Olá Leitor!
Venho acompanhando alguns processos de gestão de mudanças em alguns projetos aqui da Questão de Coaching. Como é envolvente e desafiador apoiar gestores e equipes que estejam passando por estes momentos. Acredito que hoje esta é uma competência fundamental para os líderes, pois são inúmeras variáveis em nosso dia a dia que influenciam as organizações e nos forçam a lidar com as mudanças transformações constantemente. Realmente os profissionais precisam de resiliência e adaptabilidade para enfrentar estes momentos e superá-los com garra e determinação. É um processo árduo que exige muito de um líder, mas que se ele acreditar e a empresa também, vai valer a pena o esforço. Certamente os frutos serão colhidos.
A realidade mudou e você terá que enfrentar este novo cenário. Toda mudança causa estresse, mas é durante os momentos mais difíceis que você tem a oportunidade de crescer e provar a sua capacidade. Esta pode ser a sua chance de se tornar um exemplo para a organização. A experiência me mostra que tempos de transição e mudança abrem portas para você realizar trabalhos em sua área de atuação e, mais do que isto, você crescer, amadurecer e deixar sua marca.
O primeiro passo frente a este cenário nas empresas é ser um agente de renovação! De repente seu trabalho cresceu. Ele está mais complexo. Você tem mais tarefas a cumprir e logo descobrirá que alguns de seus hábitos e rotinas na maneira de gerenciar sua equipe e cobrar resultados não funcionam mais. Não agora!
Sucesso sob estas novas circunstâncias requer resiliência e adaptação de sua parte. Um dos segredos é não ir contra a mudança, mas seguir sua correnteza e fazer as adaptações necessárias em seu estilo de trabalho. Não abra mão de seu poder, muito pelo contrário: assuma-o! Em situações de mudanças a nossa tendência é “esperar para ver” e isto pode torna-lo menos eficaz. Não fique parado esperando permissão para fazer isto ou aquilo. Assuma uma postura proativa. Se você ficar esperando por sinais claros em relação ao que pode e não pode fazer, poderá perder uma oportunidade única de se destacar e fazer a diferença. Geralmente em uma mudança não se tem 100% de clareza de como será o processo e existe uma construção de uma nova situação. Aproveite para ser o protagonista deste momento. Este procedimento audaz de confiança e autoridade fará com que seus superiores e liderados passem a respeitá-lo pela sua iniciativa e coragem.
Outro fator importante em um momento de transição é manter uma atitude positiva. Sua postura como líder será determinante para estabelecer o clima com sua equipe e pares. Sua atitude é uma das poucas coisas que estão totalmente sob seu controle. Lembre-se que seu otimismo contagia, já seu pessimismo e atitude negativa frente às adversidades pode contaminar a sua equipe e aqueles que estão à sua volta. Demonstre à sua equipe que você os apoia. Momentos de mudanças geram dúvidas e incertezas e você deve conduzir a situação de forma a minimizar as dúvidas e esclarecer o “desconhecido” ao máximo possível. Nestas circunstâncias, os colaboradores normalmente respondem melhor à um líder participativo e próximo. Avalie se você está acompanhando-os de uma maneira mais estruturada e o que eles precisam naquele momento para sentirem-se seguros evitando a queda de produtividade (risco alto para estes momentos na organizações). Você tem um papel de direcionar a equipe.
Gerenciar e liderar uma mudança organizacional não é uma tarefa fácil. Exige muito emprenho e disposição, mas por outro lado oferece uma oportunidade ímpar para novos caminhos, aprendizados e possibilidades.
Você deve aprender a gerenciar mudanças, em vez de permitir que elas gerenciem você.
Vamos mudar?
Um abraço e ótima semana,
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br
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