“Novas maneiras de conectar conceitos conhecidos. Esta é a maneira de muitos insights, reconhecimento de novas conexões dentro do conhecimento existente” (Marc Jung-Beeman Et Al. – 2004)
O post que escrevi esta semana relata um insight que tive durante uma aula de Pilates. Foi uma iluminação em relação a conexão daquela aula com o processo de coaching. Algo que iluminou meus pensamentos e me proporcionou ainda mais motivação.
O Insight possui 4 fases. Li este conceito no livro de David Rock (Não diga aos outros o que fazer. Ensine-os a pensar).
A primeira delas é a Consciência do Dilema, onde identificamos algum tipo de problema a ser resolvido. Vamos pensar em um ambiente de trabalho… que dilemas podemos encontrar?
“Quero descobrir como inspirar o pessoal de vendas e eles parecem não se importar.”
“Não gosto daquele novo funcionário, mas tenho que trabalhar com ele.”
“Gostaria de concluir todos os meus projetos, mas ainda tenho muitos e-mails para ler.”
… e na vida pessoal?
“Quero visitar meus pais, mas também quero ficar com meu marido e filhos neste final de semana.”
“Quero comer este chocolate, mas preciso emagrecer.”
No início, as pessoas expressam seus dilemas com maior complexidade do que realmente existe. Pensando em uma empresa, um líder pode ajudar seu liderado a primeiro perceber qual seria o dilema. Já na vida pessoal, alguma amiga, amigo ou familiar também pode nos ajudar… Ou até mesmo pessoas que surgem pontualmente em nossos caminhos também podem contribuir neste sentido.
A segunda fase é da Reflexão. Estudos mostram que, na reflexão, não estamos pensando logicamente ou analisando dados; estamos empregando uma parte de nosso cérebro utilizada para fazer conexões com o cérebro inteiro. Estamos pensando de uma forma pouco comum, permitindo que nosso cérebro inconsciente funcione. Na prática, parece que, para ajudar as pessoas a terem insights, precisamos incentivá-las a refletir mais e pensar menos, ou pelo menos, pensar com menos lógica.
A terceira fase é da Iluminação. Esta é a fase que estamos mais familiarizados, é a parte que recebemos uma grande dose de energia e muitas vezes queremos compartilhar com as pessoas que nos cercam e podem se beneficiar da grande iluminação que tivemos. Nos dias atuais, após uma grande iluminação, podemos escrever e-mail para muitas pessoas, ligar para amigos ou até escrever um post, como no meu caso!
A quarta e última fase do Insight é a Motivação. Quando as pessoas estão nesta fase, seus olhos ficam vidrados, prontos para a ação. Entretanto, o intenso nível de motivação é passageiro. Uma hora após termos uma grande ideia, praticamente já esquecemos isto. Cabe aqui mencionar que é importante fazer anotações de seu insight para não esquecer as iluminações que surgiram e para que depois consiga as colocar em prática e torna-las uma realidade!
Estas são as 4 fases do Insight que gostaria de compartilhar com você. Nossas iluminações podem ser muito poderosas e cabe a cada um de nós cuidarmos delas, registrando estes pensamentos e, porque não torná-los realidade?
Um abraço e um final de semana Iluminado para você.
Ticiana C. Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br