Ser ou não ser, eis a questão. Tomar café com leite ou puro? Responder o e-mail agora ou depois do almoço? Contratar candidato A ou B? Demitir ou não demitir? Promover ou não? Nossa vida é inundada por decisões, das mais simples como escolher o café da manhã até decisões que impactarão a empresa toda. E como você tem se organizado para tomar essas decisões?
O processo de coaching pode ajudar você a tomar melhores decisões. Pense agora: você costuma basear suas escolhas em que? Quais os critérios? Se você ficou na dúvida ou demorou muito para responder, sinto lhe dizer, mas você está refém de suas emoções e não tem claro para si quais são seus valores, suas necessidades, seu perfil psicológico, seu propósito e sua visão de vida.
Trazer à consciência seus valores, o seu perfil que explica em grande parte o seu modo de operar no mundo, o que você busca na vida, o porquê você veio ao mundo, o onde e como você quer estar daqui a alguns anos facilita e muito fazer o filtro da avalanche de estímulos a que somos submetidos diariamente.
O mundo nos oferece inúmeras possibilidades e geralmente nossas decisões são baseadas nas emoções da pior forma possível: reativa. Sua mente está acostumada a lhe colocar em encruzilhadas, somente duas opções: ou isso ou aquilo. Cada opção lhe traz alguma sensação, gera uma emoção, e você reage a ela. Depois se arrepende. Como mudar o jogo?
Cada possibilidade que a vida nos oferece deve estar alinhada com seus valores, o que é importante para você? Além dos valores deve estar alinhada com sua visão de vida, o onde e como você quer estar a médio e longo prazo. Você pode escolher melhor também quando suas decisões estão embasadas no seu propósito de vida, o que eu faço e qual a contribuição para o mundo?
E então, pronto para tomar decisões conscientes?
Posts recomendados:
Decida decidir: http://wp.me/p46OYS-Mr
Tomar decisão ou gerenciar decisão?: http://wp.me/p46OYS-TH
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari