Mini Currículo: Filósofo e escritor de nacionalidade chilena, reside no Brasil desde 1989 ano em que iniciou a divulgação do Eneagrama neste país. Formado em Administración de Empresas.(Chile). Pelos seus positivos e reconhecidos resultados na aplicação do Sistema Eneagrama 360°© é considerado um importante líder internacional na área de desenvolvimento humano. Palestrante carismático, é convidado frequentemente por empresas, instituições, e como expositor em congressos globais sobre o Eneagrama pela International Enneagram Association-IEA instituição que acredita a Certificação no Sistema Eneagrama 360°© e que reúne associados de 15 países, incluindo Brasil. Realiza periodicamente seminários, treinamentos e workshops internacionais de Eneagrama e Coaching em empresas e instituições nacionais e multinacionais no Brasil, Chile, México, Estados Unidos, Portugal e Corea do Sul com reconhecido sucesso. Professor do MBA Team Management da EBAP / FGV (2000-2003), a cargo da disciplina “Funções e Papéis do Gerente: O Eneagrama nos Negócios”. Foi reconhecido como um dos melhores professores convidados dessa importante instituição de administração e negócios do Brasil. Autor de três livros dedicados ao desenvolvimento humano entre os quais destaca sua obra “Eneagrama: Um Caminho para o seu Sucesso Individual e Profissional” cuja 5ª edição (2011) já está a venda no site da Livraria Cultura em todo Brasil,Portugal e países de língua portuguesa. Autor do SISTEMA ENEAGRAMA 360°e do TESTE COMPLETO DE ENEAGRAMA 360 GRAUS.© TCE360°®
Questão de Coaching : O que é o Eneagrama, qual a sua origem e o que o motivou a criar o Sistema Eneagrama 360°©?
Khristian Paterhan: O Eneagrama é a mais completa síntese das Leis que governam os processos materiais, psicológicos e espirituais. A descoberta do símbolo do Eneagrama não pode ser atribuída a alguém. Sabe-se apenas que faz parte de uma sabedoria muito antiga da humanidade, que permaneceu restrita às paredes de algumas escolas filosóficas do oriente durante milhares de anos. Porém, um homem foi o primeiro responsável em resgatar esta sabedoria e introduzi-la no Ocidente. Seu nome era George Ivanovitch Gurdjieff (1872-1949). Ele nasceu na cidade de Alexandrópolis, na província de Kars, Rússia. Sua vida foi dedicada a uma completa busca e transmissão do conhecimento adquirido na Fraternidade Sarmung, dedicada ao despertar do pleno potencial humano e retratada muito bem no seu livro autobiográfico “Encontro com Homens Notáveis” (Ed. Pensamento) que foi levado ao cinema por Peter Brook. Dedicou-se a escrever, ao final de sua vida, três obras literárias: “Relatos de Belzebu ao seu Neto ou Crítica Objetivamente Imparcial da Vida dos Homens”, “Encontros com Homens Notáveis” e “A Vida Só é Real Quando “Eu Sou””. Atualmente, estas obras já podem ser obtidas em português. A linha de trabalho difundida por Gurdjieff é conhecida como o QUARTO CAMINHO. No Quarto Caminho é importante manter uma relação ativa e direta de comprometimento com as circunstâncias variáveis da vida, que nunca são fixas e habituais. Deve-se ter capacidade de adaptação às diferentes condições da vida pondo em prática todos os conhecimentos do Trabalho Em Si. Auto-observação e Lembrança de Si são chaves para a evolução neste caminho. O ser humano deve estar conectado, sintonizado com a vida. Deve entender que o melhor caminho é o caminho do meio, do centramento, do alinhamento dos centros (físico, energético, emocional e intelectual), da harmonização entre o interno e o externo. Atualmente é internacionalmente divulgado na sua relação com o estudo do comportamento humano e das suas aplicações em Psicologia e Coaching. Sua expressão simbólica e matemática é ilustrada por esta figura:
Foi a partir dos anos 70, que o mundo começou a despertar para este extraordinário sistema que permite mapear com segurança os tipos psicológicos básicos do ser humano. A eficácia do Eneagrama e seu valor prático nos processos de coaching, psicoterapia, psicologia e terapias alternativas, já foram devidamente comprovados, entre outros, por testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escala de Auto avaliação de Milton-Illinois. É oportuno lembrar aqui que o Eneagrama é parte de um sistema filosófico e não apenas uma tipologia. Para ser compreendido ele não pode ser aprendido apenas intelectualmente, é necessária uma vivência real de cada um dos seus aspectos.
