Bom, vamos começar pela maneira como essas dimensões se organizam:
Este é o primeiro princípio: são 4 dimensões da energia. Na base da pirâmide temos a dimensão física da energia. É aqui que tudo começa. Ela alimenta todas as outras. Aquela velha frase “saúde é o mais importante”, nunca foi tão verdadeira. No budismo falamos da preciosa existência humana, o corpo perfeito e saudável. Sem isso não poderia fazer nenhuma prática, nenhuma meditação, nenhuma ação que gere méritos para meu desenvolvimento. O corpo é meu veículo para tudo neste mundo! É através do corpo que irei trabalhar as outras energias. Levando para um exemplo extremo, pessoas em estado vegetativo não tem condições de se relacionar, estudar ou fazer alguma prática espiritual.
A segunda linha da pirâmide é a dimensão emocional. Aqui entra sua inteligência emocional, como você lida com suas próprias emoções e as dos outros. Como você se relaciona com as pessoas? Como você encara os desafios da vida? Acredita que são ameaças ou oportunidade? Tem resiliência?
A terceira linha é a dimensão mental. A parte cognitiva, geralmente a que mais passamos tempo nela. Aqui está o seu desenvolvimento intelectual e a capacidade de colocar foco apropriado nas coisas, enxergar por diferentes perspectivas.
E no topo da pirâmide temos a dimensão espiritual. Nada ligado a religiões ou dogmas, mas com aquele algo a mais que vai além de si mesmo ou o seu mais alto grau de humanidade. Quais são e como você exerce seus valores? Você respeita os valores alheios? Você descobriu e trabalha sua missão de vida? Você está conectado consigo mesmo e sua energia? Você contribui com outras pessoas e outras missões de vida?
O primeiro princípio é saber da existência dessas quatro dimensões e identifica-las em sua vida. Fique tranquilo se você ainda não faz nada em alguma dimensão, falaremos disso mais para frente. Mas por enquanto, procure observar como estão as dimensões em sua vida! E para não perder o fio da meada, aqui está o link da primeira parte deste assunto: http://wp.me/p46OYS-15u
Um grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
Muito interessante o assunto, acredito criteriosamente nessas 4 dimensões, mas a meu ver, principalmente nas duas últimas: emocional e física!!
Olá Alexandre, muito obrigada pelo seu comentário. As duas últimas são muito importantes também. Boa semana para você e continue conosco.