Quando vai chegando a minha vez de escrever o post para o nosso Blog, procuro ficar mais atenta ao meu dia a dia pessoal e profissional para me inspirar em algum tema para trazer a vocês, leitores.
A minha inspiração deste mês foi a leitura do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Eficazes” de Stephen Covey, quando precisei rever o assunto para a apresentação de um trabalho. Então pensei: Por que não escrever sobre Hábitos?
Hábito é o modo padronizado de pensar, sentir ou agir, adquirido ,e que torna-se, em grande parte , inconsciente e automático. Para criar uma nova rotina, é preciso haver disciplina , já que mudar requer esforço, ter que sair do comodismo e perseverar.
Os hábitos, bons ou ruins são criados pela repetição de um comportamento que pode ter se iniciado na infância, sob influência ou não dos nossos pais. Por isso, eles refletem parte do que somos. Eles são construídos pelo recebimento de alguma recompensa por sua execução e assim tornam-se costumeiros. Se eu sou recompensado com mais organização do meu tempo porque faço uso da agenda, utilizá-la passa a ser importante e frequente na minha vida.
Mudar um hábito ruim exige auto disciplina, comprometimento e esforço. Eles são prejudiciais quando afetam negativamente a nossa qualidade de vida, impactando nas esferas emocionais, pessoais, sociais e profissionais. Criar novas metas é mais fácil do que coloca-las em prática porque sempre existe o risco da auto sabotagem. Ao tentar mudar um comportamento rotineiro que é prejudicial, existe a tendência de criar uma desculpa para que isso não se concretize. É preciso coragem e firmeza para livrar-se do hábito ruim e criar um novo hábito bom. Isso requer vigilância constante e autocontrole para que não se corra o risco de voltar ao antigo costume.
Uma boa estratégia para a mudança de hábito é anotar num papel :
À medida que o sucesso vai sendo alcançado, é hora de inserir um novo hábito e criar novos desafios!!
Abraços,
liana@questaodecoaching.com.br