QC: O que é o Sistema Eneagrama 360º©?
KP: Após mais de 25 anos de experiência com Eneagrama, percebi que ficar apenas nos aspectos tipológicos do Eneagrama era limitante e que essa abordagem limitada impedia processos de Coaching integrais e capazes de desenvolver o completo potencial dos meus clientes e alunos. Foi assim que criei o Sistema Eneagrama 360°© que, como seu nome o indica vai além da tipologia, já que pretende desenvolver o melhor dos chamados NOVE TRAÇOS que segundo o Eneagrama conformam a estrutura das nossas personalidades. Para poder dimensionar, calcular e demostrar de maneira objetiva, clara e prática quais as fortalezas e quais os pontos fracos que os meus clientes e alunos deveriam desenvolver para atingir estados de excelência e assim realizarem seus objetivos, criei o Teste TCE360°© cujos resultados permitem mapear os seus perfis o que passa a ser a matéria prima dos processos de Life e Executive Coaching que realizo com eles, individual e grupalmente. De acordo com o meu método e estilo, quando o Eneagrama é aplicado não apenas como uma tipologia, mas como um mapeamento objetivo de cada personalidade, podemos realizar (com o auxílio de técnicas de Coaching, PNL) um excelente programa de desenvolvimento integral dos nossos clientes com resultados que são sempre excelentes. Basta ver os depoimentos dos meus clientes e alunos. O Sistema Eneagrama 360°© é mais que uma tipologia, é um caminho, uma filosofia de vida poderosa e um sistema para a elevação da consciência. Costumo sempre dizer a quem reduz o Eneagrama a uma tipologia: “Chega de números, você não é Tipo 8,6,4 ou outro qualquer, você é o Ser.” No meu livro sobre Eneagrama (Eneagrama: “Um caminho para o seu Sucesso Individual e Profissional” cuja Sexta Edição já está esgotada) ensino que as descrições dos Traços e Tipos são um começo, uma introdução para as pessoas iniciarem o caminho de retorno ao Ser e para que compreendamos que a personalidade deve estar ao seu serviço, então seu sucesso individual e profissional será total e real.
QC: Conte um pouco do Eneagrama como tipologia e sobre o que caracteriza cada tipo.
KP: No Sistema Eneagrama 360°© as características de cada um dos chamados 9 Tipos são tidas como 9 “eus” que cada um de nós possui nas nossas personalidades. A diferença entre o Eneagrama Tipológico e o Sistema Eneagrama 360°© é que no primeiro destaca apenas a primazia de um dos 9 Traços, enquanto que no meu sistema cada traço é considerado importante e passível de ser desenvolvido positivamente graças aos dados que o resultado do Teste TCE360°© entrega para determinar quais os desafios e quais as fortalezas que cada perfil possui e que cada perfil pode desenvolver. Deixo aqui uma brevíssima introdução de cada um dos 9 Traços principais do Eneagrama os quais no Sistema Eneagrama 360°© são considerados como os Nove “eus” que conformam nossas personalidades. Por tanto a descrição que resumirei aqui deverá ser considerada como uma aproximação a esses Nove “eus” que cada um manifesta em maior ou menor grau considerando apenas aquele que é mais forte na personalidade de cada um e ao qual Gurdjieff deu nome de Traço Principal:
Características do Traço 1: Perfil ordenado, sistemático, disciplinado, organizado. • Rotinas, ordem, limpeza, senso estético e pulcritude são suas “marcas registradas”. • Dão importância ao território pessoal: “minha mesa de trabalho, minha ordem”.
Pontos que devem ser considerados no trabalho A ideia de ordem e de hierarquia de ações e tarefas deverá ser respeitada à risca. •Ficam irritados com erros, com invasão dos seus territórios, com mudanças repentinas de rotinas ou de atividades. •Tendência a autocrítica e auto julgamento, em alguns casos “perfeccionismo” excessivo que acaba impedindo a adaptação rápida a mudanças •Como evitam errar podem protelar ações.
Conselho: Devem ser encorajados para serem flexíveis, evitando o olhar excessivamente crítico e polarizado entre o “certo e errado”.
