Durante todo o ano procuramos trazer assuntos para vocês leitores, que agreguem conhecimento e aprendizado. Por isso, neste final de ano, iremos compartilhar os significados do Natal para que vocês entendam as simbologias natalinas.
As cores verde e vermelha, que tão bem simbolizam o Natal representam: Vermelho: o sacrifício do Salvador da Humanidade; Verde: a cor do pinheiro que também simboliza a luz e a vida eterna.
Ao entrarmos nas casas, é comum encontrarmos pendurada na porta a famosa guirlanda. Ela é usada para saudar e dar boas vindas aos visitantes, representando abundância e prosperidade.
Em muitas casas é tradição a confecção do presépio, que representa a simplicidade do nascimento de Jesus.
Nas lareiras de alguns lares penduram-se as meias de natal para que Papai Noel deixe presentes. Diz a lenda que 3 meninas pobres penduraram suas meias para secar próximo à lareira de suas casas. São Nicolau ficou sabendo e deixou algumas moedas em cada meia.
As árvores de natal geralmente são montadas no dia 30 de novembro e desmontadas em 06 de janeiro, que é o dia de Reis. Este hábito teve início em 1900.
As bolas representam os frutos da árvore da vida e representam também vários sentimentos das pessoas, tais como perdão, amor, caridade, esperança. A estrela que fica no topo da árvore representa a esperança da humanidade e também os 3 Reis Magos, que foram guiados por ela anunciando o nascimento de Jesus.
Os presentes que ficam ao pé da árvore de natal simbolizam as oferendas que os Reis magos levaram ao menino Jesus.
A mesa de natal costuma ser farta, com muitas frutas e pratos típicos para que as famílias se confraternizem em torno dela. Geralmente é muito enfeitada com velas que significam a fé dos cristãos.
Independente de como você enfeita a sua casa para celebrar o Natal, o que vale é a boa intenção de reunir a família para um momento de celebração à Vida!!!
Feliz Natal a todos!
Equipe Questão de Coaching