Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana e, quando terminou seu trabalho, sugeriu uma brincadeira para as crianças: pôs um cesto muito bonito, cheio de doces embaixo de uma árvore e propôs às crianças uma corrida. Quem vencesse ganharia o bonito e delicioso presente. Quando ele disse “já”, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção ao cesto. Dividiram tudo entre si muito felizes.
O antropólogo ficou surpreso com a atitude das crianças. Elas lhe explicaram: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?” Ele, então, percebeu a essência daquele povo: não havia competição, mas sim colaboração. Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”
Autor Desconhecido
Que ler mais sobre colaboração e trabalho em equipe clique aqui.
Pratique!
Yara Leal de Carvalho
tão simples e tão distante de nós o pensar em nós! só pensamos no eu… mas o eu sem nós é nada mesmo!
Olá Kelly,
Nosso estilo de vida atual, faz com que nos concentremos somente em nós e se deixarmos o barco correr, somos levados por esse senso de egoísmo e nem percebemos. Adorei essa mensagem pois mostra, como você disse, a simplicidade de crianças de uma aldeia e que tem dentro de si o espírito do nós. Acho que podemos aprender com elas!!!!
Abraços, grata pelo comentário e continue conosco.
Yara
Boa noite, Yara! Ótima reflexão, tendo em vista a complexidade do assunto. Parabéns e sucesso sempre. Att, Alex
Olá Alex, que bom que gostou eu também achei incrível, como essas crianças conseguiram ser simples e nós complicamos tanto!!! Abrs e continue sempre conosco!