Atualmente, quando o assunto é Planejamento de Carreira, encontramos no mercado empresas em diferentes estágios:
Segundo London e Stumph: “Carreira é a sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional, enquanto, da perspectiva da organização, engloba políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Estas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um contexto de constante ajuste, desenvolvimento e mudança.”.
Podemos pensar que seria muito desafiador para as empresas criar políticas e práticas de planejamentos de carreira, uma vez que o mundo dos negócios está em constante mudança, mas existem dois fatores que permanecem estáveis dentro das organizações e são eles que permitem a estruturação de um esquema de planejamento para ser aplicado às carreiras. Um desses fatores são as trilhas de carreira – Ex: trilha comercial, trilha técnica; o outro fator são os degraus de complexidade – Ex: júnior, pleno e sênior. Isso permite que a organização estruture políticas que estimulem e ofereçam condições objetivas para que a pessoa possa administrar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional.
Desenvolver políticas, modelos e práticas de planejamento de carreira faz parte do papel da empresa no planejamento de carreira, além de disponibilizar treinamento em gestão de carreira para Líderes, que devem trabalhar com as expectativas de sua equipe e prover capacitação para que os funcionários estejam preparados para caminhar nas trilhas de carreira.
Já os profissionais devem assumir o papel de protagonistas de sua carreira e de seu desenvolvimento, analisando opções de trajetória profissional e se preparando para aproveitar as oportunidades que estejam de acordo com seus objetivos.
Abaixo elenco algumas ações práticas que a empresa pode desenvolver para apoiar seus funcionários no desenvolvimento profissional e também para garantir que a empresa tenha recursos humanos disponíveis para ocupar posições chaves, que garantam o sucesso dos negócios:
Já os profissionais precisam tomar as rédeas de suas carreiras nas mãos e se preparar para o mercado de trabalho, podendo desenvolver as seguintes ações práticas:
Se a empresa e os profissionais assumirem seus papéis complementares no Planejamento de Carreira, ambos sairão ganhando – profissionais se realizando profissionalmente e empresa alcançando resultados.
Quer ler mais sobre carreira veja no link: Escolhas e Carreira.
Conheça nosso serviço de Coaching de Carreira
Caro leitor, nos escreva contanto sua opinião sobre os diferentes papéis na gestão de carreira!
Abraços e até o próximo post.
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Se quiser saber mais sobre nossas palestras e workshops, clique aqui