
Aceita o convite? Quem é VOCÊ?!
Posts relacionandos:
Entrevista com Gilberto Katayama;
Assine o feed de notícias inserindo seu email no canto inferior direito da página! Curta nossa página no Facebook e também estamos no Twitter!
Um grande abraço
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
Tenho que montar uma palestra sobre “minha consciência” com esta simples leitura como se fosse a orelha de um livro já obtevi muitas informações.
Olá Walter!
Obrigado pelo feedback! Estando ao nosso alcance, estamos à disposição para ajudar!
Abraços!
A questão é essa!!! Como olhar para dentro de si!!!!???!
Caro Flavio, desculpe a imensa demora! A QC passou por algumas reformulações e estou distante agora, porém em contato esporádico. Vi apenas agora seu comentário, vamos lá! Não existe receita pronta, pílula mágica ou algo que sirva para todos. O meu caminho é meu caminho, cheio de erros e acertos que podem ou não servir para você. Eu comecei lendo livros de auto-ajuda (confesso rs), o primeiro processo estruturado/formal de autoconhecimento foi o coaching, depois fiz cursos como Leader Training, PNL, comecei a estudar o Budismo Tibetano, fiz uma formação em Renascimento, faculdade de psicologia, muita psicoterapia. Mas conheço pessoas… Leia mais »
Só faltou falar como faz para olhar para dentro de si né!
Olá Cristielen! Conforme escrevi no comentário do Flávio logo acima, não existe receita pronta. No coaching dizemos que se eu te dar a resposta, é a resposta de acordo com minha experiência para sua questão, que pode não ser a melhor solução. Você pode procurar terapia de diversos tipos. Na psicologia existem dezenas de abordagens, cada uma tem sua maneira de entender o ser humano e propor as intervenções. Há as terapias alternativas, como o Renascimento que eu escolhi para fazer a formação, e muitas outras disponíveis. Não posso dizer como você tem que olhar para dentro de si, seria… Leia mais »