A entrevista de emprego é um momento importante para o entrevistador, uma vez que ele tem a missão de encontrar um profissional que atenda aos requisitos para o cargo, que traga resultados e se adapte com facilidade ao clima da empresa contratante.
Para conduzir essa tarefa desafiadora com sucesso, algumas dicas são fundamentais:
Antes da entrevista:
- Procure trazer para entrevistas somente candidatos que atendam aos requisitos básicos do cargo: faça uma boa triagem de currículos.
- Tenha um roteiro preparado: faça um planejamento, saiba o que vai perguntar e que informações precisa ter ao final da entrevista.
- Garanta um local adequado: preserve a privacidade e tenha certeza de que não vai expor os participantes do processo a situações constrangedoras. Ex: encontrar alguém da empresa empregadora atual.
- Leia os currículos previamente: esse cuidado vai permitir que você identifique oportunidades de perguntas ou áreas de dúvidas para as quais deverá dedicar algum tempo, para esclarecer.
- Cumpra a agenda: organize-se para manter o horário acordado.
- Procure elaborar duas ou três perguntas que deem indícios sobre competências importantes para o cargo em questão. Ex: Você poderia me contar uma situação profissional em que teve que lidar com prazos curtos de entrega? Qual foi a situação, como você agiu e qual foi o resultado final?
Durante a entrevista
Tenha a mente aberta e distante de preconceitos: esse é o momento de conhecer o profissional que está a sua frente. Deixe para avaliá-lo depois que a entrevista acabar, assim você dará oportunidade para que a exposição aconteça de uma forma mais ampla e espontânea.
- Mantenha um clima amigável: seja simpático e agradável, criando um ambiente favorável a uma conversa que incentive a exposição verdadeira.
- Fale menos e ouça mais: Esse é o horário nobre do candidato, deixe que ele brilhe. Faça as perguntas e dê tempo suficiente para a explanação sobre experiências, motivos e expectativas.
- Use perguntas abertas: esse tipo de pergunta proporciona maior oportunidade de expressão ao candidato, se comparado às perguntas fechadas que incitam respostas do tipo sim ou não.
- Faça perguntas condizentes com o contexto profissional: procure fazer questionamentos que ajudem o profissional a mostrar suas realizações e características. Evite por exemplo: qual o seu signo, para que time de futebol torce?
- Pode fazer anotações: anote o que for fundamental, desde que isso não tire sua atenção do que é mais importante – conhecer o candidato.
- Mantenha o controle da entrevista: esteja atento ao horário e preocupe-se com a organização, para permitir que todos os aspectos sejam investigados, mas que também, termine dentro do prazo previsto.
Depois da Entrevista
- Organize o material colhido: e junte as informações: currículo, suas anotações, resultados de testes, etc.
- Agora é a hora de avaliar: procure correlacionar as informações que angariou durante a entrevista com os requisitos do cargo.
- Compare os candidatos finalistas: Entre os candidatos disponíveis procure decidir qual está mais próximo das expectativas da empresa.
- Tome uma decisão- responda à pergunta: Esse candidato é adequado às necessidades do cargo, da área e da empresa? Pense no curto, médio e longo prazo.
- Dê resposta aos candidatos que foram preteridos: isso é muito importante, pois a expectativa é grande quando procuramos emprego e, além disso, você deve preservar a imagem da empresa para a qual trabalha.
É bom lembrar que a habilidade para fazer entrevistas é algo que se aprende e quanto mais praticamos mais aperfeiçoamos. Caso queira ler mais sobre outros pontos de vista relacionados à entrevista click nos links abaixo:
Reflexões de uma Head Hunter
A hora da Entrevista
Processo seletivo: uma escolha também sua
Depois de todas essas dicas, só posso lhe desejar uma ótima entrevista!
Cadastre-se no Blog, inserindo seu email no canto inferior direito da página! Curta nossa página no Facebook . Estamos também no Twitter!
Abraços e até a próxima.
0 0 votos
Classificação do artigo
Yara, gostei muito da publicação, vem de encontro aos ideais na minha procura por uma formação em coaching. Aliás, gostaria de parabeniza-la pelo blog em si, visual fácil de ler, limpo e sem poluição. Sucesso!!!
Olá Hercules, Que bom ter você por aqui e trazendo elogios tão agradáveis. Que ótimo que gostou da publicação e do Blog. Esteja sempre conosco, essa troca é estimulante para nós que escrevemos. Abrs,