Características do Traço 2: Perfil prestativo, sempre disposto a colaborar, atencioso. • Dão importância aos demais e precisam sentir que suas ações agradam e são bem recebidas pelos outros. • São sensíveis às necessidades alheias e gostam de se sentirem úteis.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Como precisam sentir que são reconhecidos, é importante que o líder lembre e/ou elogie suas ações bem sucedidas. •Não toleram ser ignorados, se importam com a comunicação e relacionamentos. • Manter contato e bom relacionamento com este perfil os estimula a fazer mais e melhor.
Conselho: Devem evitar ficarem demasiado reféns do reconhecimento alheio e reconhecerem em si próprios o valor das suas ações.
Características do Traço 3: Eficientes, focados no trabalho, competitivos, desejam sucesso. • Comunicativos, gostam de serem reconhecidos e admirados pelo que fazem. • Se identificam totalmente com os seus trabalhos e papeis e querem se destacar socialmente. • Evitam conflitos, são diplomáticos e trabalham bem em equipe.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Reconhecimento em forma de ascensão profissional é fundamental para este tipo eneagramático.• Devem sentir que fazem parte dos logros da empresa. • São estimulados com desafios e oportunidades para demonstrar competências.
Conselho: Devem evitar cair na síndrome do “workaholic” e excessivo estrelismo cultivando uma autoestima que não dependa apenas dos seus resultados e logros profissionais.
Características do Traço 4: Sensíveis, românticos e idealistas, buscam constantemente serem compreendidos e notados pelo seu diferencial. • Possuem o perfil ideal para trabalhos humanitários e para a organização de tarefas em prol de alguma causa social.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: • Evitar comentários e/ou ações que possam ser considerados como insensíveis por este tipo ou que denotem desprezo pelos problemas e/ou necessidades deles, da equipe e/ou da empresa. • Reconhecer a sensibilidade deste tipo é fundamental em empresas que realizam ações sociais.
Conselho: Devem evitar o exagero nas suas manifestações emocionais cultivando um maior equilíbrio emocional.
Características do Traço 5: Racionais, metódicos, sistemáticos e objetivos, precisam de certo isolamento para se sentir seguros. • Comportamento introvertido, valorizam a lógica e o conhecimento acima de tudo. • Evitam o contato direto em situações que envolvem manifestações emocionais, já que, têm dificuldades para expressar sentimentos.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Perfil analítico que precisa compreender racionalmente as ações e decisões de uma empresa. Quando subordinados é importante esclarecer as razões das ordens recebidas, já que, podem questionar o porquê do que será feito.
Conselho: Devem cultivar a comunicação e o inter-relacionamento, evitando o isolamento.
Características do Traço 6: Precavidos, cautelosos, cooperativos• Precisam de ambientes que garantem segurança e apoio. • Gostam de trabalhar em equipe. • Evitam situações desconhecidas, às vezes se estressam por razões imaginárias e podem manifestar medos infundados.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Precisam ser liderados sem autoritarismos nem ameaças. • Extremamente leais brindam segurança e confiança. • Muito cuidadosos e críticos, são capazes de ler “a letra pequena” e descobrir detalhes que passam despercebidos pelos outros.
Conselho: Devem evitar ficar reféns do imaginário e cultivar a auto segurança.
Características do Traço 7: Procuram realizar suas atividades de formas prazerosas. São criativos. • Gostam de trabalhar livres de pressão e rotinas. • Evitam situações que possam cercear sua liberdade de ação.• Aceitam imprevistos e desafios que provoquem sua capacidade de inventar e inovar. Trabalham bem em equipes cuja liderança é participativa e de troca.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Permitir que este perfil desenvolva seu trabalho com liberdade, sem pressões desnecessárias, é fundamental. • Idealmente, deixe-o colaborar em situações que requerem inovação, novos cenários e desafios. • Trabalham bem em equipes cuja liderança é participativa e de troca.
Conselho: Devem evitar a falta de compromisso, já que, às vezes é melhor prestar atenção primeiro ao dever e depois ao prazer.
Características do Traço 8: Empreendedores, desbravadores, perseverantes, ativos, gostam de realizar. • Possuem uma natural inclinação à liderança. • Evitam situações que impedem a manifestação do fazer, não gostam de burocracia, nem de demoras, o que os torna impulsivos e/ou agressivos em algumas ocasiões.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Na liderança gostam de se sentirem protagonistas do progresso e desenvolvimento ativo dos planos e/ou ações nos quais participam. • Quando subordinados precisam reconhecer uma liderança forte e válida a qual possam respeitar. • Aparentemente durões, são sensíveis e se importam com as necessidades alheias.
