Nesse livro instigante, Ram Charan discorre sobre o contexto global de negócios e de como a realidade mundial está se transformando e o poder econômico do mundo se deslocando do Norte para o Sul. A necessidade de quebrar paradigmas, olhar o cenário global de uma maneira diferente e desenvolver uma visão estratégica orientada de fora para dentro e a partir do futuro, é fundamental para a sobrevivência das empresas.
Lideres que tinham sucesso por dominar o seu ambiente especifico e conheciam os detalhes do seu setor, hoje devem desenvolver a capacidade de compreender e antecipar o contexto global dos negócios. Conhecer o ambiente geoeconômico e geopolítico é condição prioritária. Que papel os governos desempenham nos diferentes países, perceber e entender que uma quantidade enorme de pessoas no mundo está saindo da pobreza para se tornar uma nova classe de consumidores, constatar que esse novo mercado encontra-se no hemisfério Sul, e não mais nos países do Norte – tudo isso faz parte dos desafios com os quais um líder vai conviver na atualidade. Exercitar a capacidade de identificar tendências, testá-las e correr riscos, fazendo apostas estratégicas em função disso, é o que os lideres devem dominar. Com o tempo essa capacidade vai sendo formada e pode-se começar a enxergar o que os demais não enxergam e construir vantagem competitiva.
Segundo o autor “A principal habilidade mental da liderança de hoje é a capacidade de identificar oportunidades de longo prazo e grande escala e, então, construir as capacidades para transformá-la em realidade.”
Exercer uma liderança global exige discriminar os diferentes contextos, de diferentes mercados e compatibilizá-los com o contexto mais amplo da empresa e também mobilizar as pessoas para colocar em prática os objetivos do negócio.
Líderes de sucesso no Sul são ágeis, curiosos e compreendem o contexto local, pois gostam de aprender o que é diferente daquilo que já haviam visto antes.
O livro é repleto de exemplos de empresas do Norte (GE, P&G, 3M, entre outras) que então se aventurando na expansão de seus negócios para países do sul como: Índia, China, Brasil, Malásia e outros mais.
Esse livro vai ajudá-lo a estar em sintonia com a ruptura global dos negócios do Norte para o Sul do mundo.
A leitura é agradável e acredito fundamental para todos que de uma maneira ou de outra estão vinculados ao mundo dos negócios.
Boa leitura!
Titulo: Ruptura Global
Autores: Ram Charan
Editora : HSM
Abraços,
_______________________________________________________________________
REVIEW – GLOBAL TILT: LEADING YOUR BUSINESS THROUGH THE GREAT ECONOMIC POWER SHIFT
In this enticing book, Ram Charam talks about the global context of business, how the world’s reality is changing and how the international economical power is migrating from the North to the South. The need to break paradigms, to look the global scenario from a different perspective and develop a strategic vision oriented from outside to inside and from the future, is fundamental for the company’s survival.
The leaders that used to succeed by dominating their specific environment and the details of their sectors today must develop their ability to comprehend and anticipate the global context of business. To know the geoeconomics’ and geopolitics’ environment is a priority condition.
To understand the role that the governors play in their countries, recognize that a large amount of people worldwide is leaving the poverty to become consumers, to perceive that a new market is emerging at the South hemisphere, and not at the North – is all part of the challenges that a leader will have to deal with these days.
To improve the ability to identify tendencies, try them, take risks, making strategic gambles, is what a leader should master. With time, this capacity improves and it is possible to see what the others can’t see, besides of building a competitive advantage.
According to the author: “The main mental ability of leadership, today, is the capacity to identify opportunities for the long-term and of large-scale, and then turn it into reality”. Exercising global leadership requires identifying different contexts in different markets and harmonizing them with the big picture of the company, and also mobilizing people to put into practice the business goals as well.
Successful leaders in the South are agile, curious and they understand the local environment, because they love to learn what is different from what they had seen before.
The book is filled with examples of companies in the North (GE, P & G, 3M, among others) who are expanding their business to southern countries such as India, China, Brazil, Malaysia and others.
This book will help you be in tune with global disruption of business from North to South.
Reading is enjoyable and, I believe, fundamental to all that in one way or another are linked to the business world.
Have a pleasure moment!