Não é só do meio ambiente que precisamos cuidar e resguardar. Precisamos cuidar também da nossa rede de relacionamentos. Você consegue se imaginar vivendo em uma sociedade onde todos enxergam os outros como puros objetos de interesse e os quais podemos usar em benefício próprio e depois descartar? Assim como os recursos naturais do planeta precisam ser preservados, a nossa rede de contatos pessoais e profissionais também necessita de cuidado.
Por acaso você tem ou já teve um amigo que só lhe procura quando precisa de um favor? Ou para chorar as mágoas, desabar e, sabe que ele pergunta como você está só por educação? Pois é, depois de um tempo, talvez até anos…você se sente cansado, usado e ao ver o nome da pessoa na bina do telefone, nem atende mais. Isso se já não o deletou quando trocou de aparelho.
Sustentabilidade não se aplica apenas aos recursos naturais, mas também aos recursos humanos. A sua rede de relacionamento é um dos bens mais preciosos que você pode ter. Para ela ser valiosa, o que importa é a qualidade e não a quantidade! Estar conectado e praticar relacionamentos sustentáveis são coisas distintas.
A aceleração da globalização força as organizações a tornarem-se mais enxutas e cada vez mais exigentes em relação ao desempenho de sua equipe de profissionais. Empregabilidade é a condição sine qua non nos dias de hoje. Não basta ser competente, é fundamental manter suas condições de empregabilidade. E um dos pilares da empregabilidade é o NETWORKING. Como praticar um Networking sustentável? Aqui vão algumas dicas:
Lembre-se, para estabelecer e criar laços sustentáveis, não basta curtir!
Quer ler mais sobre o tema? Acesse: https://qdc.yaraleal.com.br/2013/07/22/networking-contruindo-relacionamentos/
Abraços,
Cassia Verginia de Resende
Cassia Verginia de Resende é coach, consultora de desenvolvimento, coordenadora do grupo de estudos de Coaching da – ABRH/SP, membro do grupo de excelência em Coaching do CRA-SP e dirige a Realize Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Deixe um comentário
Parabéns pelo artigo Cassia. Te desejo muito sucesso e felicidade.
Júlio.
Obrigada Julio! Fique feliz que tenha gostado. Um abraço da Cassia