Conselho: Devem evitar a agressividade na comunicação e aprender a arte de ouvir ativamente.
Características do Traço 9: Pacientes, diplomáticos, perseverantes e calmos, bons de papo, amistosos. • Gostam de se relacionar e participar de grupos. • Evitam situações de conflitos, atritos e brigas. • Preferem abrir mão das suas necessidades em favor dos outros.
Pontos que devem ser considerados no trabalho: Como líderes são democráticos e sabem interagir com seus colaboradores. Quando subordinados, é muito importante que o líder seja muito claro em relação a prazos de realização dos trabalhos encomendados a este tipo de personalidade. • São muito trabalhadores e reconhecidos como “paus para toda obra”, porém, não devem ser sobrecarregados.
Conselho: Devem evitar o esquecimento das suas necessidades pessoais e profissionais.
Recomendações gerais:
Atenção: É importante que você entenda que, quando definimos um Traço de personalidade, essa característica não é a única, e sim que faz parte da sua personalidade como os outros 8 Traços. Você possui todos os traços do Eneagrama em percentuais diferentes os quais quando conhecidos permitirão seu aperfeiçoamento e desenvolvimento integral graças à aplicação do Teste TCE360°©.
QC: Além das aplicações em processos de Coaching do seu Sistema Eneagrama 360°©, de que outras formas podemos utilizá-lo?
KP: Como o Sistema Eneagrama 360°© é uma aplicação baseada nas Leis que alicerçam a Filosofia que a originou, ele também é aplicado nas artes, na arquitetura, na psicoterapia, na análise de processos organizacionais, na definição e mapeamentos de perfis, entre outras aplicações práticas.
QC: Quais são os diferencias do Sistema Eneagrama 360°© em relação às demais ferramentas tipológicas (DISC, MBTI, entre outras)?
KP: O diferencial é que o Sistema Eneagrama 360°© visa desenvolver de maneira integral o cliente e não apenas determinar as características do seu perfil. Após receber o resultado são marcadas sessões de Coaching que permitem afirmar e consolidar aspectos os positivos da personalidade do cliente e desenvolver os aspectos que precisam ser alavancados para que assim ele possa atingir seus objetivos e realizar seus projetos com maiores chances de sucesso. Por outro lado, as informações outorgadas por estas outras ferramentas tipológicas e os seus resultados são considerados como informações valiosas que se somam às análises que fazem parte do Sistema Eneagrama 360°©.
QC: As empresas têm utilizado o Sistema Eneagrama°©? Para que aplicações?
KP: Sim, as empresas estão utilizando o Sistema Eneagrama 360°© cada vez mais e pouco a pouco elas percebem as vantagens do mesmo quando nossos treinamentos, avaliações e processos de Coaching provocam positivos resultados em seus CEO’s, diretores, equipes e colaboradores. As aplicações são: Processos individualizados de Coaching para diretores e gestores, treinamentos “in company” de acordo às necessidades e objetivos estabelecidos pelos nossos clientes corporativos.
QC: Como o Sistema Eneagrama 360°© pode ajudar uma pessoa a se conhecer melhor e buscar o autodesenvolvimento?
KP: Os passos são simples: Primeiro ela deve responder com a maior autenticidade possível o Teste Completo de Eneagrama 360°© – TCE360°©; Segundo: Iniciar um processo de análise que caminha paralelo ao estabelecimento e realização por parte dele das suas metas e objetivos pessoais e profissionais.
QC: Qual seria um pensamento final que você gostaria de deixar para os leitores do Blog?
KP: O Sistema Eneagrama 360°© é um convite para que as pessoas deixem de pensar no Eneagrama como uma descrição tipológica e limitante de 9 “tipos”. Não somos “tipos”, nós somos um ser que se manifesta através do que chamamos personalidade, um nome perfeito para a função que deve realizar este ‘veículo’ de expressão que se compõe de muitos “eus”, nove dos quais são destacados na nossa Filosofia. Lembrar que a palavra personalidade se origina na esclarecedora expressão “per-sonne”, ou seja, que ela é aquilo “por onde passa o som” da nossa verdadeira identidade que, como ensinava Gurdjieff, é a nossa essência, nosso espirito, “o Amo de casa”. Conhecemos o Eneagrama para saber o que NÂO SOMOS e para reconectarmos com aquilo que realmente somos: o Ser.