A evolução da Sociedade Industrial para a Nova Economia ocasionou transformações no mundo do trabalho e os indivíduos tiveram que se adaptar a isso, tornando-se mais autônomos e flexíveis na condução de suas carreiras. As empresas passaram por mudanças de estrutura, que reduziram os níveis hierárquicos, o avanço da tecnologia reduziu postos de trabalho e a atuação em projetos de tempo determinado tem crescido. Além disso, o aumento da expectativa de vida no mundo e no Brasil subiu em média 3 anos. Hoje no Brasil podemos esperar viver 74.6 anos, segundo números divulgados pelo IBGE, no final de 2013. Também temos muito mais opções de atividades profissionais, novas carreiras se apresentam como possibilidade. Todas essas transformações tem colocado os profissionais cada vez mais diante de momentos de transição de carreira.
Segundo Louis (1980), transição de carreira consiste no período durante o qual um indivíduo está mudando e redirecionando suas funções, papeis profissionais ou orientação. As transições podem ser provocadas, tanto pelo profissional como pela empresa. Seja como for, esses são momentos críticos e desafiadores. Mudanças internas acontecem antes da pessoa efetivamente provocar mudanças concretas e esse processo pode ser doloroso e desgastante, pois envolve o desapego de algo que já está funcionando. Por outro lado, quando a pessoa perde o emprego, se vê diante de uma ruptura repentina e precisa construir a mudança interna depois do evento concreto ter acontecido.
Para o autor Nicholson (1987) o ciclo de transição profissional se dá em quatro estágios listados a seguir. É importante conhecê-los e se preparar para eles.
Para passar por esses momentos minimizando as dificuldades e ampliando as possibilidades de sucesso, algumas estratégias podem ajudar:
O processo de Coaching de Carreira pode contribuir para que o profissional passe pelas transições profissionais e utilize as estratégias acima com maior tranquilidade e segurança.
Caro leitor escreva compartilhando suas experiências com momentos de transição de carreira, isso seria ótimo!
Leia também: Escolhas e Carreira e Planejamento de Carreira – Papeis e Responsabilidades
Até a próxima!
Yara Leal de Carvalho
Yara, concordo totalmente com você! O profissional tem que entender que a carreira esta em suas mãos. A transição pode ser para outra empresa, mas também, pode ser pensada em movimentações internas. Quanto melhor preparadoo profissional estiver, maior serão os seus resultados. e consequentemente sua carreira.
Olá Cristina,
Grata por compartilhar sua opinião e que bom que concordamos! Nosso mundo está tão complexo, que automaticamente estamos expostos a mais mudanças na vida e na carreira e ninguém melhor que nós mesmos para assumirmos a dianteira nesse processo! As estratégias que descrevi no artigo, podem ajudar. Abrs e continue conosco.