Nesse livro o autor Joey Reiman explora o tema “propósito” de forma atraente e inspiradora. O conteúdo é direcionado à busca do propósito das organizações por meio de suas raízes/história. Contudo, o leitor também pode aproveitar os ensinamentos do autor para descobrir seu propósito pessoal.
Joey Reiman foi eleito pela revista Fast Company uma das 100 pessoas que vão mudar o modo de como o mundo pensa. É CEO da Consultoria global BrightHouse, que no Brasil faz parte do Grupo Troiano de Branding.
Propósito é uma força que possui capacidade para influenciar o modelo dos negócios, provocando uma mudança de atender somente os próprios interesses para que possa abarcar o interesse da humanidade. Para a identificação do propósito, o enfoque deve ser na origem da empresa, como ela surgiu, com que princípios e intenções e não deve ter como base uma pesquisa de mercado para descobrir as expectativas do consumidor – a inspiração deve ser interna. Todas as empresas tem um papel importante no mundo, que vai além de trazer lucros para os acionistas. Uma vez que esse papel é descoberto ele vai propiciar sustentabilidade para a empresa e oferecer um direcionamento para suas marcas e produtos.
Para apoiar as empresas a encontrarem seus propósitos a BrightHouse propõe, O Processo dos Quatro I’s:
Investigação: escavar as raízes da empresa, para saber com clareza “quem” é essa organização.
Incubação: Entender o papel relevante que a empresa desempenha no mundo.
Iluminação: Articular a intersecção única da essência da organização com seu papel no mundo (Master Idea).
Ilustração: Trazer sua Master Idea à vida por meio de um filme e de um roteiro de alto nível, com conceitos voltados para o público interno e externo.
Uma das ideias que chama a atenção nesse processo dos três I’s foi a fase de incubação, que parte do princípio de que a criatividades depende do que você está pensando, com quem você está pensando e onde está pensando. São realizadas sessões de incubação que tem como base pensar para reconectar suas raízes com as necessidades do mundo. O local de trabalho frequentemente é o último lugar em que pensadores de verdade são encontrados, portanto são selecionados para essas sessões Luminares, especialistas em temas que tenham relação com a história da empresa, que acendam luzes sobre o que não está sendo enxergado. Os Luminares passam sua vida estudando, escrevendo, experimentando e criando em seus campos de especialidade e quando vêm a uma sessão de incubação trazem insights profundos logo no começo. Exemplos de Luminares: Astronauta, Historiador, Cientista Política Especializada em Confiança, Biólogo Ambiental, Especialista em Quadrinhos e Super-Heróis. É um momento único ter uma sala com aproximadamente 12 especialistas em várias áreas relacionados ao seu negócio lhe ajudando a identificar sua Master Idea.
Mais para o final do livro o autor apresenta uma tipologia com uma matriz de quatro quadrantes com classificação de estilos de empresas:
Plantation: Chefe Reativo – Organizações deficitárias tanto em propósito como em execução.
Fortaleza: General Competitivo – Organização muito bem administrada; é regida por posicionamento competitivo, não por possibilidades ilimitadas.
Castelo nas Nuvens: Guru Etéreo – Organização regida por propósito, mas poucos processos e execução.
Camelot: Herói Único – Organização inspirada por propósito e possui sistemas e processos voltados para uma empresa sustentável.
As empresas caminham em direção a Camelot e cada uma delas se encontra em um ponto do caminho.
Para encerrar essa resenha incluo uma frase de Joey Reiman, autor do livro:
“O propósito é uma força tão poderosa quanto a da gravidade, mas, em vez de atrair para baixo, impulsiona adiante.”
Titulo: Propósito
Autor: Joey Reiman
Editora: HSM
Recomendo a leitura e espero que gostem e compartilhem, conosco suas opiniões.
Boa leitura a todos!
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
___________________________________________________________________________________________________________________________________
REVIEW – PURPOSE
In this book the author Joey Reiman explore the subject “purpose” in an attractive and inspiring way. The content is directed to the seek of the organizations purposes, by means of its roots/history. However, the reader may take advantage of the author’s lessons in order to find out his/her own personal purpose.
Joey Reiman was named one of Fast Company magazine’s 100 that will change theway the world thinks. He is the CEO of BrightHouse global consulting, which is part of Troiano branding group in Brazil.
Purpose is a strength capable of influencing the business model, changing from looking at one’s own interests to looking at the interests of mankind.
In order to identify the purpose, the focus must be the origin of the company, how it was created, its principles and intentions. It should not be based on a market research to discover the consumer expectations. – the inspirations must come from inside. All the companies have an important role in the world that goes beyond generating profits to the shareholders. Once this role is discovered, it will provide sustainability to the company and guidance to its brands and products.
In order to support the companies to find out its purposes, the BrightHouse proposes the Four I’s Process:
Investigation: “to dig” the company’s roots in order to clearly know what kind of organization this is.
Incubation: to understand the relevant role that the company plays in the world.
Illumination: To make a link between the essence of the organization with its role in the world (Master Idea).
Illustration: Bring its Master Idea to life by means of a film and a high level script, with its concepts directed to internal and external audience.
It is interesting to highlight the incubation phase in this three I’s process, which starts from the principle that the creativity depends on what you are thinking of, who you are thinking with and where you are thinking. There are incubation sessions based on thinking to reconnect your roots to the world needs. The work place is very often the last place where the real thinkers are found. Therefore specialists in subjects related the history of the company, that enlighten what is not being seen, are selected to attend those Luminaries sessions. The Luminaries spend their lives studying, writing, experimenting and creating in their specialization fields and, when they come to an incubation session, they bring deep insights into the very beginning. Examples of Luminaries: Astronaut, Historian, Political Scientist specialized in Trust Environmental Biologist, Specialist in Comic Books and Superheroes. Having 12 specialists in several areas related to your business and helping you to identify your Master Idea is a unique opportunity.
Near the book´s end the author presents a typology of a four quadrants matrix, with the classification of companies` styles:
Plantation: Reactive Boss – Poorly organized companies both in purpose and in execution.
Fortress: Competitive General – Very well organized company, driven by competitive positioning, not by unlimited possibilities.
Castle in the Sky: Ethereal Guru – Company driven by purpose but few processes and execution.
Camelot: Unique Hero – Organization inspired by purpose, with systems and processes directed to a sustainable company.
The companies go forward Camelot and each one of them is at one certain point of the path.
To close this review take a look of a Joey Reiman’s saying:
“The purpose is a strength as powerful as the gravity, but instead of attracting downwards, it pushes forward.”
Title: The Story of Purpose
Author: Joey Reiman
Publishing House: HSM
I recommend it´s reading and I hope you like it and share your opinion with us.
Enjoy it!
Yara Leal de Carvalho
Olá Juliano,
Que bom que gostou do livro.
Ainda não li o livro Reverso, sobre o qual você fala. Vou pesquisar e grata pela indicação.
Abrs,