Você já passou por uma ferramenta de assessment? Segundo o portal clickcarreira, o assessment é muito utilizado nas empresas para avaliar o perfil e as características do profissional em detalhes. Normalmente aplicado através de questionários, testes e entrevistas.
O assessment pode ser aplicado em processos de seleção, coaching, mentoring, formação e desenvolvimento de equipes, identificação de necessidades de desenvolvimento individual e da equipe, identificação de perfis ideais para cargos, desenvolvimento de liderança, aumento da motivação, resolução de conflitos interpessoais, aprimoramento de relacionamentos interpessoais, desenvolvimento individual entre outros.
Entre as várias ferramentas de assessment existentes no mercado, falaremos de uma em especial hoje que é muito utilizada nos processos de coaching. O DiSC® é baseado nos estudos do psicólogo americano William Moulton Marston que, fugindo um pouco do que geralmente era pesquisado na época, ou seja, psicopatologias e distúrbios, estudou o que seria “normal” do ser humano. Chegou a quatro respostas emocionais básicas do comportamento humano, que ele denominou como: Dominância, Influência, eStabilidade e Cautela. Não há um tipo melhor ou pior, certo ou errado. As pessoas possuem os quatro tipos, com uma preferência comportamental de um, dois ou até três tipos, ou seja, há predominância de alguns tipos comportamentais.
O tipo D é uma pessoa voltada para a ação, empreendedora. O tipo I é uma pessoa voltada para o valor humano, de forjar relacionamentos. O tipo S também é voltado para as pessoas sendo seu diferencial a contribuição para o grupo. O tipo C é uma pessoa organizada, lida bem com regras e procedimentos.
O DiSC® é feito através de um inventário em que também não existem respostas certas ou erradas, existe apenas a sua resposta. O resultado é apresentado através de uma entrevista de devolutiva, em que coach e coachee analisam juntos se os dados fazem sentido ou precisam ser contextualizados.
A importância de uma ferramenta de assessment no processo de coaching é que ela traz a possibilidade de trabalhar de forma consciente uma quantidade de informações que permitem a ampliação do autoconhecimento. E o DiSC® traça um perfil de tendência comportamental, ou seja, não determina que você seja deste ou daquele modo. Não é uma desculpa para justificar suas ações, mas uma ajuda para compreendê-las e também compreender o outro. Afinal, quanto mais eu me conheço, mais eu posso conhecer o outro também.
Espero ter contribuído para sua reflexão e crescimento. Estamos à disposição para conversar, trocar informações etc. Mande seu comentário, e-mail, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e em breve em outras redes sociais também!
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari alexandre@questaodecoaching.com.br www.questaodecoaching.com.br facebook.com/questaodecoaching @QueCoaching
Olá Ale, utilizo a ferramenta DISC há bastante tempo e continuo confirmando a sua contribuição para a ampliação do autoconhecimento de meus clientes de processos de Coaching. Ferramenta simples de aplicar e que apresenta como resultado, estilo comportamental e comportamentos são observáveis, portanto fica fácil para os clientes se identificarem com os resultados apresentados.
Parabéns pelo texto conciso e claro.
Abrs,
Yara
Oi Yara!
Realmente, depois de conhecer melhor a ferramenta percebo sua importância! Obrigado pela força de sempre!
bj