Daniel Goleman definiu a inteligência emocional como a capacidade de identificar os nossos sentimentos e o dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e de nossos relacionamentos. Um belo desafio para enfrentar nos dias de hoje, quando trabalhamos sob pressão de resultados , não apenas numéricos, mas também de gestão de equipe. Nos entender e saber de nossos limites é fundamental para exercitar nossa inteligência emocional e aprimora- la a cada oportunidade.
Estudos com profissionais de vendas com alta competência emocional mostram que os mesmos vendem mais de duas vezes que os profissionais de competência emocional dentro da média.
Pense em um profissional, gestor de equipe, determinado por alcançar resultados, disciplinado em seu comportamento com foco em suas metas, mas com pouco ou quase nenhum tato para com seu time e colegas de trabalho. Ao contrário de falar ela grita, ao contrário de ouvir ela fala, seu humor oscila diariamente e sempre é um drama saber qual a melhor hora para falar com ele. Não se preocupa com as relações internas, apenas com a relação com seu cliente externo. Será que você conhece ou já trabalhou com alguém com este perfil? Você acredita que ele terá sucesso? Pode ser que sim, mas certamente não será sustentável. Será algo de curto prazo e ele estará fadado ao fracasso. Esta é uma realidade nas empresas e uma das chaves de sucesso para esse executivo seria desenvolver seu QE (quociente emocional). A fórmula do sucesso seria: resultados + QE = Sucesso!
A inteligência emocional pode ser treinada e este executivo poderia exercitar as cinco etapas fundamentais da inteligência emocional para aprimorar-se e aumentar suas chances de prosperar. Veja abaixo:
Autoconsciência – conhecer as suas próprias emoções. Neste caso é importante detectar o que esta sentindo e nomear esta emoção. Sem esta habilidade o executivo teria poucas chances de auto gerenciar-se.
Autogerenciamento – gerenciar as próprias emoções, entender o que causa a emoção que esta sentindo e qual o impacto que gera no outro. Pensar antes de agir, tendo resiliência para se recobrar de frustrações emocionais.
Automotivação – motivar-se e ser persistente em seus objetivos.
Empatia/Consciência Social – conhecer as emoções dos outros, percebê-los em seus sentimentos, conectando-se com tipos diferentes de pessoas, adaptando sua comunicação, caso necessário.
Habilidade social- lidar com as emoções dos outros e interpretar os relacionamentos e interações de forma correta, conseguindo negociar e estabelecer cooperação.
As cinco etapas parecem simples e são! O desafio é ter disciplina e dar o primeiro passo da autoconsciência em meio a um turbilhão de emoções. Sugiro que você faça a pratica destas etapas e consiga captar as suas emoções e do outro, assim terá a oportunidade de viver uma relação ou um momento em que sua inteligência emocional estará ativada e em ação. Existem pessoas que a possuem de forma natural, mas a grande maioria de nós precisa de aprimoramento. Se você quer crescer em sua carreira e alcançar uma posição de destaque sustentável esta será uma competência fundamental para desenvolver.
Pense nisto!
Um abraço e ótima semana,
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br
www.questaodecoaching.com.br
Bom artigo sobre QE. Válido para cada um de nos
Querida Rozy, que bom que gostou! Este tema também me mobiliza.
Um beijo e ótima semana para você