Já falamos bastante aqui sobre liderança e trabalho em equipe, mas quero trazer outra perspectiva a vocês. Passei por mais um treinamento de liderança recentemente e uma das lições mais importantes que tirei dessa experiência foi a relevância da transparência na liderança e no processo de construção de uma equipe de alta performance. Para ilustrar os conceitos que quero amarrar no texto procurei definições simples sobre transparência.
A transparência é um método de profundidade espacial, que pode ser obtido ao colocar-se um objeto transparente diante de outro. Cada material tem um índice de refração, que altera o modo como a luz os trespassa. A transparência não se refere apenas à luz visível, mas a qualquer tipo de radiação, e você pode ter um exemplo disso nos aparelhos de raios-X: a musculatura é transparente à radiação, mas os ossos não. (Wikipedia)
Qual o nível de transparência que temos conosco e com os outros? Ao nos colocarmos diante de outra pessoa, qual a profundidade dessa relação? Como a luz do outro trespassa por mim e vice-versa? Será que eu estou opaco? Que energia eu transmito para os demais? Quais energias eu estou recebendo?
Transparência é uma arte. Um método de profundidade obtido ao se colocar um objeto diante do outro. Relacionar-se é uma arte. Profundidade é o que alcançamos quando estamos em frente ao outro. Cada material tem um índice de refração que altera o modo como a luz o trespassa. Cada pessoa tem seu índice de refração, de profundidade, de transparência.
Você pode ter muito conhecimento, ter tido inúmeras vivências, mas nem você nem sua equipe terão alta performance enquanto não forem transparentes, primeiro consigo mesmo, depois entre vocês. Sem transparência não há relação de confiança, não há diálogo, não há compreensão, não há como o ponto forte de um membro suprir o ponto fraco de outro membro da equipe, não há olho no olho, não há como derrubar as barreiras.
Eu vi essa transformação no treinamento da equipe que eu fazia parte, e foi algo mágico! Em poucas horas depois de uma sessão de feedback 100% transparente onde todos puderam falar, a energia da equipe mudou completamente.
E você? E sua equipe? Estão transparentes ou opacos?!
“Conheça todas as técnicas, domine todas as teorias, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” Jung
Conheça nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes e também nossas palestras e workshops
Alexandre Nakandakari
Ale, adorei o seu post. Abrimos nossa nova fase muito bem! Sucesso e felicidades. Adorei a frase do Jung! Um beijo e até breve.