Ano novo, vida nova. Novas promessas. E muitas vezes a velha e mesma frustração. Já escrevemos sobre decisões (Decida decidir, Lista de desejos, Viktor Frankl: uma lição de vida, Onde estão suas prioridades?). Mas talvez o ponto chave desse processo não seja apenas tomar a decisão. O processo decisório vai além desse momento de bater o martelo. É preciso ser fiel à sua decisão e permanecer decidido.
John Maxwell em seu livro Líder 360, que em breve incluiremos uma resenha aqui, afirma que muitas pessoas põem foco demasiado em tomar a decisão e entendem isso como a chave da boa auto liderança. Mas poucas põem ênfase no gerenciamento dessas decisões, e com isso perdem foco, disciplina, intencionalidade e propósito. Portanto o sucesso da boa auto liderança não está em tomar muitas decisões diariamente, mas em tomar algumas decisões críticas em importantes áreas da vida e gerenciá-las dia após dia.
Quando tomamos uma decisão provavelmente ela não se esgota em um dia, ou pelo menos traz algumas consequências que perduram por dias, semanas, meses e até anos! Um exemplo clássico e estamos na época de ouvir bastante isso: “esse ano vou fazer exercícios físicos”. OK, é uma decisão tomada na área da saúde e que pode ser crítica para você atualmente. E qual é o gerenciamento dessa decisão? Fazer exames, escolher o tipo de exercício, acordar cedo, treinar, alimentar-se bem, descansar, suportar dor, frio, calor e demais incômodos, só para citar alguns.
Quantas vezes ouvimos amigos e familiares dizerem suas promessas de ano novo? E quantas vezes essas promessas se concretizaram? Até nós mesmos, vamos olhar para dentro e vamos ser honestos. Levando esse contexto para nossa carreira: quantas metas você já definiu, prometeu que faria, desejou, mas não realizou? E com sua equipe, com seu chefe, seus clientes, fornecedores? Quantas decisões você tomou, mas não as gerenciou e as coisas ficaram pelo caminho?
Eu estou aprendendo. Tomei uma decisão há 6 meses de não comer carne de nenhuma espécie, não sinto falta e estou comprometido. Sinto-me mais disposto e com mais energia. Decidi correr a São Silvestre esse ano, apesar das 6 tendinites nos joelho esquerdo e tornozelos , mais o desgaste da cartilagem patelar no joelho direito. Já agendei o check up e assim que tiver os resultados retorno na médica e passo com a nutricionista, que vai me ajudar a alimentar meu corpo para aguentar a carga de treinos sem ingestão de carne. Já tenho companheiros para essa jornada, alguém mais quer participar?!
E como você está gerenciando suas decisões?!
Se ainda não é cadastrado em nosso site, corre lá e deixe seu email para receber todas as nossas novidades!
A chave para liderar bem a si mesmo é aprender a autogerenciar-se. (John Maxwell)
Grande abraço
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br